Problemas Técnicos AJUDA, fazer bypass a armario ati ITED

Inicialmente quero levar internet do escritorio para o meu quarto, tendo o router no escritório, depois mais tarde comprarei um switch para levar internet a outras divisões...
 
Boas,

Tenho Meo ligado à tomada da sala. Queria espalhar o sinal de rede pelas outras divisões, comprei um switch para isso mas já andei às voltas com isto e não consigo.

O quadro ITED é assim:
P1010736.jpg

Por dentro tem uma ficha RJ11/45

Por fora está ligado no nº5 que pertence à sala:
P1010735.jpg


Alguém me pode dar uma luz sobre isto?
 
esse armário que tens ai é igual ao meu.

vais ter que esquecer as rodas de selecção e a entrada que está por dentro.
na altura que fiz este post andei a indagar e conclui isto:
- essa entrada serve para ligar um cabo que venha do exterior com o sinal de telefone do operador. como para o telefone normal so usas 2cabos dos 8 do cabo ethernet tens várias combinações possiveis podendo ter vários "canais" no mesmo cabo daí a roda de selecção.

o que deves fazer é ligar todos os cabos de rede das divisões onde queres net ao switch bem como o cabo que vem do router, assim deve dar.
 
Boas, tens de o router MEO no ATI, metes os botões todos na posição 1 (como está agora para a sala), depois ligas ao router os cabos com fichas RJ45 que estão ao lado dos botões que queres com ethernet, para o router ter sinal ligas o chicoto RJ11 a uma das tomadas dos botões!
 
sinceramente acho que as rodas nao têm interesse nenhum. os cabos que estão ligados às tomadas ao lado das rodas vão directamente para as divisões. se ligares a um switch o cabo da sala e os cabos das divisões onde queres ter net isso funciona e a posição das rodas nao tem qq influência.

essas rodas são basicamente seleccionadores de canais para as tomadas ao lado, so tem interesse se alimentares a placa referente com a tomada rj45 que tens por dentro. como o teu objectivo é ligar o sinal da sala às outras divisões não precisas dessa placa (o que inclui as tomadas e as rodas de selecção)
 
Obrigado pelas respostas.
Entretanto mudei para a Zon e o processo é muito mais fácil.
Injecto o sinal por rj45 no quarto e no quadro ati ligo o rj45 vindo do quarto ao rj45 que vai para a sala através de um adaptador fêmea-fêmea. Ou seja é como se tivesse um cabo directo do quarto para a sala.
Na sala liguei um switch à tomada e liguei lá os aparelhos que precisam de net. Espectáculo :)

Obrigado a todos pela ajuda.

PS: fazer isto por meo é quase impossível, a não ser que hajam duas rj45 lado a lado ou na mesma divisão, uma para receber o sinal do telefone e outra pra injectar a rede.
 
Boas, os botões só servem para telefone, no ITED2 na ZAP da sala já tem 2 RJ45 juntas!
 
Última edição:
Peço desculpa estar a desenterrar um post tão velho como este mas estou tambem com algumas duvidas. Não tenho qualquer duvida em termos informáticos e estrutura de rede mas não consigo perceber a logica destes paineis.

Comprei uma casa que tem um painel 99% igual ao do colega decapitado acima e vou meter MEO - queria ZON mas pelos vistos nao tenho cobertura. Pelo que percebi os cabos de rede vão da parede em cada quarto para o quadro ATI i ligam nessa "coisa" que tens os botões. Sei que esses reguladores servem para escolher o operador - que suponho só funcionar com ADSL devido ao número de pares - mas não percebo o que é a peça onde os cabos ligam...um switch? um patch panel? afinal para que serve isso?

Quando forem fazer a instalação suponho que o ONT da MEO fica dentro do quadro ATI mas e depois? Se a "coisa" for um switch quer dizer que tenho de usar um dos cabos - o da sala por exemplo - para levar o sinal da ONT ao router - não vejo sentido de ter um router wireless enfiado dentro da parede - e voltar do router para o quadro ATI - posso passar um novo cabo já que os tubos são de 30 e cabe bem - que então vai ligar à "coisa" partindo do principio que é um switch. Se não é um switch mas sim um patch panel quer dizer que tenho que fazer o uplink algures para o router...

Já vi tambem alguns a dizer para usar um switch normal - e realmente o quadro tem um "buraco" que acredito que seja para isso - mas nesse caso não consigo perceber a utilidade dos conectores no quadro ATI...

Isto há de ser muito simples mas realmente não estou a perceber a logica por tras do projecto destes quadros (ITED 1 acredito eu)
 
O meu conselho é mete tudo junto à caixa ATI. O OTN irá ligar ao router. E tu o que fazes é ligares as portas do router os cabos RJ45 que estão no quadro e que correspondem a cada divisão ou tomada da casa. Nas tomadas que quiseres sinal rede (internet) ligas ao router que a partida serão todas pq só no ADSL é que tens de fazer distinção entre tomadas dados e telefone. As de telefone continuam ligadas no quadro.
 
mas o router dentro da caixa ATI não vai ficar praticamente sem sinal wireless? o telefone nem sei bem como funciona na MEO então não sei se é RJ15 ou RJ11, se liga ao ONT, router, bla bla bla
 
mas o router dentro da caixa ATI não vai ficar praticamente sem sinal wireless? o telefone nem sei bem como funciona na MEO então não sei se é RJ15 ou RJ11, se liga ao ONT, router, bla bla bla
Boas, eu pus meo fibra. Tenho tudo na sala (router e ont).
O que fiz foi ligar o router à rj45 da sala, e depois comprei uma peça destas:
-font-b-RJ45-b-font-extender-font-b-coupler-b-font-Connector-for-font-b.jpg_250x250.jpg


para ligar o cabo que vem da sala ao cabo do quarto, ficando S1 ligado a S6, no meu caso. É como se tivesse um cabo de rede desde a sala até ao quarto, com uma união pelo meio, na caixa ATI, com essa peça.

Deve funcionar pondo um switch mas não experimentei pq apenas preciso para um dos quartos.
 
No meu caso quero a casa toda com rede - não me procupa o telefone - zté porque pelo que sei as boxes da MEO são ligadas por RJ45. Tenho tambem facilidade em passar cabo porque os tubos são bastante grandes. Quero é ter o máximo possivel escondido sem equipamentos externos visiveis...
 
No meu caso quero a casa toda com rede - não me procupa o telefone - zté porque pelo que sei as boxes da MEO são ligadas por RJ45. Tenho tambem facilidade em passar cabo porque os tubos são bastante grandes. Quero é ter o máximo possivel escondido sem equipamentos externos visiveis...

Então tens de fazer como eu te disse. Qto ao wireless depende de onde está a caixa ATI. Diga-mos que com um router decente não terias problemas. A minha ATI está dentro de despensa na cozinha que é uma divisão que está num extremo da casa e com um router da sitecom não tinha problemas. Entretanto tive de mudar umas coisas e passei só para um router norma N da clix. Na sala e um dos quartos o sinal era fraco. Adicionei o segundo agora no hall montado na parede por debaixo de um movel ou seja escondido e agora não tenho problemas.

Mas isto é o meu caso tens de testar cada caso é um caso principalmente em wireless.
 
Ok já passei mais uns cabos de rede pela casa. No escritório fico com dois: um para o NAS e o outro para o pc. Passei também mais um para a sala. Fico assim com a ONT dentro do painel ATI e dai levo um cabo para o router que há de ficar no móvel da sala. O router volta pelo o outro cabo a injectar sinal no painel ATI que há de ter um switch com as restantes ligações das outras divisões.
Há partida resolve o problema sendo agora o mais difícil conseguir enfiar por trás do painel a ONT e o switch lol
Honestamente Não percebo porque aquela porcaria Não é mais funda.
 
Também tenho um quadro ATI da Quitérios idêntico aos vossos, o que eu gostaria de saber uma vez que ainda não abri o quadro por não ter uma chave que desaperte aqueles parafusos é se o quadro por dentro tem onde eu possa alimentar um switch seja DC ou AC.

Alguém que tenha colocado um switch que possa elucidar?
 
Deveria ter uma tomada 220V AC na parte de trás do painel, se não foi instalada nao esta de acordo com o ited versao1 muitas vezes as pessoas que controem so vem o ited como mais um projecto para comer €, mas depois querem fibra e n sabem como instalar o serviço, nesse aspecto o ited v2 veio simplificar em muito a vida das pessoas, o mal
e que veio num altura má, devia ter aparecido uns 15 anos mais cedo quando a construção andava em altas.

o switch provavelmente só o consegues meter ao alto por de trás o painel principal
 
o meu tinha uma tomada na parede como foi dito
mas acredita que enfiar uma ONT e um switch bem como respectivos transformadores é uma autentica ginastica....
 
Back
Topo