[Ajuda] Filmar Concertos

Pofis

Membro
Boas,

Tenho ideias de filmar alguns concertos de amigos e queria algo com uma qualidade aceitável.
Tenho uma sony dcr-dvd016 e gostava que me dessem algumas dicas para melhorar a prestação dela.
A bateria dura cerca de 1,5h portanto estava a pensar adquirir uma nova e melhor, essa teria uma capacidade de cerca de 14h, por isso nunca mais me teria que preocupar com a bateria.
Os problemas principais são.. som e "claridade" de imagem.
Em relação ao som, dependendo da proximidade às colunas/amplificadores ou mesmo da própria bateria começa a distorcer o som como é normal. Recomendam algum microfone? A câmara que tenho não possui entrada de microfone, mas consigo arranjar um Minidisc com entrada de micro.
A nível da imagem, em concertos normalmente o ambiente é sempre mais escuro e isso reflecte-se na imagem. Alguma dica para melhorar isso? A câmara possui night mode, mas estraga as cores todas.. logo não queria ter de usar isso.
Precisava também de alguma recomendação a nível de tripé a usar.
Mais alguma dica será sempre bem vinda.

Obrigado,
Pofis
 
Última edição:
bem...

antes de filmar o concerto nao te esqueças que precisas de autorização...

quanto ao som... esquece os microfones da camara... n servem para rigorosamente nada...
eu tive de fazer um trabalho de som e para captar alguns tive de usar o mini disc e eles ficaram razoaveis... mas n te esquecas que assim vais precisar de ajuda :P e atenção... n tge esqueças da claquete :P (bater uma palma a frente da camara serve... eu tive de fazer isso no ultimo trabalho de realização) se nao e complicado juntar o som e a imagem na montagem...

imagem... se vais filmar com handy cam n deve ter como abrir o diafragma...e isso sim vai ser complicado e não há nada a fazer, algumas partes vao ficar apresentaveis e outras nao...

tripe.... depende do que queres filmar e como... se estiveres a pensar ficar num sitio mais afastado e tiveres de usar zoom ( mas espero que n estejas a fazer zoom ins e outs durante o filme a n ser em casos muito particulares ....) usa tripe sem duvida nenhuma... se estiveres mais perto... dependende do estilo que estas a pensar usar para o video
 
Em relação à permissão para tocar é na boa, porque seria sempre para bandas de amigos ou precisa ser algo escrito mesmo?

O mini disc têm é o problema da duração não muito grande dos discos :S Existe outro aparelho com entrada para microfone que possa usar? que tenha disco rígido ou algo do género, para que não tenha de me preocupar com a duração do concerto e possa filmar à vontade.

Pois quanto a isso não há nada a fazer, talvez mais tarde arranje ajuda extra e uma máquina de filmar extra para close shots.

Tripé queria algo com uma altura regulável que permitisse tanto filmar na mesa da frente de um bar, como num segundo piso com uma vista panorâmica para o palco. Dependendo do sitio do concerto.

Muito Obrigado pela ajuda,
Pofis
 
Última edição:
para o audio tens tb o microtrack 2 da m audio... grava para cartoes compact flash... eu curto bue trabalhar com ele... mas ronda os 300/400 euros... pensoq ue provavelmente é demasiado caro para o que queres... eu andei a procura de gravadores a pouco tempo, porque preciso de um e acabei por nao comprar... e que deste genero e tudo neste preço, o minidisc e mesmo a unica coisa a um preço razoavel...

tb falas te em microfone... covem ser mais do que um... cada instrumento tem caracteristicas muito proprias e convem ser captado com um microfone com caracteristicas a pensar nisso... ou entao com algum que se adapta melhor ao geral... normalmente no concerto deve estar tudo ligado a uma mesa de mistura... podes tentar ver se a mesa tem alguam saida para ligar ao minidisc ou ao gravador... assim n tens de te preocupar com o com da camara...

se é banda de amigos esta-se bem... a não ser que queiras usar o video profissioalmente... ai convem ter a autorização da banda pela imagem deles e música, do espaço e de todas as pessoas que aparecem no video...

e se a camara permitir, desliga o foco automatico... foca manualmente, caso contrario, com a mudança constante de luz no concerto, ela vai passar o tempo todo a tentar focar... como acontece com todas as camaras em automatico...

P:S: e e melhor nao usares "vista panoramica" querias dizer um plano geral ou muito geral do palco... panoramica é um movimento de camara em que esta gira no seu eixo horizontalmente...
 
Última edição:
Back
Topo