1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda- Fotografias longa exposição

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por danielops, 11 de Janeiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1455)

1. danielops

danielops Power Member

Olá pessoal
    Peço-vos a vossa ajuda numa dúvida que me surgiu.
    Em fotos de longa exposição (minutos), onde existe muito pouca luz, como fazem para ter a certeza que os motivos ficam focados? Com focagem manual, perante tanta "escuridão" torna-se um pouco hipotético...

Como fazem?

2. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Bem eu faço a olho mas há maquinas que permitem a focagem ou através de disparos do flash, sendo depois necessário fixares os pontos que focaste. Outras têm um AF assist, que permite focar quase na escuridão total. Depende da máquina que tiveres.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Com longas exposições, os motivos só ficam focados se não se mexerem de todo. O mínimo movimento é o suficiente para desfocar.

Acho que percebi mal a pergunta. Em relação a focar mesmo, é como disse o orpheusmyth. Podes tentar focar manualmente, mas a maioria das máquinas emite pequenas flashadas para conseguir focar. Ou então usam um feixe de luz que lhes permite focar em praticamente qualquer situação (dependendo também das capacidades do sistema AF da máquina).

Última edição: 11 de Janeiro de 2009
  4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

foco no infinito

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Para isso o motivo tem que estar no infinito. Se estiver a 1m e fizeres isso, é desfoque garantido.

6. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

opa na minha maquina tem a funçao que o orpheus disse do af assist ser pelo flash que normalmente n sai la mt bem e come-me a cabeça toda, o que eu costumo fazer e ir pela lente, pela distancia a que se encontra o motivo a fotografar e depois disso faço um shot com flash a ver se ta no sitio e se n tiver, fazer os devidos ajustes.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

sério?
    se calhar fui eu que n percebi o que ele quer, mas fotografar algo a 1m o flash ilumina, fotografar coisas em movimento com longas exposições de nd interessa onde foca

eu entendi que ele quer fazer umas panoramicas de noite, logo nd vai estar no foco máximo da máquina

se n for isso esqueçam que estive aqui

8. danielops

danielops Power Member

É precisamente isso Adolfo Dias, se calhar também não me expliquei bem... a ideia é tirar fotos tipo panoramicas ou "paisagens" se quiserem...
    Se fosse para perto o AF assist consegue focar ou podia usar uma luz externa para auxiliar a focagem e no momento de tirar a foto desligar.
    Espero ue tenham entendido a questão :) e obrigado pelas respostas!!

9. Warlord

Warlord [email protected] Member

foca manualmente no infinito, usa f/8 e praticamente ficas c td focado.

10. edumad

edumad I fold therefore I AM

Exacto, se for para longas exposicoes precisas de estabilizar a maquina (tripe), e usas ou um cabo para accionar o shutter ou controlo remoto (eu costumo usar o remoto IV com mirror flip-up) e nao te esquecas de mantar o ISO baixo. dispara em RAW. Usar F8 e boa ideia nao so porque permite mais DOF, como tambem e normalmente mai perto da abertura onde as lentes sao mais sharp (consumer lens pelo menos). Se bem que nao normalmente relevante muito pessoal gosta de se distanciar um pouco do tripe, para evitar vibracoes acidentais.
    Se vais tirar varias longas exposicoes, lembra-te que isso esgota a bateria muito rapidamente.

Boa sorte.

11. danielops

danielops Power Member

Obrigado pelas respostas! A ver se experimento.... :)

Já agora, só para confirmar : f grande abertura pequena não é?
    Esqueci-me de referir que não tenho uma reflex, mas uma olympus 570 que tem aberturas F2.8- F4.5. Logo não tenho F8...

12. adolfo dias

adolfo dias Power Member

seguramente que tens
    f/2.8 é a abertura máxima na lente em wide e f/4.5 em tele, ou seja com o zoom no máximo n consegues usar f/3.5 por ex
    essa máquina tem modos manuais?

13. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Só f 4.5? Deves de ter mais. Bem, se quiseres prolongar as exposições podes sempre comprar um filtro ND, a questão é se consegues adaptar um á maquina em questão ;)

14. danielops

danielops Power Member

A máquina tem modo manual!
    E quanto à abertura, tem mesmo F8 :freak3: :p A ver se experimento quando houver tempo...

Mas confirmem-me lá: f grande abertura pequena não é? Em relação com à profundidade de campo...

15. arkannis

arkannis Power Member

f grande -> Abertura pequena -> Maior profundidade de campo

16. danielops

danielops Power Member

OK! Obrigado!!

Partilhar esta Página