[Ajuda] Futura máquina para fotografia profissional

Helixsk8

I quit My Job for Folding
Boas, venho pedir ajuda numa área que não domino de todo.

Estou agora a ver máquinas fotograficas para a moça que para o ano iniciará o curso de fotografia profissional.

Comecei por ver Canon EOS 450, pensando que era uma excelente opção já a pensar no futuro, no entanto dei por mim a olhar para câmaras de mais do dobro do preço como a nikon D90, e a ler bem e mal de ambas, sem conseguir diferenciar até que ponto cada opinião será válida para o tipo de objectivo.

Sabendo que seria para ficar logo com uma máquina para a acompanhar no curso, e se possivel mesmo no incio da vida profissional, que opção tomariam? Ficar ali na casa dos 500-600€ da EOS450D e depois ir comprando mais lentes a pouco e pouco, ou saltar para uma D90, ou alguma da mesma gama como a 50D etc.
Estou completamente perdido e esta a ser dificil filtar informação, dado que dependendo do publico que está a escrever no momento tanto a EOS 450 é divinal como a D90 é má numa data de coisas.

Para o uso descrito acima e a pensar ao máximo no futuro (sabendo que por agora 4000€ por uma máquina seria muito complicado), por que valores e modelos ficariam, para começar a ganhar experiência (dado que tem mais experiencia até agora com máquinas analógicas) e que dessem para "crescer" com ela ao longo do curso.


Muito obrigado desde já pela a ajuda.

Abraço
 
Andas todo baralhado... lol

Primeiro que tudo convém saberes que é muito má ideia oferecer uma SLR a alguém que leve isto a sério, pois não percebendo nada disto, corres um grande risco de bater completamente ao lado.
Depois convém esclarecer as gamas e as máquinas:
Amadoras - 1000D, D60, 450D e D90.
Semi-pro - 40D, 50D, D300 e D700.
Profissionais - 5D MkII, D3, D3x, 1D MkIII, 1Ds MkIII.

Agora tudo depende do que ela vai fazer a nível de trabalho.

Na minha opinião pessoal, optaria pela 40D mais duas boas lentes (que é o mais importante na maioria das situações). Ou então uma Nikon D300, também com duas boas lentes. Depende de qual sistema ela prefere (Canon ou Nikon).
Se ela tiver o mínimo interesse em vídeo, a D90 também poderá ser uma boa opção.

De resto, recomendo-te que fales bem com ela. Ver qual é o sistema de lentes que ela prefere e qual é a máquina que ela se sente melhor a usar (ao nível de ergonomia, funcionalidade, etc).
 
Rui Marto, acho que para alguem que vai iniciar, uma 450d era suficiente com as tais 2 lentes...

A d90 está um degrau acima, daí ser mais cara.

E outra coisa, convinha era ir a uma grande superfície e pegar nas maquinas, para sentir o peso, ergonomia e o feeling na mão.

Mas acho que ficava pela 450d ou d90.

quando o curso acabar e ganhar € a sério com isso, ai pode pensar em voo's mais altos.
 
Eu recomendei a 40D ou D300 porque ele disse que queria uma máquina, se possível, para a acompanhar no início da vida profissional. Ou seja, para acabar o curso e até começar a ganhar dinheiro a sério. E dependendo daquilo em que ela vai trabalhar depois do curso, uma 450D pode ser limitada.

E já agora convém referir que nenhuma das máquinas faladas aqui no tópico é má. A pior compra talvez seja a D60, mas também não é má máquina.
 
Como alguém já disse, nenhuma SLR é má :D

sim, comprar logo 40d e d300 já seria mais "future proof", mas é sempre questão de orçamentos também.

Não sei se este curso dura muito tempo ou o que.
 
Eu apostava numa D90 (ainda gostava de ver onde é que a D90 é má numa data de coisas :P) e em boas lentes, ou numa Canon 40D e também em lentes de qualidade. Neste momento estão as duas praticamente ao mesmo preço, sendo que a Canon tem a vantagem (ou não, depende do ponto de vista, já que a torna muito maior) de ter um corpo semi profissional. A nível de capacidades, venha o diabo e escolha, a Canon só é mais rápida (6fps vs 4,5 fps) e suporta RAW a 14bits (ainda está para nascer a pessoa que consiga provar que isto é uma vantagem :)).

No fundo, entre as duas, a escolha vai ser feita numa de gostar mais do sistema Nikon ou Canon ...

Depois há num patamar acima a D300 da Nikon, que já é outra coisa, e neste momento anda na casa dos 1000 e poucos euros (só o corpo) em lojas UK (devido à libra).

Na minha opinião, a 50D da Canon é um engano ...
 
O que achamdeste pack. Arranjo o mesmo mais barato em alguma loja online? Se aceitar paypal é sweet!
Depois esquecime de dizer que tem uma familiar com umas quantas lentes CANON boas com as quais provavelmente ainda pode ficar.

Abraço e muito obrigado pela ajuda :)
 
Mau essas lentes não valem nada :/

ehehe Thnks :)

Pronto next...

Outra coisa que o destroyer me disse e acho que foi bem visto é que no fim da duranção do curso (este ano para acabar o 12º e mais 3 anos depois) qualquer que seja a máquina que compre vai estar meia datada...
Posto isto e o facto de a EOS 450D ter todas as features necessárias para o curso no IPF e ao que parece até ser bastante usada por lá segundo o que me disseram (não há por ai alunos que me possam dar uma ideia mais concreta do "dispara" por lá?), comprava-se agora este corpo mais modesto, dava-se uso às lentes que já tem e se necessário comprava-se mais umas lentes de qualidade, para quando se mudar de corpo ter-se logo um bom set para trabalhar.

Muito obrigado mais uma vez :)
 
Tenho de discordar com o Rui. Eu classificaria as maquinas em mais ou menos avançadas.
A profissionaisn que usam 40Ds e D80s, e 450Ds e até G9s. Usam-nas e fazem negocio com elas.

Dependem do que tens para fazer e dos correspondentes specs que a máquina vai necessitar.

Se ela vai tirar um curso de fotografa... Que nivel e? Quanto tempo?
Se é a nivel superior, e se ela pretende ser mesmo fotografa profissional, então ela deve ter uma ideia do que quer fazer. Ela vai necessitar de certas specs da maquina. Lamento mas nao e boa ideia seres tu a comprar-lhe a maquina.

Se estamos a falar de um curso longo, ha vantagem em ir por Canikon, pela simples razao de que mais gente vai ter disso, portanto ajudara a partilha de experiencias e ate talvez material.
Se for um curso bastante completo e provavel que cubra filme (inclusive outros formatos), portanto comprar Nikon ou Pentax tem vantagens pois ela pode ter dois corpos e partilhar lentes entre eles sem problemas.

Mas principalmente, ela e que tem de pensar no que vai fazer, isto se quiser um corpo ja para o futuro.
 
Tenho de discordar com o Rui. Eu classificaria as maquinas em mais ou menos avançadas.
A profissionaisn que usam 40Ds e D80s, e 450Ds e até G9s. Usam-nas e fazem negocio com elas.

Atenção que uma coisa é o nível da máquina, outra é o nível do fotógrafo. Eu quando comprei a 40D era um fotógrafo amador e não deixei de ser amador por ter um corpo semi-pro. Da mesma forma que um profissional não deixa de ser um profissional se usar um corpo amador, ou até mesmo uma compacta (ou até um telemóvel).

E entre essas gamas há diferenças notórias em funcionalidade, durabilidade e algumas capacidades.
 
Só deixo aqui uma pequena nota. Havendo dinheiro, se optar por um sistema Nikon, não tenho grandes dúvidas que neste momento a D700 é o verdadeiro "bang for the buck". Aliás, eu tenho mesmo dificuldades em considerar uma máquina semi-pro, até porque pouco a distingue da D3.
 
Se ela não tiver dinheiro, nem tu, naquele sentido do por ai além, foca-te no sistema por inteiro, e isto inclui lentes de jeito, que é capaz de ser o mais importante, depois foca-te no corpo, em digital a maior situação serão lentes APS-C apenas, o que significa que por muito boas que sejam, não funcionam numa Full Frame, ou funcionam com crop, e isso faz a diferença entre uma compra a pensar num inicio e posterior passagem para Full Frame, ou um inicio em full frame logo de raiz, mas ai custa os olhos da cara..
 
Só deixo aqui uma pequena nota. Havendo dinheiro, se optar por um sistema Nikon, não tenho grandes dúvidas que neste momento a D700 é o verdadeiro "bang for the buck". Aliás, eu tenho mesmo dificuldades em considerar uma máquina semi-pro, até porque pouco a distingue da D3.

Yah... Acho que a diferença principal é mesmo o corpo (e acho que a D700 não faz os mesmos FPS).
Mas havendo dinheiro a minha opção seria mesmo uma D3 + 24-70 2.8 + 70-200 2.8. :D
 
Tanto a D700 como a D3 ficam um bocadinho fora do que queria gastar agora. Se bem que durante o ano que vem não teremos problemas em ir para uma máquina desses valores, por agora não daria muito jeito, pois ainda se demoraria quase um mês a juntar dinheiro para essa máquina tendo que deixar outras coisas pendentes.

Já vi que é dificil obter um bom equilibrio entre corpo e lente, e por isso mesmo refaço a minha pergunta.

A volta dos 1000€ que combinação de corpo/lentes faziam?
Depois o corpo muda-se mais tarde para uma D700 ou D3, e aproveitam-se as lentes...

Mais uma vez muito obrigado pelo tempo despendido a ajudar um total leigo :P

Abraço :)
 
Tanto a D700 como a D3 ficam um bocadinho fora do que queria gastar agora. Se bem que durante o ano que vem não teremos problemas em ir para uma máquina desses valores, por agora não daria muito jeito, pois ainda se demoraria quase um mês a juntar dinheiro para essa máquina tendo que deixar outras coisas pendentes.

Já vi que é dificil obter um bom equilibrio entre corpo e lente, e por isso mesmo refaço a minha pergunta.

A volta dos 1000€ que combinação de corpo/lentes faziam?
Depois o corpo muda-se mais tarde para uma D700 ou D3, e aproveitam-se as lentes...

Mais uma vez muito obrigado pelo tempo despendido a ajudar um total leigo :P

Abraço :)

Lojas Fisicas? ou pode ser online com reputação?
 
De preferência lojas online que aceitem paypal. Quanto a marca canon talvez fosse melhor porque ainda há umas lentes de um familiar que poderá vir a utilizar.

Muito obrigado mais uma vez :)
 
De preferência lojas online que aceitem paypal. Quanto a marca canon talvez fosse melhor porque ainda há umas lentes de um familiar que poderá vir a utilizar.

Muito obrigado mais uma vez :)
1 x Canon EOS 40D Body
1 x Tamron SP AF 17-50mm f/2,8 XR DI II Canon AF
1.077,38EUR / Prepayment: 1.046,00EUR + portesPreço Digiwowo (acho que não tem paypal, só tranferencia/cartão credito).

como já falaram aqui a 40d é pesadota, é bom a pessoa que vai usar pegar numa antes de comprar...

para nikon aqui: http://www.graysofwestminster.co.uk/products/digital.php verifica a reputação da loja mas pareçe confiável.


Nikon D90 + 18-105mm f/3.5-5.6G VR DX IF-ED £705.00 +portes
ou
Nikon D90 SLR body £585.00 + Tanrom 17-50 2.8 347€ + portes

Se tiver que ser com pay pal - http://www.*****.com/pt/pt/1549231/art/nikon/d90-objectiva-af-s-dx-nik.html (d90+18-105 985€+portes)

Depois tens sempre as despesas extras (mala/bateria extra/filtros/...)

Eu não compraria uma máquina tipo d300 ou d700, com a diferença comprava vidro, as lentes não desvalorizam e uma d90 ou 40d daqui a 3 anos ainda pode ser usado como 2º corpo.
 
Back
Topo