[Ajuda] Futura máquina para fotografia profissional

como já falaram aqui a 40d é pesadota, é bom a pessoa que vai usar pegar numa antes de comprar...
Sim, convém mesmo ver isso. Eu depois de ter o corpo completo com uma lente 2.8, um grip, duas baterias e um flash (que nem é o maior), acho que o corpo começa a ser muito pesado para uma utilização consistente, especialmente para uma rapariga.

Eu não compraria uma máquina tipo d300 ou d700, com a diferença comprava vidro, as lentes não desvalorizam e uma d90 ou 40d daqui a 3 anos ainda pode ser usado como 2º corpo.

True. :) Mas a D300 não deixa de ser uma opção a considerar, desde que isso não ponha em causa a compra de lentes boas.
 
450D D90 40D, ficas bem servico com ***** uma delas.

se o video nao te interessa mt e n te importas de ter 1 corpo maior e mais pesado, vai pra 40d, esta a um bom preco actualmente. se keres poupar mais uns trocos ou investi-los antes em lentes, tens a 450D...

resumindo:

450D: preco
D90: video
40D: robustez/velocidade
 
pa tanta purrada por pros com 450D, D90 etc etc...

pa, lembram-se do profissional de HP em punho?
n digo mais nada =D

continuaçao de boas festas =P
 
Não era nada má ideia começar por listar as lentes que o tal familiar tem, para se ter uma noção das distâncias focais em que estará mais carente, isto claro, caso continue com a ideia de montar um sistema canon.

Quando se começa a montar um sistema com o objectivo de o tornar o mais future-proof possível, convém definir logo de início a "marca" em que se vai investir, e ter também um real conhecimento das possibilidades de voltar a comprar material num futuro próximo.
Se a tal rapariga pretende seguir carreira na fotografia, são as necessidades dela que irão definir o equipamento que precisará. Depois tudo varia consoante a facilidade que ela terá em utilizar material emprestado (quer pela escola, amigos, familiares, etc..). Eu, por exemplo, gosto bastante da versatilidade das objectivas zoom, mas há quem veja as suas primes como insubstituíveis.
Neste momento, aquilo que se aproxima de um set bastante agradável para mim, seria por exemplo (e usando lentes nikkor como referencia porque é o sistema com que estou mais familiar), como zooms as 14-24, 24-70, 70-200, e como primes algo como uma 60 ou uma 50mm + 105mm macro, acompanhadas por um par de flashes externos.

Agora, quando nos pede umas dicas sobre o que comprar por cerca de 1000€, ainda por cima com um upgrade no corpo num futuro próximo, é muito difícil dizer algo. Repare, no set que eu referi anteriormente, se eu souber que vou conseguir ter acesso a algumas objectivas emprestadas, ou até que proximamente conseguirei ter tanto ou mais dinheiro para material como o do investimento inicial, se calhar compraria um corpo com uma 24-70, e mais tarde iria acrescentando outras objectivas e acessórios consoante a disponibilidade financeira e a necessidade em relação ao trabalho com que me deparo. No entanto, se depois de investir x, só poder voltar a comprar uns bons tempos mais tarde, então aí se calhar vou tentar procurar uma alternativa ao corpo/objectiva de maneira a poder eventualmente comprar um corpo e duas objectivas, ou um corpo uma objectiva e um flash, mesmo que de qualidade inferior, para ganhar maior versatilidade.

Depois existem ainda questões mais complicadas, como andar a investir em lentes que são desenhadas para sensores crop, quando se sabe que mais cedo ou mais tarde se dará o salto para o full-frame (ou não). Existem mesmo inúmeros factores e é preciso um conhecimento do caso particular muito maior do que possa aparentar.
Atenção que no caso das objectivas que referi, são apenas exemplos, é óbvio que nem sempre se pode começar a pensar em construir um sistema com as lentes top, mas com uma carreira profissional bem aproveitada, consegue-se arranjar bom dinheiro para ir fazendo upgrades ao equipamento.

De qualquer das maneiras, depois de tudo isto, que não sei se fará muito sentido visto as horas a que foi escrito, e a não me apetecer ler isto tudo e corrigir eventuais erros, eu começaria por definir qual o melhor corpo que se poderia comprar nesta altura, juntamente com um zoom que ande o mais próximo possível dos limites das grandes angulares e das teleobjectivas, ou seja, algo na zona dos 25-70.

edit: Já agora, @ Rui Marto, sim, tirando o excepcional corpo e os fps, acho que também o viewfinder é diferente, o que também é uma pena, visto que o da D3 é brutal, mas de resto é uma máquina muito semelhante, embora eu continue a preferir a D3
 
Última edição:
Muito obrigado mais uma vez.
Hoje vamos a uma superficie comercial ver como se adapta com a 40D. Caso o resultado seja positivo, este pack com a lente EF-S 17-85 f/4-5,6 IS USM já é uma coisa para começar agora, para ir fazer já um curso de fotografia digital ao IPF (à parte da licenciatura que vai começar a tirar para o ano) e começar a dar uns "clicks" para lá do mundo da analógica :) ?
Esta lente é aproveitável para uma máquina full frame mais tarde?
Muito obrigado pelo tempo despendido ;)
 
Muito obrigado mais uma vez.
Hoje vamos a uma superficie comercial ver como se adapta com a 40D. Caso o resultado seja positivo, este pack com a lente EF-S 17-85 f/4-5,6 IS USM já é uma coisa para começar agora, para ir fazer já um curso de fotografia digital ao IPF (à parte da licenciatura que vai começar a tirar para o ano) e começar a dar uns "clicks" para lá do mundo da analógica :) ?
Esta lente é aproveitável para uma máquina full frame mais tarde?
Muito obrigado pelo tempo despendido ;)

As lentes EF-s, são especificas para APS-C, não são FF. Por 1090€ ficavas melhor servido com uma 40d+ tamron 17-50 2.8 e ficava +- esse preço.

Outra alternativa era comprar uma 40d com a lente de kit 18-55is(+-750€ no *****), e depois de ver quais as focais que tem necessidade ir para uma 17-50 2.8 ou uma 28-75 2.8 da tanrom, penso que qualquer uma delas é superior à 17-85 apesar de em kit ela ter um preço menos assustador. A 17-85 parece-me ser uma lente porreira para passeio de dia com muita luz...

Já agora na Digiwowo a 40d com a 17-85 custa menos 100€: http://www.*****.de/product_info.php/cPath/85_100_178/products_id/10166.
 
Última edição:
Muito obrigado mais uma vez.
Hoje vamos a uma superficie comercial ver como se adapta com a 40D. Caso o resultado seja positivo, este pack com a lente EF-S 17-85 f/4-5,6 IS USM já é uma coisa para começar agora, para ir fazer já um curso de fotografia digital ao IPF (à parte da licenciatura que vai começar a tirar para o ano) e começar a dar uns "clicks" para lá do mundo da analógica :) ?
Esta lente é aproveitável para uma máquina full frame mais tarde?
Muito obrigado pelo tempo despendido ;)

Em terras de sua majestade (http://www.robertwhite.co.uk/product.asp?P_ID=369&PT_ID=120) esse kit custa menos 190 euros ;) (com iva a 15%).

Só o corpo custa 650 euros :eek: (com iva a 15%).
 
Última edição:
Estava para dizer para esperares pelo Warlord, mas ele já andou por aqui e ainda não disse nada :D :004::004:

Bom 2009 para todos.
passa pela minha galeria e como e natal deixa-me viver na ilusao k as cores da foto em destake e gracas aos 14 bits :P

fora de brincadeira tens a vantagem em PP de conseguires puxar mais EVs c/ 14bits...
 
Back
Topo