1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda HTML / Javascript

Discussão em 'Web Development' iniciada por Outrunner, 15 de Junho de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 783)

1. Outrunner

Outrunner Power Member

Boas, tenho de criar uma página que permita ao utilizador escolher um mês e um ano e que depois apresente o calendário desse mesmo mês para o ano dado.
    Ja tenho o menu de selecção do ano feito, a caixa de texto para receber o ano, e uma parte do javascript que calcula qual o dia da semana em que o mês começa. O meu problema agora é como apresentar o calendario. Tinha pensado em usar uma Textarea e depois preenche-la através de um ciclo for em Javascript. Em que começava a colocar o numero dos dias na celula correspondente ao dia da semana em que o mês começa. Por exemplo o dia 1 de certo mês calhava a uma terça feira, teria de começar a preencher a Textarea na 3ª celula. Mas não o estou a conseguir fazer, alguém me pode dar uma ajuda? Isto era para ontem...

2. MPalhas

MPalhas Power Member

uma textarea para desenhar um calendário? para mim não faz muito sentido, nem percebi como é que estás a pensar dispor a informação

porque não uma tabela com 7 colunas (uma para cada dia da semana) e entre 5 a 6 linhas (a primeira para mostrar os dias da semana, e as restantes 4/5 para mostrar os dias
    e se já conseguiste calcular o dia em que começa, esta parte deverá ser fácil

3. Outrunner

Outrunner Power Member

Ok a tabela parece-me bem mas como e que faço para depois colocar o primeiro dia na celula certa?

4. MPalhas

MPalhas Power Member

por exemplo:

Código:
    dia= ... //o dia que já calculaste, por exemplo "Quarta"
    semana[0]="Segunda";
    ...
    semana[6]="Domingo";

for (x=0; x<7; x++) {
      if (dia==semana[x]) break;
    }

for (y=1; y<=nDias; y++) {
      //aqui escreves o TD com o dia, que é o valor de y;

if (x==6)
        x=0;
        //quer dizer que é um domingo, por isso aqui fechas e abres um TR
      else
        x++;
    }

o x já começa na posição correcta, por causa do primeiro ciclo, e de cada vez que chega a 6 muda de linha
    substitiu os dois comentários pelas funções necessárias para escrever o código HTML necessário, e completa o array dos dias da semana

5. Outrunner

Outrunner Power Member

Ja consegui. Obrigadissimo.
    Com algumas alterações ;)

Última edição: 16 de Junho de 2008

Partilhar esta Página