[HTPC] Ajuda HTPC/Disco Multimédia

m4xc4v413r4

Banido
Boas pessoal,

Ando à procura de qualquer coisa que servirá apenas para ver filmes, 1080p 5.1 sem qualquer problema obviamente, tem de ter poder para bons bitrates. Claro que se der para mais é sempre extra mas o objectivo é esse.

Coisas que tem obrigatoriamente de ter são, HDMI e S/PDIF (Optical Out), pois o meu sistema surround já tem uns anos e não tem HDMI, por isso uso sempre cabo óptico.

Coisas que gostaria que tivesse também era a saída pelas bananas (composite, component... nem sei bem o que chamar xD ) e que o aparelho trabalhe a 12v no máximo (que pelo que tenho visto não é difícil encontrar, maior parte deles são 12v).

Depois, queria gastar no máximo até 100 euros , talvez até 150 se já tiver disco, mas obviamente de preferência que seja menos :)

Dito isto, já andei a ver bastantes coisas mas ainda não consegui escolher por bastantes razões.

Primeiro estava para fazer um a partir de um raspberryPi, mas aquilo não tem ligação óptica... não vou perder o surround quando o objectivo é ver filmes...

Depois daí fui para o CubieBoard, que tem possibilidade de meter ligação óptica, e é até mais poderoso que o Pi, mas depois de muito ler, aquilo pelos vistos não tem grande suporte para o XBMC, pelo menos vejo muita gente a queixar-se de problemas...

Depois pensei em montar um HTPC, mas qualquer coisa que vale-se a pena ficava sempre à volta dos 300 euros.

Mais recentemente, com a invasão dos androids "transforme a sua tv numa smarttv" andei a ver e fiquei de olho num 1life muito bom pelo que me pareceu, mas mais uma vez, nada de optical out...

Virei-me então para o que andava a evitar que são aqueles discos multimédia/aparelhos multimédia, que não sei porquê mas nunca me inspiraram muita confiança... ainda não vi muito, mas por acaso quando andava a ver esse 1life android vi um memup (penso que era o Memup Mediadisk ZX HD) e aquilo era tipo 90-100 euros, com disco de 500gb e tem todas as ligações e mais algumas que eu preciso (e as que não preciso xD).

Também tive a olhar para uns Asus mas nem entendi se aquilo tinha disco ou não, já passavam um bocado os 100 euros, alguns até passavam bastante e se não tinham disco já começa a ficar puxado, pois ainda tinha de o comprar depois.

Também pensei no da Apple, também não tem disco... acham que aquilo vale a pena? O maior problema que vi nele é não ter usb, tinha de ter de alguma maneira um disco na rede, coisa que se calhar nem me dava muito jeito :/ Passei este também um pouco ao lado por isso.

Sabendo o meu objectivo, recomendam esse Memup? Ele não aguenta com o que quero? Sabem algum que encaixe no meu pedido?

Qualquer ajuda será bem vinda, portanto desde já obrigado.
 
x2,

pois esses discos multimedia podem paracer apelativos, mas são muito limitados, alternativas como pens android e rasperripi's , depende muito do grau de utilização que se quer, e claro teem sempre alguns contras para o que tu queres, a melhor solução sem duvida nenhuma é mesmo um htpc, juntas dinheiro e montas um e numca mais queres outra coisa...
 
RaspberryPi pelo que sei não dá para ter optical out, que para mim é obrigatório.

Como assim muitos requisitos? Só tenho 3 requisitos... HDMI, Optical Out e que corra 1080p. Acho que são poucos, e tirando especificamente o Optical Out, acho que sendo o objectivo ver filmes, são óbvios.

Quanto ao juntar dinheiro, o meu problema não é dinheiro, se quisesse um pc montava, mas eu não quero gastar 300 euros no mínimo só para ter um aparelho cujo único uso vai ser ver filmes. Estamos a falar de gastar se calhar o dobro do dinheiro numa coisa que vai fazer o mesmo... não vejo a lógica.
 
não vês a logica porque não tens nenhum... por agora só te estas a focar num ponto "filmes", mas depressa chegas a conclusão que secalhar dá para fazer algo mais a longo prazo, ao contrario das alternativas...

um htpc tens muito mais software, n tipos de utilização, e algo para durar muito tempo independentemente das inovações que venham a surgir a nivel de media, e continuas a osufruir dessas inovações sem grande problema, apenas com alguns updates no software...

as alternativas a logo prazo podem-te vir a dar despesas e teres de voltar a investir em algo para as novas tendecias que forem aparecendo, pois ou ficam pelo caminho a nivel de incapacidade de hadware e suporte software...

dai que para algo versatil e para durar, e comer tudo o que nos apetecer a nivel de formatos media, um mini htpc é a melhor opção...

a muito tempo tambem estive como tu, e comprei um disco multimedia, exactamente com a mesma idea que tu filmes, ao fim de 2 meses, já tinha me desfeito dele e montado um htpc e foi a melhor coisa que fiz, mais caro, mas é outra coisa, sentado no sofá, vejo filmes, tv, streams, oiço musica, navego na web, jogo alguma coisa para entreter de vez em quando, alem de que não tenho de estar preocupado com formatos de media que basta ter os programas e respectivos codecs e o dito lê tudo o que eu lhe meter até com legendas, algo que com um disco multimedia é uma treta... os rasberry pi para brincar ainda servem, mas ainda teem um logo caminho a percorrer face a um htpc...

o que não falta ai é pessoal na mesma situação, soluções baratas e porque não precisavam de mais e volta e meia, já ai andavam porque na realidade não era bem assim...

portanto avalia lá bem os pontos todos, que vais ver que o htpc é mesmo a melhor solução...
 
LC-Power Mini ITX 1340mi 75W - 40 euros
DDR3 4GB - 25 euros
ASRock FM2A75M-ITX - 80 euros
A4-5300 - 50 euros

Total: 195 euros (procurando bem provavelmente arranja-se mais barato, fiz agora a config a correr)

Juntar uma pen para instalar OpenElec (mais uns 10-15 euros) e está feito um media center.

Se quiseres ir para uma board com Atom ou Fusion provavelmente ainda sai mais barato (mas eu preferiria gastar mais uns euros e ter um PC mais potente).
 
Boa tarde gostaria de uma ajuda vossa.

Estive a ver 2 Led tvs

Uma Panasonic TX-L42ET60E E UMA LG 42LA620S

QUAL A QUE ME ACONSELHAM, E PORQUE?

CUMPRIMENTOS E OBRIGADO
 
Back
Topo