Ajuda iBook 12" 1.33GHz / 512 / 40 / Combo / Bluetooth /AirPort

10 anos duvido (com a subida da exigencia de RAM nos ultimos 5 anos).
Mas claro que se ficarmos pelas coisas simples (texto e coisas basicas), ele vai servindo.
Ainda à coisa de 5 anos usei o meu PowerBook 170 para teclar textos (word 5.1) quando nao estava em casa. Cheguei a usar o meu Quadra 650 no IRC e ver umas páginas de net e de vez em quando ligo o 9500/180MP para tar um bocado no IRC (qualquer dia tem de ser a vez do Quadra 650).
 
bsod disse:
aha! oh yes!... se formos a ver... OK, vou fazer uma pequena comparação:

como não consigo prever o futuro, deixa-me ver o passado:
estamos em 2005 right? 10 aninhos... 1995.

190.gif

Mac - PowerBook 5300 (série 5300, houve vários)
CPU - ***** 603e a 100 Mhz - máx 64 Mb de RAM - Máximo OS - OS 9.1 (9.1??? Livra!)

610CTg.gif

PC - Um portatilzito qualquer Toshiba ou Compaq, não sei bem as marcas... (eu sei, estou a ser mais sectário para os Macs... mas pronto :rolleyes:)
CPU - Provavelmente um 80486 a rondar os 33/66 Mhz - um máximo de provavelmente 32 Mb de RAM - Máximo OS - Windows 98 (e já é muito, mas mesmo muito puxado... nem sei se o 486 aguenta com o 98... já um Pentium 200 aguenta com dificuldade...)

Qual é que acham que ainda fará alguma coisa como navegar na net, produzir texto, ver imagens, num sistema operativo decente (o OS 8 já é decente...). Posso fazer o mesmo trabalho no 5300 e no PC laptop? Acho que não. Ainda há pouco tempo liguei o meu SE/30 e escrevi uns resumositos que precisava, mudei de ares, mudei de computador. Fiz o mesmo, aliás, até foi bastante interessante a experiência de paginar com o Word 5.1 num Mac com um ecrã de 9'' a preto e branco... pronto, lá estou eu... esqueçam :rolleyes:. O que eu queria dizer é que me sinto muito mais à vontade num Mac, mesmo antigo, porque eles duram, duram... e fazem sempre as coisas, bem, facil, etc... se tivesse feito o mesmo que fiz no meu SE/30, mas num PC da mesma idade (um 80386), provavelmente andava às turras com o Windows 3.1 e o Word 1. Mas usei um Mac. (não sei se deu para perceber isto que estive aqui a escrever, provavelmente está confuso... :lol:)

Confuso ??? Disseste tudo...
Claro que vale 10 anos... Dez anos de um sistema "não perfeito" mas melhor que a Hi tec cheia de Bugs do Bill :lol:
Claro que um Mac é um Mimo, uma máquina única, no design, no desempenho, na rentabilidade, na durabilidade, na versatilidade, na simplicidade.

Tudo isso numa caixinha que mudou o mundo :lol: Roubei esta frase de algum lado.

Mas enfim a preto e branco, mesmo um Mac assim "reliquia... Mas funciona não ?? deixou-te ficar mal??? Resistiu ao tempo e ao uso não ???

Então vale mesmo a pena.

Guarda esse Portátil, pois dentro de mais uns anos, poderás vender a um colecionador que pagam muito bem pelos primórdios da MAC. Quando a Microsoft começou a derrapar com o Windows 3.11 (acho que era essa a versão) (lembram-se??), e a Mac mesmo com crise financeira conseguiu elevar a empresa e criar uma nova alternativa:

Para quem não gosta de ficar encravado numa "janela", que depois de um "end task" ainda envia ou não o relatório do erro para os mamões da microsoft, que fazem um sistema operativo e depois é que analizam os relatórios de erros... O OS não tem dessas tretas, pois não.. Parece que não, mas é uma diferença substancial...


Nota: Linda menina que tens, OS 9.1 é uma reliquia, antigo, desactualizado... Mas hoje em dia a partir do momento que compras um PC está logo desactualizado :lol:
 
Última edição:
Encarnado disse:
10 anos duvido (com a subida da exigencia de RAM nos ultimos 5 anos).
Mas claro que se ficarmos pelas coisas simples (texto e coisas basicas), ele vai servindo.
Ainda à coisa de 5 anos usei o meu PowerBook 170 para teclar textos (word 5.1) quando nao estava em casa. Cheguei a usar o meu Quadra 650 no IRC e ver umas páginas de net e de vez em quando ligo o 9500/180MP para tar um bocado no IRC (qualquer dia tem de ser a vez do Quadra 650).

Amigo, ter um MAC eu comparo como a industria automóvel....

é o mesmo que comparar um automóvel americano que consome litros e mais litros de gasolina, polui, e só faz barulho.. ehehehe parece o meu PIII.
O MAC Ibook é como ter um Smart, estaciona em qualquer lado, é practico, não aspira o pó da casa (para isso uso um aspirador, ehehehehe), e não deixa o dono ficar mal.

Aliás, quem compra um portátil Apple Ibook (que tem as suas limitações) tem de estar ciente que o mesmo não serve para jogos, eu pessoalmente não ligo a jogos... Mas se um dia quiser jogar, compro uma consola. E assim evito gastar fortunas em Upgrades e acessórios...

Basta uma máquina que funcione, seja bonitinha, e baratuxa

Uma vez SMART (esperto) aways SMART

:x2:
 
A parte, ontem fui a ***** e comprei uma Drive externa de 50 Gb (alimentada pela USB) cabe no bolso de tão pequena que é Custa 100 Euros

hd_porsche_mobile_keys.jpg

System Requirements : PC or Mac with built-in USB interface ; Intel Pentium II 350MHz-compatible processor or greater; iMac®, Power Mac® G3 and greater; minimum 32MB RAM

Isso por causa da pouca capacidade do disco do Ibook.. Vai dar jeito para guardar coisas..

O único é que no Apple só dá para G3 para cima...

Digam de vossa justiça, que acham da Drive externa!!? Super portátil
 
Última edição:
Mestre[PT] disse:
Confuso ??? Disseste tudo...
Claro que vale 10 anos... Dez anos de um sistema "não perfeito" mas melhor que a Hi tec cheia de Bugs do Bill :lol:
Claro que um Mac é um Mimo, uma máquina única, no design, no desempenho, na rentabilidade, na durabilidade, na versatilidade, na simplicidade.

Tudo isso numa caixinha que mudou o mundo :lol: Roubei esta frase de algum lado.

Mas enfim a preto e branco, mesmo um Mac assim "reliquia... Mas funciona não ?? deixou-te ficar mal??? Resistiu ao tempo e ao uso não ???

Então vale mesmo a pena.

Guarda esse Portátil, pois dentro de mais uns anos, poderás vender a um colecionador que pagam muito bem pelos primórdios da MAC. Quando a Microsoft começou a derrapar com o Windows 3.11 (acho que era essa a versão) (lembram-se??), e a Mac mesmo com crise financeira conseguiu elevar a empresa e criar uma nova alternativa:

Para quem não gosta de ficar encravado numa "janela", que depois de um "end task" ainda envia ou não o relatório do erro para os mamões da microsoft, que fazem um sistema operativo e depois é que analizam os relatórios de erros... O OS não tem dessas tretas, pois não.. Parece que não, mas é uma diferença substancial...


Nota: Linda menina que tens, OS 9.1 é uma reliquia, antigo, desactualizado... Mas hoje em dia a partir do momento que compras um PC está logo desactualizado :lol:


sorry to tell you, mas estas maquinas nao sao minhas... foram pura e simplesmente exemplos :P

as pics roubei-as na net... ;)
ainda n tenho nenhum portatil na minha coleccção :( só compactos e desktops :P

mas estou seriamente a pensar em arranjar um desses qq dia, quanto mais nao seja se nao tiver o dinheirinho pa estoirar num portátil novo ;)

ms tens imensa razao ;)
 
Mais uma vez, peço que respeitem o tópico da thread.

Novos posts fora do tópico e vou ter de a fechar.

Se desejam discutir outros temas abram as threads respectivas.

PT
 
sorry moderador :(... vou tentar voltar ao assunto da thread :)

hoje vi um portatil ultrapequeno, (pc), tinha um ecrã pequenininho, pesava 1 Kg e tal. o preço?? quase 3000 euros. O iBook? 999... :P - axo ke vais fazer uma boa compra, mestre... o de 12'' é mt bom, e a qualidade-preço é mesmo muito boa, para além de correr um dos melhores OSes do mundo ;)
 
bsod disse:
sorry moderador :(... vou tentar voltar ao assunto da thread :)

hoje vi um portatil ultrapequeno, (pc), tinha um ecrã pequenininho, pesava 1 Kg e tal. o preço?? quase 3000 euros. O iBook? 999... :P - axo ke vais fazer uma boa compra, mestre... o de 12'' é mt bom, e a qualidade-preço é mesmo muito boa, para além de correr um dos melhores OSes do mundo ;)

Pois é... olha mais um dos grandes detalhes deste portátil: "iBook G4 com ecrã de 12.1 polegadas: bateria de lítio metálico de 50-watt-hour proporciona até 6 horas de autonomia num só carregamento"

:D Seis horinhas com a bateria :lol: não me lembro de um portátil desse tamanho durar tanto.

:o Amém
 
oh yes! e so d pensar que andam aí pessoas c centrinos a durarem no máximo dos máximos 3 horinhas... e no fim da carga o computador começa a agir mesmo, mas meeeessssmmmooo lento... 6 horas dava para um dia normal a andar por aí... ligar em qq sitio, levar para qq sitio (quer dizer, não EXACTAMENTE para qq sitio, se é ke estao a perceber... :)). é muito bom. e a 999 euros ;)
 
Não esperes que a bateria aguente as 6h.
As 6h são conseguidas com a maior parte das cenas desligadas (bluetooth, airport, etc) inclusivé o ecrã com brilho minimo, cpu em baixa velocidade e o disco a desligar-se a x tempo sem uso.
 
Provavelmente aguenta. Como o meu PB já tinha a bateria usada quando o comprei, nunca consegui muito tempo, mas consegui verificar que dura mais tempo com o airport desligado.
 
Jástá - yupieeeeeee

Já comprei o Ibook.... É um verdadeiro mimo, lindo. Jesus.

Tão pequeno e tão dotado :lol:

Aproveitei hoje a promoção da ***** - 10% desconto.. saiu preço total 964 Euro :P

Para quem está indeciso aconselho vivamente. Abraços a todos e obrigado por toda a ajuda na escolha.. Não estou nadinha arrependido. :lol: estou só babado :lol:
 
E páh.. desculpem... ehehehehehe. mas tive de criar um novo regsito no fórum.. não sei onde estão os parentesis rectos no Mac :007:

Também ando com experiencias, instalar o AIM :005: está meio complicado.
Mas isto realmente é :x2: Fantastish ..

Quê pentium, quê windows, qual carapuça.. Apple é que é, eheheeh. Para já desliguei o Airport, bluetooth, e coloquei better energy saver. Já fiz uma carga (1ª) de 10 horas.
Já liguei um disco externo (5 estrelas) e já vi um filme (DVD) :007: quase que fiz uma directa.
Só falta mesmo perceber e explorar mais, e no happy hour fazer as actualizações que são 11 num total de quase um giga 8o

É normal ??:rolleyes:
 
Mestrinho disse:
E páh.. desculpem... ehehehehehe. mas tive de criar um novo regsito no fórum.. não sei onde estão os parentesis rectos no Mac :007:


No mesmo sitio que no PC.
ALT+8 = [
ALT+9=]

Mestrinho disse:
Também ando com experiencias, instalar o AIM :005: está meio complicado.
Mas isto realmente é :x2: Fantastish ..

Usa AdiumX que suporta uma carrada de protocolos de IM.

Mestrinho disse:
Quê pentium, quê windows, qual carapuça.. Apple é que é, eheheeh. Para já desliguei o Airport, bluetooth, e coloquei better energy saver. Já fiz uma carga (1ª) de 10 horas.
Já liguei um disco externo (5 estrelas) e já vi um filme (DVD) :007: quase que fiz uma directa.
Só falta mesmo perceber e explorar mais, e no happy hour fazer as actualizações que são 11 num total de quase um giga 8o

É normal ??:rolleyes:

1 GB? Bem como não tenho as ultimas versões das iApps não sei. Sei que 100 e tal megas é para o update para 10.4.3.
 
isso é tudo necessário?
quer dizer, os updates das iApps e tal? é que tipo... há aquelas coisas mesmo essenciais de segurança... e o resto, é preciso?
 
Encarnado disse:
1 GB? Bem como não tenho as ultimas versões das iApps não sei. Sei que 100 e tal megas é para o update para 10.4.3.

Pois, isso é que eu não percebi. Mal liguei o Ibook a net ele informou 11 updates, tal como Itunes, Quicktime... sinceramente não me pareceu muito necessário.. ehehehee ainda estou a ver como funca estas versões :D

Já fiz montanhas de coisas e ainda nem vi metade do que isto tem de fábrica :007:

E instalei o Amule 2.0.3 com a gama de Ipês :007: nacionais

O único que peca é o espaço em disco.. Sem o Amule só tinha (sem instalar nada) 25 Gb disponivel :sad: 40 Gb afinal é menos que pensava....

Estava acostumado aos 11 Gb do P III :offtopic:
 
Mestrinho disse:
O único que peca é o espaço em disco.. Sem o Amule só tinha (sem instalar nada) 25 Gb disponivel :sad: 40 Gb afinal é menos que pensava....

Estava acostumado aos 11 Gb do P III :offtopic:
pois, realmente 40 Gb é pouco... so de pensar que sobrevivo com 32 Gb :P

ahhh, quando mudar para um lindo disco de 160 Gb entao falamos :D

EDIT: bolas, quem me dera por agora as maos em cima de um Mac com OS X... nem que fosse um B&W G3... axo ke vou trabalhar cm voluntario para a Apple... :lol:
 
Última edição:
Back
Topo