[Ajuda] Imagens a 3D, Anaglyph, Stereo Images

sky.line

Power Member
Boas pessoal

precisava da vossa ajuda neste tema!

eu tenho um projecto para fazer, um desfile de moda em stop-motion com as imagens em 3d (vai ser projectado numa tela na festa, para dar a conhecer a nova colecção, e as pessoas vão ter aqueles óculos com uma lente vermelha e outra azul).

precisava de algumas dicas para tirar as fotografias,se por exemplo existem melhores maneiras de fotografar para o efeito que quero, bem como depois ao aplicar o efeito 3D nas fotos!

como disse preciso de dicas, para melhorar o que tenho feito(ja tenho algumas fotos e já apliquei o efeito 3D e muitas fotos, mas queria melhorar)

Como faço para realçar um objecto em relação a tudo o resto na foto?

a disposição do vermelho e o azul na foto influencia em alguma coisa? tipo, pode ficar o azul no lado esquerdo e o vermelho na direita e vice-versa que vai dar ao mesmo?

o melhor é fotografar com duas cameras? ou só com uma?

uma imagem para saber do que falo:
BackYardAnaglyph.jpg




cumps.
 
Boas pessoal

precisava da vossa ajuda neste tema!

eu tenho um projecto para fazer, um desfile de moda em stop-motion com as imagens em 3d (vai ser projectado numa tela na festa, para dar a conhecer a nova colecção, e as pessoas vão ter aqueles óculos com uma lente vermelha e outra azul).

precisava de algumas dicas para tirar as fotografias,se por exemplo existem melhores maneiras de fotografar para o efeito que quero, bem como depois ao aplicar o efeito 3D nas fotos!

como disse preciso de dicas, para melhorar o que tenho feito(ja tenho algumas fotos e já apliquei o efeito 3D e muitas fotos, mas queria melhorar)

Como faço para realçar um objecto em relação a tudo o resto na foto?

a disposição do vermelho e o azul na foto influencia em alguma coisa? tipo, pode ficar o azul no lado esquerdo e o vermelho na direita e vice-versa que vai dar ao mesmo?

o melhor é fotografar com duas cameras? ou só com uma?

cumps.

pronto é o seguinte, eu estive para fazer um trabalho em 3D max em que justamento eu usava os oculos para dar a impressão que saia da tela, depois de muitas tentativas consegui o efeito pretendido da seguinte maneira, tens que tirar 2 fotos, mas tira-las de maneira a que a segunda seja tirada uma bocado mais a direita que a outra. não sei se me fiz bem entender por isso deixo-te aqui um esquema feito em paint XD.



dessa maneira deveras conseguir um melhor efeito anaglyfico.

Agora para ters um objecto da foto a sobressair mais que o resto isso acho que tem tudo a ver com a maneira que tiraste a foto, eu não sou nenhum pro na área da fotografia mas eu acho que se tirares uma foto a um objecto e desfocares um bocado o que esta a trás, o objecto ficara a sobressair mais com os óculos postos.
 
Se puderes, usa 2 máquinas! Isso permite-te capturar imagens 3D mesmo que haja movimento. Tens é que arranjar maneira de as disparar em simultâneo.

Tens aqui um bom tutorial de como juntar as imagens no Photoshop.
 
Neste tipo de técnica, o q pretendes obter é a percepção de profundidade através da disparidade binocular. Isto é, vais replicar o que acontece quando os teus olhos "percepcionam" o exterior: recebem duas imagens ligeiramente diferentes, e essas diferenças permitem ao teu cérebro, através de processos de percepção visual (dos quais não percebo corno :D), determinar a profundidade dos objectos.

Na prática:

- Vais ter duas câmaras, apontadas e a focar num dado objecto;
- Essas câmaras terão uma dada separação entre elas;

Consequências:

- O objecto que está ser focado, quando forem sobrepostas as duas imagens, vão estar coincidentes;
- Os objectos distantes desse objecto (que essencialmente será o ponto de profundidade zero) serão divergentes nas duas imagens (quanto maior a separação entre as câmaras, maior a divergência entre esse objectos);

Aplicação ainda mais prática:

- Se queres fazer um objecto sobressair, a técnica é - basicamente - focar as duas câmara num objecto que estejam mais atrás.

Essencialmente irás determinar ao cérebro do utilizador que o ponto de profunidade zero está num dado sítio e, em consequência, o objecto que queres destacar está mais à frente.

Dá uma vista de olhos aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Stereopsis
 
Back
Topo