[Ajuda] Input Lag + Definição Pretos - Led TV - Soluções? - RESOLVIDO (Post #15)

Hrs10

Power Member
Boas,

Adquiri há pouco tempo uma Lcd Led TV e tenho notado algum input lag quando ligo a Xbox 360, mesmo através de HDMI.

Na Tv (uma Toshiba 32" TL838G) tenho o modo Jogo seleccionado mas mesmo assim continuo a notar.

Há alguma solução ou forma de minorar este efeito?

Ainda, noto também que ao jogar, em casos de zonas mais escuras há por vezes uma falta de definição dos pretos, conforme podem verificar nas seguintes fotos:











Ao "brincar" com as configurações consegui diminuir um pouco, mas mesmo assim há casos incomodativos (P. Ex. o cabelo da Miranda numa das imagens)

Alguma recomendação?

Cumps.
 
Última edição:
Em relação à qualidade de imagem/cores, já alteraste as settings na 360 que te falei no outro tópico?

Sobre o input lag, noutras marcas o definir o nome da ligação HDMI em uso como "PC" às vezes costuma atenuar o problema.

Já viste se existe algum firmware mais recente para o teu modelo?
 
Em relação às cores experimenta:

em separado, ou conjunto, o seguinte:
aumentar o brilho;
diminuir o contraste;
alterar o gama

Nesses pretos há muita informação que foi "comida".
Há tv's piores/melhores a lidar com essa situação...

Em relação ao input lag tens que desligar tudo o que sejam processamentos de imagem e colocar no modo adequado (jogo) precisamente para diminuir o tempo de processamento da imagem...
 
O modo jogo à partida já é suposto desactivar esse processamentos de imagem mas confirma se os 100Hz ficam realmente desligados, costuma ser algo que é bem "amigo" do input lag.
 
Podes ainda experimentar alternar a entrada HDMI.

Julgo que entradas diferentes podem ter imput lag diferentes.
Se for, em principio, a melhor será a numero 1.
 
Em relação à qualidade de imagem/cores, já alteraste as settings na 360 que te falei no outro tópico?

Sobre o input lag, noutras marcas o definir o nome da ligação HDMI em uso como "PC" às vezes costuma atenuar o problema.

Já viste se existe algum firmware mais recente para o teu modelo?

Sim, mas não notei diferença em nenhuma das 3, então deixei ficar no Standard (acho)

Em relação às cores experimenta:

em separado, ou conjunto, o seguinte:
aumentar o brilho;
diminuir o contraste;
alterar o gama

Nesses pretos há muita informação que foi "comida".
Há tv's piores/melhores a lidar com essa situação...

Em relação ao input lag tens que desligar tudo o que sejam processamentos de imagem e colocar no modo adequado (jogo) precisamente para diminuir o tempo de processamento da imagem...

O modo jogo à partida já é suposto desactivar esse processamentos de imagem mas confirma se os 100Hz ficam realmente desligados, costuma ser algo que é bem "amigo" do input lag.


Processamentos de imagem...como por exemplo?

Em relação aos 100Hz, como se pode verificar?


Podes ainda experimentar alternar a entrada HDMI.

Julgo que entradas diferentes podem ter imput lag diferentes.
Se for, em principio, a melhor será a numero 1.

Hoje fiz uma experiência:

Tinha no modo jogo mas com algumas diferenças (aumentei o brilho e ajustei um pouco o contraste.) para atenuar os fracos tons pretos. Diga-se que estavam aceitáveis. Entretanto fiz reset e aparentemente o Lag melhorou, pelo que posso ter sido eu que causei quando estava a tentar acertar o preto. O problema é que o preto piorou.

De qualquer forma o "verdadeiro teste" vai ser feito logo com o online do PES.

Quanto à entrada HDMI penso ser a 1 mas vou verificar.

Entretanto já vi as specs da Tv e na altura os 100Hz de refresh pensei que fosse adequado, tendo-me esquecido de ver o tempo de resposta (nem todas têm).

A minha tem 8 ms, enquanto que há pouco vi algumas na Worten e cheguei a encontrar Panasonics com 2.

Fará diferença?

Experimentei também os outros modos pré-definidos e notei o seguinte:

Para o jogo a imagem melhor (mesmo com a questão do preto) é Jogo ou Pc.

Em relação ao Lag, todos os modos são inferiores ao de Jogo.

Numa nota separada...Sou só eu que tem saudades de receber uma consola e ligar a qualquer Tv sem mariquices?

Volta Mega Drive, estás perdoada...
 
Em relação aos 100Hz, como se pode verificar?

nas opções da imagem desliga tudo o que dê para ligar ou desligar.


A minha tem 8 ms, enquanto que há pouco vi algumas na Worten e cheguei a encontrar Panasonics com 2.
Fará diferença?

Se não notas arrasto na imagem não faz diferença. Esse tempo não tem a ver com o atraso (lag) na resposta da consola.
Se não tens arrasto então não faz diferença, ou não será a principal causa.

A principal causa é o tempo perdido pela tv no processamento da imagem. É sabido e aceite que as tv's lcd têm, em regra, tempos de processamento superiores às tv's plasma...




Numa nota separada...Sou só eu que tem saudades de receber uma consola e ligar a qualquer Tv sem mariquices?
Volta Mega Drive, estás perdoada...

Não... O imput lag suck's da mesma forma que suck's jogar por exemplo DOD (shot'em up) com ping's elevados.
Basicamente jogas no futuro.... E quando disparas já estás morto ;)
 
É como digo, no Mass Effect não noto nada de especial tirando o descer dos menus.

No Pes quero passar e já a bola me fugiu.

Estive há pouco a ler algo que me deixou a pensar...Eu tenho a Xbox em 1080p, no entanto dizem que a maioria dos jogos são a 720p, pelo que a Tv faz upscalling e assim o Lag aumenta. Verdade ou estou a dizer uma estupidez? Até porque os 1080p foi a Xbox que configurou automaticamente.

Por outro lado, para quem as conhece, valerá a pena trocar por uma Samsung E5000 ou 5300?

Ou posto de outra forma, alguém tem uma 32" cujo lag seja mínimo ou indetectável?

Eu no meu caixote de 59cm não conseguia ler as legendas no Mass Effect e Final Fantasy, entre outros, mas conseguia dar 4-0 no online do PES...Acho que fiquei a perder. :-D
 
É como digo, no Mass Effect não noto nada de especial tirando o descer dos menus.

No Pes quero passar e já a bola me fugiu.

Estive há pouco a ler algo que me deixou a pensar...Eu tenho a Xbox em 1080p, no entanto dizem que a maioria dos jogos são a 720p, pelo que a Tv faz upscalling e assim o Lag aumenta. Verdade ou estou a dizer uma estupidez? Até porque os 1080p foi a Xbox que configurou automaticamente.

Por outro lado, para quem as conhece, valerá a pena trocar por uma Samsung E5000 ou 5300?

Ou posto de outra forma, alguém tem uma 32" cujo lag seja mínimo ou indetectável?

Eu no meu caixote de 59cm não conseguia ler as legendas no Mass Effect e Final Fantasy, entre outros, mas conseguia dar 4-0 no online do PES...Acho que fiquei a perder. :-D

O PES é online?

É que se é poderás estar com um problema de ping elevado, não?
 
Como já te tinha referido antes, acho 8ms de tempo de reposta um valor alto para o standard em modelos de 2011/2012 que são 2ms/4ms (nem vale apena falar dos 0,001ms qualquer plasma), mas não será por aí que o input lag é maior ou menor, o tempo de resposta tem a ver com o arrastamento na imagem e o quanto definido ou não se vê a imagem em movimento.

Quanto aos processamentos de imagem são coisas tipo contraste dinâmico, noise reduction, melhoria nos edge, opções que no fundo é suposto melhorarem a qualidade de imagem (apesar de em muitas das vezes nem o fazerem), mas não conheço os menus Toshiba pelo que é difícil ser mais especifico.

Mas podes experimentar a meter a consola em 720p (na 360 e em 32'' 720p ou 1080p em qualidade de imagem vai realmente dar ao mesmo), apesar de achar que não será esse o problema.


EDIT:


Se tiveres oportunidade de testar outro cabo HDMI também não será má ideia, isto no que toca à imagem e aos seus pretos.
 
Última edição:
Eu refiro-me ao online porque em offline é mais fácil de jogar, então o lag não é tão incomodativo.

No online em si não noto nenhum lag do jogo,a conexão parece que continua igual ao que era, mas como tenho de "subir o meu jogo" vejo-me às aranhas.

Entretanto mais algumas informações que encontrei:



Quote:
"
Originally Posted by avtrev

I just got a Samsung UN406300 LED a couple weeks
ago and was tryin to find a away around the horrible input lag for xbox360. What
worked for me was disabling "display discovery" in the xbox system/display
settings. It restarts your xbox and then i just went in and put the same
settings i had in manually, entered my TV size where it asks and disabled the 3D
option cause it didn't apply to my TV. The xbox restarted one more time after
disabling the 3d option and I could feel right away while navigating through the
xbox menus that the lag was gone. When i tried out gears of war 2 I confirmed
the input lag was finally gone. Now i can play with auto motion plus set on
smooth without any problems. I hate how game mode looks. This worked great for
me and its worth a try if your having problems with input lag. I guess this
doesn't apply if you already have display discovery disabled. good luck and i
know this is an old thread


I don't know if
you're going to read this, but I just registered just to say THANK YOU
biggrin.gif

There is
still a (smaller) lag, which is reduced even more if game mode is turned on, but
in any case, what you said about disabling "display discovery" and the 3D option
on the Xbox helps a lot with the lag issue. After this, I also prefer to disable
game mode, as the lag is not that bad now and I also don't like how game mode
looks."

Ajudará?

Eu neste momento não estou em casa, pelo que não posso testar, no entanto estou já a apontar tudo. lol

Em relação ao aumentar do brilho, poderá aumentar o lag? o Game é 0 de predefinição numa escala de -100 a +100, sendo que eu com brilho a +20 atenuava o problema dos pretos até um nível não incomodativo.

Como já te tinha referido antes, acho 8ms de tempo de reposta um valor alto para o standard em modelos de 2011/2012 que são 2ms/4ms (nem vale apena falar dos 0,001ms qualquer plasma), mas não será por aí que o input lag é maior ou menor, o tempo de resposta tem a ver com o arrastamento na imagem e o quanto definido ou não se vê a imagem em movimento.

Quanto aos processamentos de imagem são coisas tipo contraste dinâmico, noise reduction, melhoria nos edge, opções que no fundo é suposto melhorarem a qualidade de imagem (apesar de em muitas das vezes nem o fazerem), mas não conheço os menus Toshiba pelo que é difícil ser mais especifico.

Mas podes experimentar a meter a consola em 720p (na 360 e em 32'' 720p ou 1080p em qualidade de imagem vai realmente dar ao mesmo), apesar de achar que não será esse o problema.


EDIT:


Se tiveres oportunidade de testar outro cabo HDMI também não será má ideia, isto no que toca à imagem e aos seus pretos.

Melhoria nos edge referes-te à definição nos cantos do ecrã? Se sim, por acaso pareceu-me ter notado isso mesmo sem ter lido em lado nenhum. Isto em modo Game.

Eu poucas opções vejo desse tipo mas é uma questão de experimentar.

Quanto ao HDMI, só tenho 1. Só se tentar cravar alguém, tenho de ver.

Eu aí realmente fui para um de marca branca por 9,90€ na Game...lol
 
Última edição pelo moderador:
Em relação ao brilho duvido que faça diferença mas podes e deves testar essa hipótese que colocaste aí do display discovery e 3D na 360.


EDIT:


O Edge Enhancement (pode ter outro nome na Toshiba) "melhora" os contornos na imagem e numa procura o 2º link que encontrei foi :

edge enhancement

Generic term for artificial edges created around onscreen objects. With already-sharp, high-resolution sources such as DVD and HDTV, it actually obscures detail and increases noise. Scan-velocity modulation circuits, a TV's sharpness control, or the source itself (such as a DVD) are some possible sources of edge enhancement.

Fonte


O cabo é só para despistar, não tanto por ser barato já que qualquer cabo de 5€ faz o serviço, pode é estar com algum defeito.
 
Última edição:
Encontrei isto numa review do ano passado num modelo LED da Toshiba :

However, the frame interpolation system also adds extra input lag. I measured input lag to 70 ms with the 200/240 Hz system activated and 35 ms without.

Fonte

Portanto eu começava mesmo por desactivar os 100/200Hz se o modo Game não o estiver a fazer. ;)
 
Boas,

Tenho boas notícias (pelo menos para mim. lol).

Ontem adoptei os conselhos / ideias que tive / vi e acho que finalmente eliminei o Imput Lag.

Os passos que segui foram:

TV
- Reset ao modo de Jogo
- Desligar o modo 3d na Tv (acho que podia não estar a interferir mas como não preciso desliguei). Verifiquei e realmente há tratamentos de imagem nas outras opções que no modo jogo estão inactivas.

Xbox
- Desliguei o Display Discovery
- Escolhi o Tv Size
- Desliguei o 3D
- Seleccionei 720p

A Xbox foi reiniciando e quando voltei a ligar notei logo diferença. Aí sim pus o brilho nos tais 20 e já consigo jogar de forma confortável.

Os pretos ainda não estão a 100% mas estamos a falar de uma Tv mid-range, pelo que penso que também não poderá ficar muito melhor.

Nos tais 2 jogos que tenho andado a jogar notei:

Mass Effect 2 - Menus mais rápidos. Jogabilidade parecida, possivelmente mais fluída (na própria caixa referem apenas os 720p)

Pes 2012 - O jogo está perfeitamente fluído offline, falta experimentar o online. Mas assim sendo a existir lag será da net e não da Tv.

Já consigo fazer rolar a bolacha com magia. :-D

Só notei que o verde do relvado por vezes parece que afecta as bancadas mas é uma coisa mesmo mínima e que a jogar passa despercebida.

Desde já obrigado pela ajuda.

Cumps
 
Menos mal. ;)

Em relação aos pretos, volta a mexer nas opções que referi antes nas definições da ligação HDMI na Xbox, existem lá opções que altera isso e não sei se terás algo também no LED, eu por exemplo na Samsung tenho uma opção nas definições avançadas(Tonalidade de Preto) que tenho desligada e na 360 tenho:

Reference levels - Expanded
HDMI Color Space - RGB
 
Isso agora tu é que sabes mas são opções que à partida não deveriam ter influência no input lag e na pior das hipóteses podes sempre voltar a meter como estava. :p
 
Back
Topo