[Ajuda] JavaScript - validação de formulários

skcratch

Power Member
Viva!

Na maior parte dos sites da web que possuem formulários para serem preenchidos pelo utilizador, quando se realiza a sua submissão, é comum realizar-se a sua validação. Normalmente, aparece uma caixa com uma determinada mensagem de erro, resultante da instrução alert(...). No entanto, eu gostaria de saber como fazer aparecer mensagens (normalmente a vermelho) em frente a cada um dos inputs do formulário. Por exemplo, caso uma caixa de texto denominada username não fosse preenchida, aparecer à sua frente a mensagem "Preenchimento obrigatório".

Grato desde já pela ajuda,
Cumps!
:D
 
Última edição:
Humm...

É assim para tu validares o formulário depois vais ter que colocar PHP nisso...
Tipo, eu faria da seguinte maneira, colocava o boton (enviar) a chamar uma função na pagina, e nessa função colocava um "If" por exemplo, "se (user e pass tiverem algo), chamar a validaçao do formulario, (se nao tiverem nada), usas o podes usar tbm o php para escrever a frente das caixas d texto!"

Tem um site muito bom que podes consultar para te guiar, tem la bastantes coisas: http://www.w3schools.com/JS
Estou a dar os primeiros passos nisto, talvez nao seja o melhor metodo, mas espera que alguem mais diga alguma coisa!

Saudaçoes
 
Viva!

Eu apenas queria realizar um validação prévia no client-side (sei que a mais importante a ser realizada é no server-side), para fornecer algum feedback ao cliente sobre o correcto ou incorrecto preenchimento do formulário que lhe foi apresentado.

Cumps!
:D
 
Viva!

Mais uma vez, essa solução recorre ao PHP, mas antes de submeter o formulário, gostaria que fosse realizada a validação no client-side.

Obrigado na mesma pela ajuda.

Cumps!
:D
 
Back
Topo