Ajuda: ligar 2 Pc's em rede (Desk.+Lap.)

Whooper

Power Member
Boas,

estou com problemas a ligar 2 PC's (desktop e portatil) em rede.

O desktop usa o WinXP Pro SP2 e uma placa de rede On-Board (chipset Via KT400)
O Portatil usa o Win Home Edit SP tb. e a respectiva placa de rede.

Estou a usar um cabo de rede RJ45 Cruzado (Coss-Over) com 7 mts de comprimento.
Defini a partição de dados do desktop (que é a q interessa), para ser totalmente acessivel ao portatil, o Desktop é quem usa a ligação é Net (Sapo ADSL). Ao ligar o cabo de rede as placas, tenho o icone no system try (2 pcs juntos com uma cruz a vermelho em cima) e a informação: "Um cabo de rede esta desligado".

Ambos os PCs tem o mesmo grupo de trabalho e nomes diferentes, neste caso:

Grupo de Trabalho: Casa
Desktop: Computador1
Laptop: Computador2

Ao aceder no portatil a partição q partilhei, é claro q ela nao aparece.

O que é q me esta aqui a falhar?
Será a placa de rede on-board do desktop? Ja actualizei os drivers e nada. Será o cabo? Quando fui comprar a loja pedi um cabo cross-over com 7 mts. (tiveram q fazer). Cross-Over ou Cruzado é o mesmo?

Ajudem-me sff.
 
Whooper disse:
Ajudem-me sff.

Bem a cena tá quase resolvida:

Pois é!
O Problema é do cabo que nao é cruzado (tou com um pó aqueles gajos da loja... ). Ja sei disto, porque entretanto fui a outra loja, em q estava para ir comprar uma placa de rede PCI para usar em vez da onboard, e aproveitei e levei o cabo e perguntei se era cruzado ou não, onde me disseram q nao era nada cruzado, limitaram-se a cravar os fio na ficha e tá andar de mota. Nao cruzaram fios nenhuns.
Fiquei logo lixado.

Tive o cuidado de, na loja, pedir um cabo cruzado (perguntei se cruzado é o mesmo que cross-over-- como naõ sei distinguir, confiei, e deram-me o banho, e larguei 15.5€ por 7 mts de cabo mais as respectivad fichas.
Na 4º. feira vou la armar barraca na loja.

Um gajo ja nao pode confiar em ninguem, da**e!

desculpem lá o desabafo.
 
Código de Cores

Para não voltares a levar banhada nos cabos, deixo-te aqui umas dicas.

Usualmente no que se trata a cablagem de rede usam-se 2 normas para cravar os cabos, sendo o código de cores o seguinte:

Norma A Norma B

Branco Verde Branco Laranja
Verde Laranja
Branco Laranja Branco Verde
Azul Azul
Branco Azul Branco Azul
Laranja Verde
Branco Castanho Branco Castanho
Castanho Castanho


Um cabo Straightrought (directo) consiste na utilização da mesma norma A ou B em ambas as extreminades.

Um cabo Crossover (cruzado) consiste na utilização de uma norma numa extremidade e da outra norma na outra extremidade.
Isto é necessário devido ao equipamento activo (placas de rede) ser do mesmo género, sendo necessário trocar o sinal TX (transmissor) e o RX (receptor) para efectuar comunicação.
No teu caso, devido ao cabvo ser directo a placa do desktop (por exemplo) enviava um sinal para o canal de transmição da outra placa, quando devia enviar para o canal de recepção. Daí a utilização do crossover ser necessária.

Deixa-me também avisar que à pessoas que não utilizam as normas acima referidas por mim para cravar os cabos. Isto não quer dizer que os cabos não funcionem, mas dificulta a verificação. De qualquer das formas tens um truque que podes usar para verificar se o cabo é crossover: verificas o codigo de cores existente numa extremidade, depois na outra extremidade o 1º tem de estar trocado com o 3º e o 2º tem de estar trocado com o 6º.

E lembrate que o código de cores vê-se da esqeurda para a direita.

Se assimilares esta breve explicação sobre cablagem não voltas a ser burlado.

PS: Para aumentar + 1 pouco os teus conhecimentos sobre cablagem, os conectores dos cabos de rede não se chamam RJ45, apesar de 99% do pessoal os chamar com esse noem, na verdade está errado. Esse conectores pertencem a um antigo sistema telefónico dos EUA. O nome correcto dos conectores será Conectores ISO 8877.

Quando fores a sitio onde compraste o cabo ja dispões de conhecimentos sifucientes para barrares quem te fez o cabo.

Fica bem.
Um abraço.
 
Bem o código de cores não saiu bem, aqui está apresentado correctamente:

Norma A
Branco Verde
Verde
Branco Laranja
Azul
Branco Azul
Laranja
Branco Castanho
Castanho


Norma B
Branco Laranja
Laranja
Branco Verde
Azul
Branco Azul
Verde
Branco Castanho
Castanho
 
Bem vou aproveitar este post e colocar a minha duvida: ligar 2 comps em rede é melhor assim ou usando um router? ligando por cabo consigo partilhar a impresora para os 2 comps?
Obrigado
 
RE: Ricardo Miguel

Se a tua intenção é unicamente ligares 2 computadores e não tens prevista a ligação de nenhum extra, o melhor para esse caso seria mesmo uma ligação directa com um cabo crossover.

Se tens prevista a adição de mais computadores à tua rede, aconselhote um switch ou um router. Dá para ligares com ambos os equipamentos, sendo que a diferença estará nas configurações. O XP até já faz isso através de Wizards, lg também nem te chateias mt.

A impressora podes partilha-la em ambos os casos. Basta ires a "Impressoras e Faxes" e com o botão direito do rato, clicas na impressora desejada e na opção Partilha (ou Sharing...).

Qualquer dúvida que surga, posta para aqui ou pm me.

Um abraço.

PS: se optares por ligar os computadores com switch ou router, o cabo será StraightThrough (directo).
 
Nao será só estes 2 mas estou com a cabeça toda comida de tentar perceber como por as fichas, sim vou eu por as fichas pois o cabo já aqui tinha mas sem fichas, alguem podia explicar como por as fichas para ficar em crossover?
 
Epá!

Agora sim o cabo q tenho ja e cruzado, pois os PC's ja comunicam.
Ainda assim tá um probleminha, seguinte:

No Lap. consigo ver o disco do desktop q defini para partilhar, so q quando tento entrar, diz-me que: "Computador1 nao está acessivel. Pode nao ter permissão para utilizar este recuso de rede.Contacte um Administrador deste servidor, para saber se tem permissões de acesso. O caminho da Rede naõ foi encontrado."


O 'Computador1' é o Desktop.

Ou seja parace haver aqui um problema de permissões >(
MAs acontece q nos 2 PC's nao existe mais nenhum utilizador para alem do unico que é Admin. tambem.

Alguem me pode ajudar?

No Icone de ligação á rede local (2 pcs a piscar em azul), tenho lá um sinal amarelo, q indica um problema na ligação, e quando la clico, tenho que o estado da ligação é Ilimitado/Inexistente. Posteriormente faço um "Reparar" ( a ligação e o Win. faz uma renovação de endereço IP, depois disto dá um erro que diz, que : naõ consegue renovar o IP.

Alguem me pode ajudar?

Desde ja o meu muitoi obrigado. :001:
 
boas tenta alterar esta opção , vai ate ao control panel -> admin. tools -> Local Security Policy -> security options


e altera esta opção :
network acess : sharing and security model for local accounts-> classic

abraço
 
Respostas

Ricardo Miguel: Para cravamento de cabos, basta leres a thread que coloquei um pouco antes da tua. Tem como nome: Codigo de Cores.

Whooper: Embora sejas Administrador, podes não ter permissão de acesso. Mas isso resolve-se: vais ás propriedades do disco e escolhes a opção Partilha (Sharing...); verifica que o user "Todos" ou "Administrador" têm permissões. Caso não tenham, bastará adicionares.

Para renovares o IP, tenta ir a prompt do MS-DOS (Microsoft-Disc Operating System) e digita, "ipconfig /release" e de seguida "ipconfig /renew".

Lembrate, que para os computadores comunicarem, ambos têm de estar na mesma rede IP; falando especificamente no teu caso, verifica se os 3 primeiros campos do IP são iguais.

Por exemplo:
Desktop-> 192.168.10.1
LAP-> 192.168.10.2


Isto deve resolver o teu problema. Caso não o faça, diz qq coisa.
 
Pois cá estou de novo, e isto ainda nao funciona como deve de ser, ou seja ainda nao consigo aceder aos ficheiros do Desk, a partir do Lap.

Ja segui as dicas dos users: Condez e do Sniper, e nada, continuo a ter problemas.

Ja estive a verificar os endereços IP, e detectei que apenas os 1ºs 6 Nºs são iguais, neste caso:

Portatil: 169.254.39.28
Laptop: 169.254.163.231
Em: Mascara de sub-rede, os Nºs são os mesmos.
Como vem apenas 6 Numeros são identicos, será disto?
Ou será dos SO serem diferentes?

Agredecia ajuda urgente, sff (os Pc's estarem em rede faz falta para trabalho da minha irmã).
Irei estar aqui por perto a verificar se alguem entretanto ja respondeu.
:)

Obrigado.
 
Última edição:
Existem 3 classes de rede IP.

Classe A
Classe B
Classe C

Madiante cada classe, varia o numero de computadores que estão inseridos na rede.
O que define a classe das rede é a Subnet Mask, que através da operação lógica "AND", define a rede (network ID) e a tua idfentificação nessa mesma rede (host ID).

Por exemplo:
IP - 192.168.100.1
Subnet Mask - 255.255.255.0

Network ID - 192.168.100
Host ID - 1

Neste caso estás inserido numa rede de classe C (host=192.168.100.xxx), sendo a tua ID na rede "1".

Uma rede de classe C, permite 253 ID's. Estando o valor situado no intervalo
]0;255[. Os valoares 0 e 255 estão reservados, como tal são excluidos.


No teu caso em especifico, estás numa rede classe B, pois a tua subnet mask está definida como 255.255.0.0; A classe da rede em que estás inserido não efecta as comunicações, como tal não é devido a essa situação que não consegues comunicar.

Observando os teus IP's, eles foram gerados automáticamente pelo windows tal como a tua subnet mask.
Eses valores indicam que tem o teu sistema está configurado a obter IP's automáticamente mas não tens nenhum servidor DHCP na rede. O servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é responsável por atribuir IP's automáticamente.

Esta é a razão pela qual tens esses endereços IP. Mas isso não invalida o puderes comunicar.

O windows devolve-te algum erro para não conseguires aceder aos ficheiros?
 
Condez disse:
O windows devolve-te algum erro para não conseguires aceder aos ficheiros?

SIm, um erro que tem a ver com premissões.
Uma coisa que ja reparei é que:
na placa de rede do portatil a luz que indica trafego esta apagada, e no desktop não, acende-se a ver de a laranja. Ontem trouxe o portail para experimentar a liga-lo com o meu PC (desktop tb) e é a mesma coisa.
Errm..será que é algum problema com a placa de rede do portatil?

Tou-me a stressar com isto!
 
Back
Topo