[Ajuda] Ligar router ADSL RDIS a router wireless

ticoo-pt

Power Member
Olá a todos. Vou fazer uma configuração de rede que me é estranha, e por isso venho aqui pedir alguma ajuda.

Tenho um router Wireless Buffalo n-finity qq coisa (nao sei a referencia de cor) e tenho uma linha ADSL RDIS. Queria ligar os computadores da rede wireless à Internet, sem ter de substituir o router wireless (que tem uma porta WAN). Ora, posso adquirir um router ADSL RDIS (com 4 portas ethernet, e eventualmente uma ligação wireless, que poderá ou não ser utilizada) e ligar este router ao router wireless (pela porta WAN) e partilhar a Internet (sem fios) pelos computadores que já estão ligados ao router que ja tenho? E esta configuração será muito difícil de efectuar?

Aguardo as vossas respostas.
MC
 
Boas.

Sim, é possivel.
Em primeiro lugar, verifica se eles estão a atribuir ip's iguais. Podes faze-lo vendo no manual qual o ip dos routers. Se forem iguais, tens duas possibilidades:
1- aceder a um deles e alterar o ip [ex: o teu router cabo fica com o 192.168.1.1 com uma máscara /24 (255.255.255.0) e o wireless fica com o 10.0.0.1 com uma máscara /8 (255.0.0.0)]
2- acede ao router wireless e colocá-lo em modo AP (acess point) e colocar um ip da mesma gama (ex: cabo - 192.168.1.1 wireless - 192.168.1.2)

Tambem existe a possibilidade de ficar só com o wireless (caso queiras ter apenas rede wireless), mas terias que averiguar se a atribuição de ip por parte do teu ISP está vinculada ao mac do router que recebeste. Se optares por esta opção, terás que atribuir ao router wireless (se possivel) o mac do outro :D

Qualquer dificuldade, apita. Cumps.
 
Em primeiro lugar, verifica se eles estão a atribuir ip's iguais. Podes faze-lo vendo no manual qual o ip dos routers. Se forem iguais, tens duas possibilidades:
1- aceder a um deles e alterar o ip [ex: o teu router cabo fica com o 192.168.1.1 com uma máscara /24 (255.255.255.0) e o wireless fica com o 10.0.0.1 com uma máscara /8 (255.0.0.0)]
2- acede ao router wireless e colocá-lo em modo AP (acess point) e colocar um ip da mesma gama (ex: cabo - 192.168.1.1 wireless - 192.168.1.2)

Olá. Obrigado pela resposta. Se não me engano, o router wireless está a atribuir endereços do tipo 192.168.11.* e o router que comprarei (tenho um semelhante em casa) atribui 192.168.1.* ...

Outra coisa, o router wireless, se nao me falha a memória, tem atrás um interruptor para seleccionar ROUTER ou AP ...
 
Olá. Obrigado pela resposta. Se não me engano, o router wireless está a atribuir endereços do tipo 192.168.11.* e o router que comprarei (tenho um semelhante em casa) atribui 192.168.1.* ...

Outra coisa, o router wireless, se nao me falha a memória, tem atrás um interruptor para seleccionar ROUTER ou AP ...

Faz como preferires :D

Cumps.
 
Back
Topo