1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda: limpeza de lente D40

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por TosteX, 8 de Janeiro de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1139)

1. TosteX

TosteX Powre Membre

Estou há imenso tempo com um ponto negro na imagem, pelo que eu suspeito que seja uma partícula de pó. Exemplo:

Para tal comprei esta pêra:

O problema é que por mais que sopre o problema não passa. Já soprei na objectiva (ambos os lados) e no espelho, mas sem sucesso.

O que é que estou a fazer mal?

2. arkannis

arkannis Power Member

Já experimentaste passar com um pano de microfibras, daqueles de limpar os oculos por exemplo?
    Usas primeiro esse soprador para garantir que a lente nao tem graos que possam riscar, e depois com um pano limpo vais passado suavemente.

Mas o mais provavel é nao ser da lente, porque tinha que ser um bocado de po ainda consideravel para te aparecer assim uma mancha tao grande.

3. TosteX

TosteX Powre Membre

Eu vi no manual onde se bloqueava o espelho, mas depois no menu da câmara não aparece essa opção...:confused:

4. bebum

bebum Power Member

Na minha tenho essa opção.... talvez seja a versão do firmware...

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Tens que ter a bateria completamente carregada, e mete isso no modo manual :)

6. TosteX

TosteX Powre Membre

Então é isso, vou carregar tudo então.

As fotos foram tiradas propositadamente em automático só para mostrar. ;)

7. PCC

PCC Power Member

Se quiseres ver se tens mais pó, põe a câmara em prioridade a abertura e utiliza a abertura mais pequena que tiveres e tira uma foto a um céu azul ou então também pode ser uma parede branca ;)

Assim é que vais ver o que realmente tens de lixo no sensor :007:

Última edição: 9 de Janeiro de 2009
  8. rekarde

rekarde Power Member

Se não aparece a opção para bloquear o espelho, é porque deves ter a opção "my menus" activada. (não me lembro do nome ao certo).

Vai ao "Menu Configurar" > "CSM / Menu Config" e escolhe o "Menu Completo" (inclui café e sobremesa :biglaugh: )

9. kryo

kryo Power Member

para complementar a informação:
    manual, diafragma na maior abertura possivel, velocidade de disparo de 1 segundo ou 2 segundos, foco no infinito, ISO 100, dispara contra uma parede branca e mexe bastante com a máquina.
    depois, photoshop, auto-levels, e vês a imundicie que é o teu sensor haha

10. Warlord

Warlord [email protected] Member

axo k nao e bem assim, pelo k tenho lido:

- Modo Av, abertura o mais pekeno possivel (f/alto)
    - EV +1
    - Foco manual em infinito
    - Apontar para folha/parede branca bem iluminada, perto da parede/folha
    - Abrir em photoshop e fazer auto-levels.

11. kryo

kryo Power Member

hum, tive a ver, e tens razão sim senhor.

não sei porque, associei mais luz a mais datalhe, pelo menos da sujidade lol.

12. Warlord

nao, com aberturas pekenas é k o lixo se comeca a ver, dai ser mais problematico a limpeza da lente e sensor kando fazes macro com grandes magnificacoes, ja k tens de usar aberturas pekenas para conseguir DOF decentes, ai e k a porcaria vem ao de cima :lol:

e tb nao convem mecher a máquina para poderes ver exactamente onde esta a sujidade, se meches, fazes blur das manchas pela foto tornando mais dificil descobrir a sujidade.

13. kryo

kryo Power Member

não, não. se mexeres a máquiona é melhor. porque a sujidade não mexe lol, está no sensor. lembra-te, tu mexes, e o que fica desfocado é o objecto.
    como a sujidade está no sensor, onde é gravada, não mexe.
    experimenta.

14. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Será que a sujidade não está na lente?

15. Warlord

certo, tens toda a razao.

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Partilhar esta Página