[ajuda] máquina bridge. Qual escolher?

pauloafe

Membro
1) Qual o orçamento?
- até 450€

2) Que tipo de máquina queres?
- bridge

3) Qual será a utilização?
- tudo. :P


4) Preferes alguma marca?
- já tive duas Canon que deram o berro, mas por minha causa. Desta vez pretendia mudar. Mas se a Canon tiver máquina que me convença...aceito.

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
- on-line

6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
- zoom normal. alguns arrastamentos, carros em movimento em ambiente nocturno, arrastamento de ondas, se é que me faço entender.

7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?
- possivelmente cartão de memoria. Tenho um ainda da Canon Ps a90

8) Pilhas ou bateria?
- bateria.


Pretendo máquina com alguma qualidade. Nunca usei uma Reflex, mas julgo que irei ter alguma dificuldade em tirar fotos sem olhar o lcd, motivado por alguma falta de vista, dai ter colocado de parte a opção por uma reflex. ( espero que não tenham achado este meu receio muito ridiculo).

Agradecido.

 
boas

eu brevemente vou adquirir uma Olympus SP 570 UZ mas tambem andei inclinado para a Fuji S 8000 Fd mas nem uma nem outra tem bateria.
os user aqui do forum gostam muito da Panasonic FZ 18 mas em breve vai sair a FZ 28.
eu vu adquirir a minha maquina na ***** mas na loja eles em lsboa.
espero ter ajudado e boa sorte.

abraço a todos
 
Boas...
Se não for muito urgente a compra acho que deves esperar até sair a panasonic FZ 28 e deves ver os reviews dela e vês até que ponto achas que ela serve.
Espera por mais comentários para que possar formar uma opinião mais racional.
Cumprimentos;
Marco Pinho.
 
boas

eu brevemente vou adquirir uma Olympus SP 570 UZ mas tambem andei inclinado para a Fuji S 8000 Fd mas nem uma nem outra tem bateria.
os user aqui do forum gostam muito da Panasonic FZ 18 mas em breve vai sair a FZ 28.
eu vu adquirir a minha maquina na ***** mas na loja eles em lsboa.
espero ter ajudado e boa sorte.

abraço a todos


A Olympus desconhecia vou aproveitar a dica e investigar melhor. Quanto às Panasonic mesmo a Z28 já li algumas coisas aqui pelo fórum. Há pessoal entendido na matéria. Tanto a z18 como a z28 são máquina que tinha em mente, até porque julgo que o preço é convidativo dada a qualidade. O facto de não referir quando coloquei a questão inicial foi mesmo para saber a vossa isenta opinião.
A Z28 ainda não está disponivel. No inicio de Setembro irei ficar ausente do país uns 4 meses. Gostaria de a comprar antes.
Aguardo por mais alternativas. Obrigado.
 
panasonic fz50 ou fuji s9600

Tu, do pouco que li dominas a coisa. Também já li que preferes a s9600 à f18, a máquina que estive quase para comprar antes de ler umas coisas por aqui. Não és o único a colocar defeitos na fz18.

fz50 não conheço muito bem. vou ver isso, mas já ouvi dizer maravilhas da s9600. És capaz de desempatar isso?
 
em primeiro lugar eu n domino nd :lol:

nunca usei nenhuma s9600 ou fz18. baseio-me apenas em reviews e fotos que vejo da máquina.
como utilizador de uma compacta panasonic posso-te dizer que o mal desta marca (pelo menos até há pouco tempo atras) era o seu processador de imagem.
ao aumentar o iso, como deverás saber, aumenta tb o ruido na foto. o venus engine III ao atenuar o ruido acabava por "borrar" literalmente a pintura. como falas em usar a máquina de noite parece-me que este será desde logo um ko para a panasonic.

a fz50 por ter um sensor maior aliado a fotografar em RAW poderá ser um pouco melhor nesse aspecto.

relativamente à fuji sempre foram máquinas superiores graças ao sensor que equipa as bridge e algumas compactas.
numa s6500 consegues uma imagem a iso1600 usavel em 10*15 ou tv até 15*20
já na s9600 por ter mais MP a qualidade deteriora-se um pouco.
mas na verdade este é o unico ponto forte das fuji... optimas prestações para uma máquina n reflex em isos elevados

se formos comparar fotos de uma fz8 com uma s9600 a iso 100 ao ar livre a superioridade da lente Leica das panasonic ganha por kilometros

no entanto estas novas fornadas da panasonic (fz28 e meia duzia de copactas) que vêm equipadas com o venus engine IV que parece-me ter resultados MT melhores que o anterior.

pessoalmente que estou habituado a usar uma bridge gosto mais do corpo da s9600/fz50. zoom e foco por aneis, corpo mais robusto, sapata de flash, etc...

basicamente a coisa pode-se resumir assim:

boas prestações em ambientes de pouca luz - fuji
qualidade de imagem em fotos durante o dia - panasonic

edit: atenção que as fuji que falo são a s6500 e s9600. as restantes s5xxx, s8xxx são uma banhada
 
Última edição:
Recupero o tópico com alguma desilusão face à escolha que fiz, e quero aproveitar para agradecer no entanto as dicas que me deram e ao mesmo tempo tirar uma duvida.
Mais de 60 % das fotos que tirei com a fz18( máquina muito apreciado por muitos users) ficaram com ruído. Imenso ruído aliás e nem sempre as condições de luz eram más. Que se passa escolhi mal o modo, num outro modo sem ser o IA é preciso ter assim tanto cuidado com as configs?

pá já tive duas canon mais básicas e não era frequente ver isto com tanta foto.
 
Atenção que para uma máquina, más condições de luz é tudo o que não seja sol/luz do dia. Outra coisa que também pode estar a acontecer é a máquina usar ISOs muito altos, procura no menu como trancar isso a ISO100 ou ISO200.
Mas regra geral, é normal as Panasonic terem algum ruído e grandes perdas devido à redução de ruído em ISOs para cima de ISO200.
 
Atenção que para uma máquina, más condições de luz é tudo o que não seja sol/luz do dia. Outra coisa que também pode estar a acontecer é a máquina usar ISOs muito altos, procura no menu como trancar isso a ISO100 ou ISO200.
Mas regra geral, é normal as Panasonic terem algum ruído e grandes perdas devido à redução de ruído em ISOs para cima de ISO200.

queres então dizer que dentro do compartimento de uma casa bem iluminada as condições são más?
ok, vou seguir essa dica, se possível "trancar" isso, por forma a nunca passar o iso200. Amanhã testo isso com os diversos modos e se o problema persistir reformulo a questão desta vez com exemplos.
 
queres então dizer que dentro do compartimento de uma casa bem iluminada as condições são más?

Por bem iluminada entendes o quê?

Lâmpadas "domésticas" são muito fracas para fotografia. Para ficares com uma ideia, o candeeiro do meu quarto tem duas lâmpadas equivalentes a 150W cada uma (que já muita gente considera um abuso). No entanto, mesmo com a máquina a ISO800 e com abertura de 2.8, só consigo velocidades de disparo entre 1/15 e 1/25s, que já é demasiado baixo para fotografar algo que se mexa.

Uma luz suficientemente forte para tirar fotos, sem flash e em ISOs baixos, são aqueles holofotes de halogéneo de 500 ou 1000W.
 
Back
Topo