[Ajuda] Máquina compacta nos 130€-150€

Luis_

Power Member
  1. O QUE: Máquina compacta
  2. POR QUANTO: 130€ - 150€
  3. PARA FAZER O QUE: Retratos, paisagens.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: Tenho uma maquina digital muito manhosa da Pentax com alguns anos e cuja bateria se viciou muito rapidamente. Muito lenta a tirar fotos e, com flash, eram incrivelmente lentas a serem processadas e saiam sempre tremidas....
  7. COMO É A TUA "REDE": Não faço ideia, mas não conheço ninguém que perceba do assunto.
  8. ONDE COMPRAR: Loja online ou fisica, tanto faz. É onde for mais barato!
Valorizo uma máquina que não falhe no que descrevi no ponto 6. e que seja tão pequena quanto possivel... comodidade de transporte e rapidez/eficiencia de utilização para não perder o momento. Com a maquina que tenho acabei por deixar de tirar fotos em algumas ocasiões (ou nem sequer a levava) por saber que está cheia de feitios e defeitos.

EDIT: Não tenho especial pressa, posso comprar até meados de Julho.
 
Última edição:
comodidade de transporte e rapidez/eficiencia de utilização para não perder o momento.
Esta condição é impossível em máquinas digitais.
Rapidez para não perder o momento* só com DSLRs, que são grandes. Comodidade de transporte podes sim ter, e a recomendação nessa gama de preços é a Canon IXUS 115/117 do costume. Ou melhor, a IXUS 220.

*: Quer dizer, também depende do momento a que te referes... Uma máquina digital demora sempre alguns segundos a arrancar e mais uns a focar (excepto DSLRs).
 
Obrigado pelas respostas, antes de mais.

Já tinha pesquisado (aqui na zwame, inclusive) e apontam sempre para a 220 HS que, pelas reviews que vi no youtube, é rápida o suficiente a arrancar. Nessa questão, para mim, é pacifica...
É mais em relação a tirar fotografia em si, a Pentax que tenho é uma desgraça nesse aspecto por isso estou um pouco "escaldado".

Agora a questão de ouro: a diferença da 115/117 para a 220 compensa? E vale a pena esperar até Julho para comprar, seja por descida de preço ou por entrada de novos modelos ?
 
Acho que para o o OP quer uma dessas canon é mais que suficiente.
Ele não estava propriamente a referir-se a já ter a maquina a jeito e ser só 'ligar e disparar'.

Julgo que estas compactas actuais já são relativamente rápidas, longe de uma dslr [especialmente a nível de focagem], mas também já bastante mais rápidas a todos os níveis em relação a compactas com alguns anos.
 
Agora a questão de ouro: a diferença da 115/117 para a 220 compensa? E vale a pena esperar até Julho para comprar, seja por descida de preço ou por entrada de novos modelos ?
A grande diferença é a angular (o "ângulo de visão": a 220 apanha mais que a 115/117, isto dá muito jeito em interiores e edificios). A 220 também grava som em estéreo.

Os novos modelos já entraram (IXUS 125 e 240) e julgo que com a vinda do Verão o preço das máquinas fotográficas tende a aumentar, não as estou a ver a baixar de preço muito mais. Os novos modelos não valem a pena, a 125 é o mesmo da 220 e a 240 tem wi-fi ou lá o que é... Em termos de qualidade de imagem parecem ser iguais.
 
Última edição:
Obrigado pelos esclarecimentos, acho que vou avançar para a 220 HS.

Vou então pesquisar qual o melhor sítio para comprar.

Vi que a máquina leva diferentes tipos de cartões (SD/SDHC/SDXC/MMC/MMCplus). SDHC de classe 10 é suficientemente bom?
 
Também tinha visto na worten (ie, no site) mas, como aparece como indisponivel, esqueci logo. Foste mesmo à loja fisica?
Tendo em conta que se pagam sempre portes em qualquer loja online, é um bom preço.

Eu comprei no site de uma loja portuguesa por 155€, se correr tudo bem depois posso dizer-te qual (não recomendo nada até saber que é de confiança, por motivos óbvios).
 
pois, eu vi mesmo na loja fisica mas ja vi na semana passada n sei se ainda existe em stock, sei que ja saiu um modelo para substitui a 220hs é a 125hs mas os valores sao bem diferentes e as maquinas sao semelhantes...
 
quanto ao preço, na worten esta a 159, mas pelo mesmo preço comprem na ***** uma vez que trás incluída uma bolsa e um cartão 4Gb class4 (da integral se não me engano)

também já andou na ***** mais barata, neste momento não sei o preço lá...
 
Do ponto de vista de marketing sim, do ponto de vista técnico não. A 125 é identica à 220 e não à 115.

Sim, eu falei em termos de renovação da linha que a Canon faz todos os anos... e, do ponto de vista de marketing, acho que a IXUS 220 foi renovada pela IXUS 240.

Apesar disto tudo, continuo a achar que a IXUS 220 é uma excelente compra e é aproveitar enquanto há.
 
O que o marketing das marcas diz interessa muito pouco para esta secção.

O que realmente interessa é que a IXUS 125 é basicamente uma IXUS 220 com um (novo?) sensor BSI de 16 MP (o que não é propriamente uma vantagem). De resto tem a mesma objetiva e características. Enquanto houver stock da 220 a ~160€, não compensa a 125 (que custa entre 210 e 250€). Mas atenção que o stock da 220 está a desaparecer. Quem estiver interessado deve aproveitar rapidamente.

A 240 também tem sensor de 16 MP e a mesma objetiva, mas tem touchscreen e wi-fi e custa entre 270 e 300€. Por isso é uma máquina bem diferente da 220.
 
A minha já chegou entretanto. É o modelo em preto.

As primeiras impressões são muito boas, pequena e bastante competente, é o que eu pretendia... foi passar da noite para o dia.
 
Back
Topo