ajuda maquina fotografica até 750 €

sirmister

Banido
A minha mãe é amante de fotografia e fazia muitas fotos com uma canon velhinha analógica, quer comprar uma digital que tire fotografias de qualidade mas nao percebe muito de maquinas e eu também sou muito leigo na matéria por isso chutem sugestões até 750 € .
 
Ela quer uma reflex, mas pretende com o tempo investir em lentes e acessórios (flash, filtros...) ou é para andar com a stock lens apenas?

Se for o primeiro caso, então força ;) Uma excelente opção é o kit da Nikon D40 + 18-55 + 55-200 VR, que deve andar neste preço, mais 1 par de SD cards, bolsa de transporte e bateria extra.

Otra opção é a Canon EOS 400d, mas é um pouco mais cara e as lentes não são tao boas (a 55-200 defaut não tem IS)

Se a idéia é manter só uma lente, deves escolher uma bridge. Actualmente as melhores, a S9600 é raro encontrar à venda, mas em breve a Fuji vai lançar a S100FS, um canhão :D O preço dela deverá ser na ordem dos 600-700 €
 
a maquina será para andar mais de stock, nao conhecia o conceito de bridge mas se calhar será o mais indicado vou tentar ler sobre essas duas que indicaste. Já no mercado que boas opçoes existem?
 
Já no mercado tens vários sistemas SLR, e tanto a Nikon como a Canon são boas opções. Também há lentes para as SLR que te oferecem uma grande gama de distâncias focais, como as 18-200 e 18-250. Não têm é tanta qualidade como outras, e o conjunto sai mais caro.

Sem ser SLRs, tens a Canon G9, que é das máquinas não-SLR com mais qualidade que há, e se quiseres maior gama de distâncias focais, tens a Fuji S9600 ou a FZ50 (penso que é esta).
 
Última edição:
antes de mais que máquina é que a tua mãe tinha?
era slr? tem lentes dela? se sim podes perfeitamente aproveitar a 350d enquanto há com a lente do kit
se a canon dela for slr deverá ter a lente 28-80 o que já dá para os gastos

senão ha outros sistemas alem da canikon. por 750€ ficas com um sistema pentax (k100d) ou mesmo olympus (E510) com 2 lentes
 
a maquina será para andar mais de stock, nao conhecia o conceito de bridge mas se calhar será o mais indicado vou tentar ler sobre essas duas que indicaste. Já no mercado que boas opçoes existem?

As "pontes" entre as dsrl e as compactas não me parece a melhor solução.
Tenho a Nikon 8800. Tem uma excelente lente 35 / 350 mm (eq). Faz uns excelentes bonecos se bem usada. Tem n possibilidades de regulação. Mas...
1. Não é para pressas.
2. O visor é incomparavelmente inferior ao de uma dslr.
3. Ao nível do ruído é um desastre.
Assim: por mais que as bridges tenham evoluído, uma dslr é outra música. Além do mais permite evoluir em termos de lentes. A minha escolha seria entre a D60 da Nikon ou a 450D da Canon com a nova lente.
 
Última edição:
Tenho a certeza que se vocês ainda conseguissem arranjar uma S9600 algures, que ela iría ficar muito satisfeita. Eu pessoalmente adoro. Sente-se a máquina na mão, o punho é igual ao de uma SLR (maior que o da S6500 e com melhor acabamento/material), o viewfinder electrónico é excelente, o melhor que já vi até hoje, a lente tem anel para focagem manual e tira excelentes fotos a ISO 400 (e mesmo a ISO 800) - Super CCD 1/1.6" - com um enorme zoom óptico de 300mm. Agora, se ela gosta de SLRs, a NIKON D40 era a máquina para o orçamento (melhor qualidade de imagem que a S9600, claro). No entanto se ela não gosta de estar a trocar lentes, vai ficar limitadíssima com os 55mm da D40. Vejam bem os prós e os contras destas 2 opções que me parecem ser as melhores no momento.

Acabo de ver fotos da S100 fs (ver o tópico) e desilude para o preço. Mais vale a S9600 a metade do preço. Que se lixe lá o estabilizador óptico. Quem é amante de fotografia regra geral usa tripé e há aí um tópico sobre o IS dos pobres que parece funcionar e custa $1. lol (um parafuso e uma corda).
 
As "pontes" entre as dsrl e as compactas não me parece a melhor solução.
Tenho a Nikon 8800. Tem uma excelente lente 35 / 350 mm (eq). Faz uns excelentes bonecos se bem usada. Tem n possibilidades de regulação. Mas...
1. Não é para pressas.
2. O visor é incomparavelmente inferior ao de uma dslr.
3. Ao nível do ruído é um desastre.
Assim: por mais que as bridges tenham evoluído, uma dslr é outra música. Além do mais permite evoluir em termos de lentes. A minha escolha seria entre a D60 da Nikon ou a 450D da Canon com a nova lente.

as coisas evoluiram desde a 8800. a nikon nc foi mt famosa pelas suas compactas
sim, uma bridge é mais lenta que uma reflex, sim tb tem um visor inferior, mas por metade do preço tb n se pode pedir caviar.

qt ao resto é tudo mt bonito, as slr fazem isto e levam lentes sim senhor, mas nem toda a gente tem disponibilidad€ para gastar milhares de euros em lentes
 
Ele disse "permite", não "obriga".

mas para isso convem definir logo à partida se o quer fazer ou n.
de nada adiante cmoprar uma reflex para andar sempre com uma 18-55 montada.
o provavel é acontecer como já vi (sim isto é real) um tipo vir dizer que tinha comprado uma 400d ou o que era e que estava desapontado com a máquina, pq n tinha mais zoom que a sony P72 que tinha.

se a ideia n é apostar em lentes no futuro então uma bridge é suficiente
 
Eu dou outra sugestão no campo das SLR, se ela não tiver lentes da Canon que valha a pena aproveitar, e se não se importar de trocar de lente de vez em quando.

Compra-lhe isto (409€) mais isto (343€), e assim bate quase certo nos 750€, ou então isto (573€) que é mais barato e só não tem o estabilizador.

Depois há as várias opções de bridges, que não são tão boas, mas são mais práticas e bastante mais baratas. Aí, a melhor, já depende da finalidade.
 
Sem dúvida absolutamente nenhuma o "kit" sugerido pelo Rui Marto é o melhor para o orçamento. Agora há aquela questão de ela ter de andar com uma lente atrás e ir necessitar de a mudar garantidamente. É aqui que gosto duma boa bridge mega zoom. O problema é encontrar a "boa" bridge. lol. As verdadeiramente boas bridge (Fuji S6500/S9600) foram retiradas do mercado (...!) e ficou uma S8000 fd que não vale um chavo (comparativamente, claro) :P
 
Pode sempre pagar um bocado mais e usar uma Tamron ou Sigma 18-200mm. Com o crop da Nikon torna-se uma 27-300mm 35mm efl.

As verdadeiramente boas bridges dependem do que vais fazer com elas. Pessoalmente acho as Fuji lentas, e volta e meia faço muitas fotos de desporto, pelo que nunca as comprava. Também não dou uso a ISOs elevados, por isso até poderia optar por uma Panasonic.
 
Pois, essa é que ía ser a minha sugestão. Lente fixa que faz tudo e tá feito.

Sim, é verdade po que dizes das "boas" bridge. Realmente a fuji para desporto não é uma boa opção.
 
Back
Topo