[AJUDA] Melhor router para modo bridge

Bible

Membro
Boa tarde, recentemente adquiri alguns equipamentos da unifi, com o intuito de montar uma rede paralela ou até substituir totalmente os equipamentos da Vodafone. Quando vi o que ia gastar a comprar ONT, ATA, switch extra etc, decidi-me ficar pelo Smart Router a assegurar iptv, telefone e CATV e ligar o meu USG em modo bridge. O problema é que (por ser noob na matéria) não pesquisei se o smart router permitia o modo bridge e ao que parece nenhum dos routers da Vodafone o permite por opção da operadora, por isso decidi mudar de ISP.
Posto isto leva-me á minha questão: qual a melhor operadora para implementar este meu sistema? Li bastantes coisas boas sobre o Fiber Gateway da MEO mas desta vez quero ter mais certezas antes de me mandar, por isso peço a vossa ajuda!
Agradeço também quaisquer dicas que me possam ajudar com o meu “projeto”.
Obrigado!
 
Os routers permitem, têm é essa função desactivada para os clientes residenciais. Salvo erro, para os empresariais, é libertada a funcionalidade sob pagamento. A NOS permite bridge livremente. A MEO não te sei dizer.
 
Os routers permitem, têm é essa função desactivada para os clientes residenciais. Salvo erro, para os empresariais, é libertada a funcionalidade sob pagamento. A NOS permite bridge livremente. A MEO não te sei dizer.
Sim era isso que queria dizer, obrigado! A minha questão agora é se faz alguma diferença entre a NOS ou a MEO em termos das specs e configurações do router (assumindo que os dois routers mais avançados de ambos têm o bridge ativo para o consumidor). Se sim, qual o melhor para este tipo de utilização?
 
Ambos os Operadores ( NOS e ME0) funcionam da mesma forma. O mode bridge é atribuído a porta 4 router/ont do operador e já está. Sobre que operador escolher é opção pessoal. Em casa dos meu pais eles têm NOS e comfigurei um router pfsense e dois APs wifi da unifi sem problemas apesar de que eu odeio o facto de se ter que usar uma app com acesso a internet para configurar parâmetros do router da NOS. Em minha casa acabei também por mudar da VDF mas para MEO. Em primeiro porque, por um lado em quase parte nenhum de Lisboa a NOS não tem fibra até casa do cliente (FTTH) só coaxial e isso não era uma opção, e depois porque falei com alguns ex colegas e amigos que ainda lidam com instalaçoes de fibra ( alguns em larga escala )me todos me disseram que a MEO bate todas as outras redes ( vale o que vale ).
Para ja estou satisfeito um bastou um telefonema para o apoio técnico para desligar o meo wifi que não me interessa , e o smart wifi que me impedia de desligar o WIFI do fibregateway …. Algo que também não me interessa para nada pois também aqui uso um router a correr pfsense e dois APs Wi-Fi da UniFi. Basicamente a duas comfigs que tenho são semelhantes
 
Boa tarde, recentemente adquiri alguns equipamentos da unifi, com o intuito de montar uma rede paralela ou até substituir totalmente os equipamentos da Vodafone. Quando vi o que ia gastar a comprar ONT, ATA, switch extra etc, decidi-me ficar pelo Smart Router a assegurar iptv, telefone e CATV e ligar o meu USG em modo bridge. O problema é que (por ser noob na matéria) não pesquisei se o smart router permitia o modo bridge e ao que parece nenhum dos routers da Vodafone o permite por opção da operadora, por isso decidi mudar de ISP.
Posto isto leva-me á minha questão: qual a melhor operadora para implementar este meu sistema? Li bastantes coisas boas sobre o Fiber Gateway da MEO mas desta vez quero ter mais certezas antes de me mandar, por isso peço a vossa ajuda!
Agradeço também quaisquer dicas que me possam ajudar com o meu “projeto”.
Obrigado!

Na Vodafone, permite-te configurar uma "DMZ/NAT" no Smart Router mas continuas a ter 1 só IP público, no setor doméstico. Se queres mais, contratas no segmento empresarial e pagas um extra por cada IP público adicional.

Na NOWO, com rede coaxial, tens bridge e sem NAT mas apenas e só 1 IP público.

Com a NOS, só quem tenha é que poderá partilhar.

Bridge puro (totalmente transparente), só na MEO:

>> com ONT puro da Altice (ONT7-SFU) e a pedido explícito no ato da contratação e da instalação (sim, nos 2 momentos...).
>> com o Fibergateway da Altice, tens uma bridge simples na WAN (VLAN12) e que te permite ter um segundo IP público, sem NAT.

A MEO, para mim (sou suspeito), é que tem à disposição as melhores condições técnicas, neste aspecto. Para quem queira ter o trabalho de configurar toda a sua rede própria (incluindo telefone e box), dispõe de ONT puro. Para quem só queira um segundo gateway/router com outro IP púbiico, o Fibergateway resolve muito bem.
 
Última edição:
Na Vodafone, permite-te configurar uma "DMZ/NAT" no Smart Router mas continuas a ter 1 só IP público, no setor doméstico. Se queres mais, contratas no segmento empresarial e pagas um extra por cada IP público adicional.

Na NOWO, com rede coaxial, tens bridge e sem NAT mas apenas e só 1 IP público.

Com a NOS, só quem tenha é que poderá partilhar.

Bridge puro (totalmente transparente), só na MEO:

>> com ONT puro da Altice (ONT7-SFU) e a pedido explícito no ato da contratação e da instalação (sim, nos 2 momentos...).
>> com o Fibergateway da Altice, tens uma bridge simples na WAN (VLAN12) e que te permite ter um segundo IP público, sem NAT.

A MEO, para mim (sou suspeito), é que tem à disposição as melhores condições técnicas, neste aspecto. Para quem queira ter o trabalho de configurar toda a sua rede própria (incluindo telefone e box), dispõe de ONT puro. Para quem só queira um segundo gateway/router com outro IP púbiico, o Fibergateway resolve muito bem.
Bom post.
Explica bem aquilo com que podemos contar nos operadores. Eu vou para meo também e vou usar o nosso bridge do router.
 
Eu irei, provavelmente e por condições comerciais mais favoráveis, mudar da meo para a vdf e o que vou usar, é o que o redalert indicou, um IP em DMZ. Dá para manter tudo o que é rede minha atrás desse ip e bem escondida. Na falta do bridge, terá de ser assim.
 
Back
Topo