Ajuda - Melhorar performance em jogos

ordisi

Banido
Ora bem passa-se o seguinte, instalei (outra vez, após alguns meses de pausa) o vista. Descobri a thread do romani48 (espero n me ter enganado) em sticky com muitos updates e cenas que tais e decidi dar-lhe uma hipotese. Sobretudo aquele KB referente ao SP1 fez-me ter esperança.
Tenho todos os updates disponiveis pelo windows update a a maioria dos que estão na thread em sticky excepto os que não se aplicavam ao meu sistema.
O problema é que nos jogos, tanto tenho vários segundos com fps's razoaveis, como de seguida tenho breaks que fazem desesperar qualquer um. Os 2 unicos jogos que experimentei foram o FSX-Acceleration e o Test Drive Unlimited. Eu sei que são puxadotes mas se no Xp correm bem, esperava que no vista já dessem pelo menos o mesmo.
Instalei as novas drivers 169.12 do site laptopvideo2go.

Deixo aqui o resultado do dxdiag em anexo e espero que algum iluminado me possa ajudar a descobrir o problema e talvez a solução.

http://www.divshare.com/download/2930234-476
 
hmm estranho.. o TDU era dos jogos que com o meu sistema antigo, um AMD 3800+ (X1), 7600GT e 1Gb corria me tão bem no Vista como no XP..

podes das uma, tentar a thread para pores a consumir menos ram eliminando serviços que não precises... mas o promenor que dás dos FPS's razoáveis e depois breaks podem ser umas coisas:

1º ouvi dizer que os "ultimos" drivers no laptopvideo2go têm tido problemas de performance em certos sistemas.. tenta instalar uns mais antigos
2º Não me parece, longe do que realmente pode ser, problemas de hardware
3º Disco ser lento e o swap time ser maior o que leva a esses Lows FPSs
4º disco fragmentado
5º má configuração do vista


eu aponto para os pontos 1, 4 e 5
 
O portatil não está a aquecer em demasia nem nada?
Nada. Apesar de não monitorizar as temperaturas com nenhum programa, não sinto o portatil mais quente, e o sistema de refrigeração parece estar a funcionar bem.

Tenho lido na net que o superfetch não é muito amigável para jogos porque faz cache na mesma enquanto jogamos e daí se dêm esses breaks. Experimenta desligá-lo, reinicias e vê se melhorou alguma coisa. Eu ainda não o fiz portanto não tenho certezas de que irá funcionar.
Vou experimentar, e depois digo algo.

hmm estranho.. o TDU era dos jogos que com o meu sistema antigo, um AMD 3800+ (X1), 7600GT e 1Gb corria me tão bem no Vista como no XP..

podes das uma, tentar a thread para pores a consumir menos ram eliminando serviços que não precises... mas o promenor que dás dos FPS's razoáveis e depois breaks podem ser umas coisas:

1º ouvi dizer que os "ultimos" drivers no laptopvideo2go têm tido problemas de performance em certos sistemas.. tenta instalar uns mais antigos
2º Não me parece, longe do que realmente pode ser, problemas de hardware
3º Disco ser lento e o swap time ser maior o que leva a esses Lows FPSs
4º disco fragmentado
5º má configuração do vista


eu aponto para os pontos 1, 4 e 5
O site laptopvideo2go está em baixo, portanto por enquanto não posso testar outros. Os disponibilizados pela toshiba são os 97.54 salvo o erro, portanto acho que nem vale a pena testar esses.
Quanto ao disco fragmentado, vou desfragmentar e logo que possa digo qualquer coisa, mas duvido que seja esse o problema.
Quanto ao 3º ponto, posso dar a volta a essa situação caso o problema seja mesmo esse?? (ou só trocando o disco?)
Quanto ao 5º ponto... não sei como poderá estar mal configurado. Formatei completamente o disco antes da instalação, que aconteceu no passado domingo. Instalei tudo normalmente e tal...

Por enquanto vou experimentar a performance depois de uma desfragmentação e de desligar o superfetch e logo digo mais.

Desde já obrigado a todos!

PS: Mais uns promenores que talvez possam ser importantes: Tenho internet pela placa PCMCIA da Vodafone e como antivirus instalei o AVG versão gratuita. Duvido que o problema seja disso mas...
 
Última edição:
AVG e Vodafone não devem ser problemas..
se tens o Vista todo instalado de novo também não deverá ser esse o problema.. se quiseres tira então alguns serviços na thread Vista Tweak da minha sig

cumps
 
AVG e Vodafone não devem ser problemas..
se tens o Vista todo instalado de novo também não deverá ser esse o problema.. se quiseres tira então alguns serviços na thread Vista Tweak da minha sig

cumps
Bem, os serviços em principio "comem" memória (acho eu) e a memória não se quiexa. Pelo menos quando estou a jogar, nunca ultrapassa os 1.6Gb. Mas em ultimo caso vou tentar isso sim.

Antes de jogar fechas a Sidebar?
Por acaso não... Será??
 
Última edição:
Depois de uma desfragmentação, de ter desactivado o ficheiro de paginação e de ter fechado a barra lateral (mesmo fechada na bandeja do sistema) continua tudo na mesma. Vou testar uns drivers do site tweakforce (visto que o laptopvideo2go tá down) e vou ver se isso resulta.
Senão parto para a sticky dos tweaks ao vista apesar de não acreditar que no meu sistema isso possa trazer muitas vantagens.

E agradeço de novo pelas vossas opiniões.

(Ah, o vista é o ultimate 32 bits)
 
Bem, após alguns testes mais aprofundados venho dizer o ponto em que isto está.
Instalei uns drivers novos do site tweakforce. 163.67 Mobile. Acho que não são assim muito maus.
Tentei com quase tudo fechado (net, messenger, AV, sidebar) jogar e melhorou um bocadito, isto falando apenas do Test Drive Unlimited.
Depois nas propriedades do jogo abri o separador compatibilidade e em modo de compatibilidade com XP ainda corre pior. Deixei normal (sem compatibilidade) e liguei as 3 caixas de: Desactivar temas visuais, Desactivar composição do ambiente de trabalho e Desactivar dimensionamento do ecrã em definições de PPP altas e a verdade é que notei uma certa melhoria. Tentei jogar um bocado numa resolução 8xx*6xx (n tenho a certeza dos valores mas foi lá perto) e quase conseguia jogar bem excepto uns pequenos breaks de longe a longe.
Como consegui jogar mais tempo reparei que ao fim de 5 minutos o portatil começa a aquecer um bocado (até agora acho que não jogava tempo suficiente). Decidi correr o jogo com o gestor de tarefas aberto para monitorizar o uso da RAM e do CPU e qual não é o meu espanto ao ver que o jogo está a utilizar o CPU a 100%. Será daqui o problema??
Eu pensava que este CPU ainda era bastante bom e capaz mas pelos vistos não.
Agradeço as vossas opiniões.
 
é normal isso.. seria normal é que não usa se a 100%

já agora a tua 7600Go é DDR2 ou DDR3? é que se for DDR2 também não podes esperar muito

depois.. quando disse para tentares outros drivers, referia me a usares uns drivers mais antigos..
 
é normal isso.. seria normal é que não usa se a 100%

já agora a tua 7600Go é DDR2 ou DDR3? é que se for DDR2 também não podes esperar muito

depois.. quando disse para tentares outros drivers, referia me a usares uns drivers mais antigos..
Bem, passei de 169 para 163. Mais antigos?? Alem do mais o windows update sugeriu-me instalar os 163.69 WHQL da nvidia. já instalei mas ainda não pude testar.
Quanto à grafica, como vejo se é DDR2 ou DDR3?? Só sei que tem 128Mb de Memória apesar de o vista lhe dar mais 700 e poucos de partilhada...
E se no XP consigo jogar relativemente bem, acho que a diferença DDR2 ou DDR3 seja a mesma tanto no vista como no XP não??

Muito obrigado pela ajuda!
 
Com os drivers 163.69 oficiais a performance melhorou um pouco, já quase não sofre de breaks, e alem disso parece que com estes drivers o consumo de CPU baixou um pouco (agora mantem-se nos 60/70%) isto falando de Test Drive Unlimited.
Acho que se resume tudo aos drivers da gráfica, tenho de experimentar mais alguns...

Muito obrigado a todos!
 
mas o consumo do PC convem estar nos 100.. quer dizer que está a usar as pontencialidades do CPU.. um jogo que em dual core não passe dos 50% é um jogo mal optimizado
 
mas o consumo do PC convem estar nos 100.. quer dizer que está a usar as pontencialidades do CPU.. um jogo que em dual core não passe dos 50% é um jogo mal optimizado
Então acho que o TDU é mal optimizado. :lol:
Ahh, andei a pesquisar e pelos vistos a minha Go7600 é DDR2 e o disco é de 5200rpm.
Será que um disco novo pode melhorar ou nem vale a pena com esta gráfica?
 
Back
Topo