[Ajuda Memórias]

ruivenancio

Power Member
Boa noite a todos e bom ano,

Tenho uma board Asus M4A785TD-V EVO com um kit 8Gb XMS3 (cmx8gx3m2a1333c9).
O que se sucede é que comprei um SSD instalei o 7 x64 e agora dá bluescreeen.
Já andei a pesquisar e estas memórias são a 1.6v, já mudei na bios para 1.5 mas dá na mesma o bluescreen. Já testei memórias noutro pc OK. Já testei SSD noutro pc OK...
A única diferença também que notei é que estas têm um Comand Rate a 2T...
Já não ando dentro da parte do HW nem do OC já há algum tempo pois dediquei-me à programação...

Quem me pode ajudar a resolver o problema? Penso que terei que fazer OC às memórias manualmente (ou seja colocar os valores de origem) só que na Bios aquilo tem lá opções que nunca mais acabam..
 
O blue screen dá-te um codigo de erro e consegues ter uma ideia de qual é o problema e a solução, o codigo aparece com um 0x00000000000.... a parte que te interessa são as letras e números que aparecem depois dos zeros, é só gloogares esse codigo que te aparecem várias listas com os erros e soluções. O command rate a 2T pode trazer instabilidade ao sistema se as ram´s não tiverem voltagem suficiente.

Também acho que resolves isso configurando os timmins das ram's manualmente na bios. Podes deixar quase todas as opções da bios em auto só precisas de mudar entre 4 e 6 valores e podes ver quais são pelo cpu-z. No cpu-z no separador SPD tens os timmings usados nas várias velocidades e no separador Memory tens os timmings que estas a usar nesse momento, apontas num papel os nomes e os valores e vais a bios.

Na bios no separador onde podes mudar os timmins os 3 primeiros da lista são os mais importantes e podes os por 9-9-9 ( CL - tRCD - tRP ) depois basta mudares o Command Rate para 1T se for esse timming que o cpu-z te dá. O Command Rate pode ser mais dificil de encontrar nas boards da assu porque pode aparecer com outro nome e em vez de um T tem um N. Podes procurar manualmente nas outras opções a que te dá o valor 1T ou 1N para saberes qual é o Command Rate.

Outra opção é deixares os timmings todos em auto e subires a voltagem das ram's para 1,65v que é a voltagem com que a corsair testa o teu kit.

A algo que me faz confusão, só depois de instalares o SSD é que tiveste problemas de blue screens? Não faz sentido, como é que tens o ssd configurado na bios? Tens de o ter configurado na bios com AHCI, convem instalares o windows com o ssd em AHCI e sem nenhum HDD ligado ao sistema mas tambem não me parece que isto seja problema para blue screen.
 
Eu dantes tinha 32bits... Agora tenho 64, logo usa toda a memória...
No CPU-Z aparece só as novas memórias a 2T e a 1,60v (isto em XMP2) mas suportam 1.5 em JDEC4, as outras que tenho também estão em JDEC4.. Se colocar só as outras funciona sem problemas.. Se colocar as novas blue screen logo... a ver se tiro mais info..
 
Segundo estive a ver, estas memórias não são compactivéis com a minha board, pois a minha board não suporta memórias com o protocolo XMP2.
Haverá maneira de contornar este processo ou tenho que comprar memórias novas?
Na caixa também vai lá citado works great on Intel i5 and Intel i7...
 
Back
Topo