[Ajuda] MEO vs. ZON

E no geral? O serviço Zon é consistente? É que da Meo não tenho queixas nenhumas, raramente falha.

Aconselho-te a perder uns minutos a ver o fórum da Zon para teres uma ideia do que te espera.
Basicamente vais passar do "raramente falha" para o "raramente funciona", sobretudo no caso das gravações automáticas.
 
Tenho que discordar.
Desde o início de 2014 que são raras as falhas nas Gravações Automáticas da ZON, e mesmo quando existem não são constrangedoras como antigamente. Melhorou a olhos vistos!
 
Desde o início de 2014 que são raras as falhas nas Gravações Automáticas da ZON, e mesmo quando existem não são constrangedoras como antigamente. Melhorou a olhos vistos!

Por enquanto. Pela tua experiência com a Zon pões as mãos no fogo quanto ao funcionamento daqui a umas semanas?
E nota que a tua expressão "são raras as falhas" mostra a tua resignação em relação ao funcionamento do serviço, já achas normal que o serviço tenha falhas, desde que não sejam muitas. Quem vem do Meo não está habituado a isso, garanto-te.

Mas há outras razões para quem vem do Meo sentir um "baque" quando muda para a Zon: zapping e box lentíssima, interface com usabilidade medíocre, bugs por resolver e recorrentes (por exemplo o bug das gravações a preto que volta e meio reaparece), box não respeita formato de emissão, etc, etc, etc.
 
Última edição:
Não ponho as mãos no fogo por nada, nem mesmo no que respeita ao meu trabalho. Idem para o Meo, não há garantias também. Não se controla todos os factores!
Não há serviços perfeitos por isso é tolerável uma falha de vez em quando, desde que raramente. Para além que existem falhas de vários tipos, as actuais do TimeWarp são pouco perturbadoras (quando existem).
De facto o zapping é o calcanhar de Aquiles, mas a interface é em tudo superior ao MediaRoom.
 
Não se controla todos os factores!

No caso do Timewarp a Zon não está dependente de ninguém e controla todos os factores. Não há desculpa para não funcionar mal a não ser incompetência e mau planeamento.

De facto o zapping é o calcanhar de Aquiles, mas a interface é em tudo superior ao MediaRoom.

É uma questão de gosto pessoal. O interface do Meo é mais intuitivo, responde mais rápido, clicas em menos teclas para obter as mesmas acções mas compreendo que há quem adore os rodriguinhos e animações da Irís, é uma questão de gosto pessoal. Digamos que o interface do Meo é mais ortodoxo, logo mais consensual.
 
O MediaRoom é mais intuitivo? Discordo por completo.
Há sempre factores externos e incontroláveis como avarias, congestionamentos, falhas de causa assinalável, etc. Isso tem tudo a ver com Gestão da Qualidade, que mede o pulso a essas ocorrências.
 
De facto o zapping é o calcanhar de Aquiles, mas a interface é em tudo superior ao MediaRoom.

Discordo desta afirmação. A interface é de facto mais apelativa, mas não tem a usabilidade, simplicidade e rapidez do MediaRoom. Por isso não posso considerar superior. Seria superior se tivesse a mesma performance como não tem é impossível considera-la superior só por ser mais "bonita".
 
Para mim o Snowflake é mais apelativo, simples de usar e tem uma boa usabilidade. Em termos de rapidez na interface também não se desenrasca mal, mas não é o ponto forte.
 
Quando a interface do íris conseguir fazer tudo isto: http://www.youtube.com/watch?v=EdNFPRNR16Q que o Mediaroom consegue com a mesma performance aí podes dizer que é igual. É que neste momento nem igual é. É inferior. A única coisa que de facto é superior é no design. Mas isso não influência em nada a utilização, apenas o coloca mais agradável à vista.

Repara no promenor de estares andar pelo guia de tv e conseguires ver em tempo real o que está a dar. É pena nessa review não ter mostrado a funcionalidade PIP. Também salientar a precissão que há quando se avança ou retrocede na emissão. Coisa que no íris é uma missão quase impossível.
 
E isso que mostras tem alguma a ver com usabilidade, simplicidade do próprio interface? Nada. Isso tem a ver com as funcionalidades implementadas, que já se sabe há décadas que são superiores na Vodafone e Meo e inferiores na Zon, como Fast zapping, PIP, etc.
 
E as funcionalidades não fazem parte da usabilidade e não permitem a maior simplicidade da utilização do software? Claro que sim. E dei-te ainda um exemplo claro em termos de usabilidade que foi o avanço e recuo da emissão. Algo tão simples como isto (no mediaroom) pode ser tão difícil no íris. Já não falo em termos de navegação como o guia tv. Que como visto permite uma melhor experiência (mostrando logo o que está a dar em cada canal) bem como a sua rapidez torna a usabilidade do software muito melhor.

Usabilidade o que é? Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante.

Dizer que a lentidão do íris e a falta de funcionalidades que este tem fazem com que tenha mais usabilidade que o Mediaroom... Sinceramente não concordo.
 
Tu deste um exemplo claro de funcionalidades, não de usabilidade.
Avançar e recuar na emissão é difícil em Box Dvr Iris? Não brinquemos, é super fácil e intuitivo!
O Guia TV da Meo pode ser mais completo, que o é, mas a facilidade de navegação é excelente na Iris.
Exactamente, usabilidade está ligado à facilidade e intuitividade, não está ligado a algo estar mais completo e com mais funcionalidades. Não misturemos conceitos.
 
mas doque vale teres um menu todo bonito, e facil de usar ( o que não acho ) se está sempre a bloquear e parece que tem lag? sinceramente prifiro uma box com graficos fracos mas que não bloqueia. e desde quando que a box da meo é dificil de mexer ou perceber? quem jjá teve em mão aos duas coisas é que sabe as diferenças.

mas dizer que a box da zon é melhor que a meo? desculpem mas é uma diferença daqui até ao sol
 
O que não estás a perceber é que as funcionalidades acrescidas do Mediaroom permitem uma maior usabilidade no manuseamento do software.

Usabilidade não é mais nem menos que o acesso mais facilitado e intuitivo no manuseamento da box. Se tens uma box (mediaroom) que te permite até ver o que está a dar nos outros canais sem mudares de canal não vais dizer que o box (iris) que não tem esta funcionalidade tem a mesma usabilidade. Não porque a box sem esta funcionalidade obriga-te a mudares de canal para veres o que está a dar. Gostaria que enumerasses os pontos onde o íris tem maior usabilidade, é que sinceramente não, estou a encontrar nenhum.

Nunca testei a box HD+DVR íris (e como é sabido esta já nem está em comercialização) apenas tive acesso à HD e sempre que andava para trás e para frente aquilo nunca parava no sítio onde nós queríamos. O que obrigava a repetir a operação para chegar ao ponto de emissão desejado. Não tem a mesma precisão do Mediaroom (seja em HD+DVR ou HD).
 
Última edição:
mas doque vale teres um menu todo bonito, e facil de usar ( o que não acho ) se está sempre a bloquear e parece que tem lag? sinceramente prifiro uma box com graficos fracos mas que não bloqueia. e desde quando que a box da meo é dificil de mexer ou perceber? quem jjá teve em mão aos duas coisas é que sabe as diferenças.

mas dizer que a box da zon é melhor que a meo? desculpem mas é uma diferença daqui até ao sol
A minha IRIS raramente bloqueia, portanto o que dizes não é totalmente verdade. Em relação à rapidez, já admiti que há melhores no mercado, não haja dúvida.
Não acho que a Box da MEO seja difícil de utilizar, simplesmente é um interface mais pobre e menos intuitivo na minha opinião. Para além de outros pormenores que não me agradam tanto, como haverem menus a mais. Mas, penso que é tudo uma questão de hábito, pois tem muitos prós.

O que não estás a perceber é que as funcionalidades acrescidas do Mediaroom permitem uma maior usabilidade no manuseamento do software.

Usabilidade não é mais nem menos que o acesso mais facilitado e intuitivo no manuseamento da box. Se tens uma box (mediaroom) que te permite até ver o que está a dar nos outros canais sem mudares de canal não vais dizer que o box (iris) que não tem esta funcionalidade tem a mesma usabilidade. Não porque a box sem esta funcionalidade obriga-te a mudares de canal para veres o que está a dar. Gostaria que enumerasses os pontos onde o íris tem maior usabilidade, é que sinceramente não, estou a encontrar nenhum.

Nunca testei a box HD+DVR íris (e como é sabido esta já nem está em comercialização) apenas tive acesso à HD e sempre que andava para trás e para frente aquilo nunca parava no sítio onde nós queríamos. O que obrigava a repetir a operação para chegar ao ponto de emissão desejado. Não tem a mesma precisão do Mediaroom (seja em HD+DVR ou HD).
As funcionalidades acrescidas completam a experiência de TV, melhorando-a. Usabilidade está relacionada com a facilidade em fazer determinada tarefa, como aceder ao Guia TV, etc, e nisso continuo a dizer que a ZON IRIS é mais intuitiva e prática, simples de manusear.

Um dos pontos que mais me agrada na IRIS é o Guia TV, a forma como está concebido. Na MEO sente-se que é mais arcaico, apesar de ter funções complementares que para alguns poderão fazer a diferença. A simplicidade nisto faz a diferença. Algo que me desagrada na IRIS é a Pesquisa, que parece uma feature inacabada!

A Box HD+ não permite avançar nem recuar na emissão em directo, isso somente está disponível na Box HD+DVR. E, nisso é irrepreensível!
Outra coisa é o TimeWarp, não confundas.
 
Discordo completamente. Então o EPG do Mediaroom é muito mais rápido e completo. Até permite ao navegares por ele veres o que está a dar em cada canal sem teres que fazer zapping. E o do íris? Lento e arcaico.

A tua última frase é mentira. A box HD da Zon permite sim senhor avançar e recuar na emissão em directo. O problema é que o faz mal diga-se de passagem (já descrevi em cima). Provavelmente "mentiste" por desconhecimento, mas já ficas a saber que a box HD dá para meter pausa, avançar e recuar em directo. Exactamente igual a uma DVR. Com a diferença que em vez de gravar a emissão no disco grava no cloud.
 
Última edição:
E isso é uma vantagem clara? Depende dos casos, pois se é assim, acho uma estupidez estar a assistir a uma emissão e ao entrar no Guia TV e querer agendar um programa de outro canal, mudar-me para a emissão desse canal. Arcaico é a interface do MediaRoom, digna do século anterior. Penso que é um dos únicos defeitos bem patentes, espero que a Ericsson dê a volta a isso rapidamente.

O que referes é que está errado, não se deve desinformar as pessoas quando não se tem conhecimento de causa.
A Box HD+ IRIS permite aceder às Gravações Automáticas e na Cloud e VER DO INICIO os programas de 80 canais. Não tem implementada a funcionalidade de Pausa TV que carece de um disco rígido local para a gravação temporária da emissão, o que só acontece na Box HD+DVR. O Pausa TV grava a emissão durante 90 minutos, sendo que elimina a gravação temporária quando se muda de canal, recomeçando a gravação até aos máximos 90 minutos.
 
O que é arcaico para ti? Ainda não percebi o conceito da tua definição. A interface do mediaroom é sim mais simples, mas isso não tem nada haver com usabilidade. É mais rápida e completa. A da Zon é o velho e chato guia de tv só com um design bonito e com a desvantagem de ser lento.

Eu sinceramente acho que estás a confundir o guia de tv normal com o timewarp que permite esse sim ver de forma organizada no íris os programas até 7 dias. Timewarp compete sim senhor com as gravações automáticas do Mediaroom. Aliás até considero que em termos de organização é superior ao mediaroom da Vodafone e iguala o Meo.

Em relação à box HD da Zon tu estas errado. Eu tive com essa box HD cerca de 2 semanas atrás aqui na casa ao lado. Permite colocar pausa, avançar e recuar na emissão em DIRECTO. Tem a funcionalidade "Pausa TV" como tu chamas em todos os canais com RestartTV. E não é preciso colocar "Ver do Inicio", basta carregar no botão pausa do comando. Funciona exactamente igual a uma box DVR. Com a vantagem que não está limitada por tempo como dizes que acontece na box DVR. E a desvantagem de estar limitada ao número de canais com RestartTV e ter o problema na precisão do avanço e recuo da emissão.

Só uma pergunta, há quanto tempo é que não mexes numa Zon Box HD 2.0? Se é que alguma vez mexeste... Posso-te assegurar com todas as letras que a única pessoa que está a transmitir informação errada aqui és tu. Aliás se algum cliente Zon com esta box andar por aqui que se pronuncie. ;)
 
O que é arcaico para ti? Ainda não percebi o conceito da tua definição. A interface do mediaroom é sim mais simples, mas isso não tem nada haver com usabilidade. É mais rápida e completa. A da Zon é o velho e chato guia de tv só com um design bonito e com a desvantagem de ser lento.

Eu sinceramente acho que estás a confundir o guia de tv normal com o timewarp que permite esse sim ver de forma organizada no íris os programas até 7 dias. Timewarp compete sim senhor com as gravações automáticas do Mediaroom. Aliás até considero que em termos de organização é superior ao mediaroom da Vodafone e iguala o Meo.

Em relação à box HD da Zon tu estas errado. Eu tive com essa box HD cerca de 2 semanas atrás aqui na casa ao lado. Permite colocar pausa, avançar e recuar na emissão em DIRECTO. Tem a funcionalidade "Pausa TV" como tu chamas em todos os canais com RestartTV. E não é preciso colocar "Ver do Inicio", basta carregar no botão pausa do comando. Funciona exactamente igual a uma box DVR. Com a vantagem que não está limitada por tempo como dizes que acontece na box DVR. E a desvantagem de estar limitada ao número de canais com RestartTV e ter o problema na precisão do avanço e recuo da emissão.

Só uma pergunta, há quanto tempo é que não mexes numa Zon Box HD 2.0? Se é que alguma vez mexeste... Posso-te assegurar com todas as letras que a única pessoa que está a transmitir informação errada aqui és tu. Aliás se algum cliente Zon com esta box andar por aqui que se pronuncie. ;)

Nesse ponto da "Pausa TV" estás correcto.

De forma sucinta o que acho do assunto:

ZON:
»Bugs: O restart TV/Timewarp está quase a funcionar em pleno e se não tivesse tido meses em que o serviço foi uma desgraça talvez nem me incomodassem as paragens de longe a longe que (por enquanto) agora acontecem.
Mas um bug estúpido é o erro ID 05 que passando uns 15 minutos de por um programa em pausa me aparece. E já não é a primeira box que tenho, já redefini as definições e tudo na mesma, ou seja, nem por um programa em pausa posso com tempo de acabar de almoçar por exemplo...

A usabilidade a nível da UI é, na IRIS, superior mas a sua fluidez compromete-a em três pontos: zapping, timewarp (quando "rebobino") e guia TV (que no Zon Online funciona 5 estrelas... excelente puder no meu telemóvel ter uma experiência digna ZON...) :facepalm:

Mas a interface é brilhante a nível de concepção, acho que o comando talvez devesse ter mais um ou outro botão mas nada de importante, no inicio os botões me pareciam muito rijos mas com o tempo acho normal, assim como quando quero passar do 1 para 2 ter de carregar para baixo (devia de haver uma opção para alterar isto) mas com o tempo me habituei.

Eu sou sincero, sou adepto de boxes do género da Humax, visual q.b mas rápidas e poderosas no que fazem a nivel de imagem e som e esta box da zon não me espantou neste requisito. Para mim isto deveria de ser o que as operadoras nos deviam de oferecer e quem consegue-o fazer mais perto é a MEO e a Vodafone mas claro que podemos exigir mais do que disse e a ZON comprometeu-se com a Iris em fazê-lo, mas no fim foi uma manobra de marketing porque quanto mais barata pudesse ser a box que conseguisse correr o software da Iris melhor. Eu não acredito que a empresa que desenvolveu o software tenha-no apresentado tão lento em funções básicas como a Guia TV (mas já vi muito pior que isto atenção, do género demorar quase 10 segundos a estar disponível a Guia). A Box é que não aguenta o grafismo do software, ponto!
 
Back
Topo