[Ajuda] MEO vs. ZON

O que é arcaico para ti? Ainda não percebi o conceito da tua definição. A interface do mediaroom é sim mais simples, mas isso não tem nada haver com usabilidade. É mais rápida e completa. A da Zon é o velho e chato guia de tv só com um design bonito e com a desvantagem de ser lento.

Eu sinceramente acho que estás a confundir o guia de tv normal com o timewarp que permite esse sim ver de forma organizada no íris os programas até 7 dias. Timewarp compete sim senhor com as gravações automáticas do Mediaroom. Aliás até considero que em termos de organização é superior ao mediaroom da Vodafone e iguala o Meo.

Só uma pergunta, há quanto tempo é que não mexes numa Zon Box HD 2.0? Se é que alguma vez mexeste... Posso-te assegurar com todas as letras que a única pessoa que está a transmitir informação errada aqui és tu. Aliás se algum cliente Zon com esta box andar por aqui que se pronuncie. ;)
Considero a interface IRIS mais simples, intuitiva e fácil de manusear e a interface MediaRoom mais confusa por ser às vezes demasiado completa. Isto é a opinião com que fiquei de alguns contactos pontuais com Boxes da MEO. Se pudesse tirava as teimas contratando a MEO, mas 24 meses de fidelização às mensalidades da MEO é demasiado para mim em termos de ficar amarrado sem jogo de cintura. Gosto de flexibilidade.

O TimeWap está implementado no Guia TV, não existe Guia TV normal separado. Por isso, não sei do que falas. Na MEO pelo que me lembro as Gravações Automáticas de 7 dias não estavam acessíveis no Guia TV, uma pura estupidez.

Desde inícios de Novembro quando um colega instalou o serviço no apartamento que alugaram. Não me lembro sinceramente de existir uma opção antes de GRAVAR quando no menu de PAUSA.

Mas um bug estúpido é o erro ID 05 que passando uns 15 minutos de por um programa em pausa me aparece. E já não é a primeira box que tenho, já redefini as definições e tudo na mesma, ou seja, nem por um programa em pausa posso com tempo de acabar de almoçar por exemplo...
Esse bug que falas é uma feature implementada de propósito no sistema. É para evitar que as pessoas deixem um programa TimeWarp parado e a alocar largura de rede para nada basicamente. E no TimeWarp podes recomeçar a ver a partir do ponto de paragem anterior. Se não se está a ver, desliga-se a Box e a TV, excepto umas pequenas pausas para as necessidades fisiológicas e para chamadas. Para pausas mais prolongadas como refeições não faz sentido permitir que continue sintonizado. O timeout estava em 30 minutos a não ser que tenham reduzido recentemente.
 
Em relação à "usabilidade" vejo que é mais uma questão de gosto pessoal da tua parte. Porque usabilidade é aquilo que facilita a utilização ao cliente. E por isso dizer que a interface completa do mediaroom onde permite até ao utilizar ver emissões em directo no próprio guia de tv é "demasiado completo" é claramente uma questão de gosto pessoal e não relacionado com a usabilidade.

Timewarp não está igual ao Guia TV "normal" não senhor. Se fores ao Menu e seleccionares Guia TV > Canal > irá aparecer de forma totalmente diferente (vertical, melhor organizado e com imagens) do Guia TV normal onde aparecem todos os canais (horizontal > estilo antigo). Eu por acaso gostei muito da forma como Timewarp está organizado. No Meo também dizem que está muito bom, mas não testei. Na Vodafone já deixa um pouco a desejar pois só tem o "guia tv normal" (horizontal) e não uma organização por canal como existe na Zon/Meo. A Vodafone precisa de melhorar o seu software é facto.

Em relação à Zon Box HD 2.0 então estás desactualizado. Actualmente essa box funciona exactamente como mencionei. E será com certeza o futuro da Zon.
 
Última edição:
Para mim a IRIS facilita bastante a realização das tarefas normais, por isso lhe atribuo uma elevada usabilidade. Como com as outras Boxes só tive utilizações pontuais não me agradou muito nesse aspecto, mas pode ser uma questão de hábito. A interface IRIS é mais arrumada, simplicista. Para ir ao Guia TV não preciso de olhar para as teclas e procurar alguma especial, como uma dedicada para o Guia TV como na MEO, e isso agrada-me. Mas, lá está, é capaz de ser uma questão de hábito.

O Guia TV pode ser mostrado por Dia (o que apelidas de "normal"), Género ou Canal, e isso nada tem a ver com o TimeWarp. Por isso não mistures, antes de haver TimeWarp já funcionava assim. E implementaram o TimeWarp em todos os modos de visualização do Guia TV (dia, género, canal). Se quiser ver os programas que deram há pouco tempo prefiro usar o Guia TV no modo Dia, se pretender ver os programas de um determinado canal escolho o modo de Canal, simples e intuitivo. Agora não digas que algo mudou por causa do TimeWarp pois o Guia TV já era assim, com estes modos de visualização, simplesmente agora permite ver a programação anterior, nada mais.

Futuro não será enquanto vigorar a limitação de tudo depender dos 80 canais. Maior patetice!
 
Está haver alguma dificuldade na comunicação entre nós. Mas eu vou ilustrar os meus comentários.

O que eu chamo de guia de tv "normal" é isto:

Zon%2BBox%2Bnova%2Bguia.jpg


Agora o que eu chamo de "timewarp" (que basicamente é o guia de tv por canal) é isto:

zon-iris-timewrap_03.jpg



Claramente NÃO SÃO A MESMA COISA. E até podia já existir antes do timewarp, eu apenas quis distinguir do guia tv clássico (normal) usando a expressão timewarp. Resumindo, na minha opinião, o guia de TV "normal" da Zon é péssimo. Básico e lento. Já o timewarp (guia tv por canal) é bem organizado, completo e rápido. No Meo também o é (ver: http://www.youtube.com/watch?v=0Cc1lboUuR8), por isso, não percebo o porquê da tua crítica. Poderias era criticar na Vodafone que basicamente só tem o guia de tv clássico mais completo.

As Zon box HD 2.0 são sim senhor o futuro. Não confundas com o presente. Quando as limitações técnicas hoje existentes forem ultrapassadas a Zon fica com uma box em termos de gravações equivalente à concorrência (Meo e Vodafone). Coisa que não acontece actualmente na versão DVR das mesmas.
 
Última edição:
De facto, parece-me um lapso de comunicação. A primeira imagem refere-se ao Guia TV com modo de visualização por Dia, sendo que o referido Dia pode ser escolhido entre os últimos 7 (TimeWarp) ou os próximos 7 dias. A segunda imagem refere-se ao Guia TV com modo de visualização por Canal, sendo que se pode escolher qualquer Canal e só aparece a programação desse por separadores, em que cada separador corresponde a um dia de programação incluindo os 7 dias anteriores (TimeWarp) e os 7 dias seguintes. Portanto, quer numa vista quer noutra tem-se sempre a possibilidade de ver a programação por completo, quer os programas que já deram e que estão acessíveis por TimeWarp quer os programas que ainda irão dar nos próximos dias. Por exemplo, nos TvCines dá-me mais jeito ver na vista de Canal, pois assim apercebo-me melhor dos filmes que deram nesse canal em específico. Já quando quero ver um programa que deu há pouco tempo prefiro a vista por Dia. O modo de visualização por Género também é muito interessante, pois permite filtrar todo o Guia TV por, exemplo, Filmes que deram nos Últimos Dias, mostrando somente todos os filmes que deram em todos os canais nos últimos 7 dias. É um modo interessante quando se quer ver um filme mas não se sabe qual, permitindo outra abrangência.
Só vinco que todos estes modos de visualização já existiam antes da introdução do TimeWarp, sendo que este só veio complementar mais o Guia TV (ex: agora na vista Canal aparecem igualmente separadores dos últimos dias e não somente dos próximos dias).
Este vídeo é bastante bom para demonstrar a versatilidade do Guia TV da IRIS, estando por esta ordem os modos de visualização: canal, género e dia.

A MEO tem um Guia TV com modo de visualização por Género (ex: Filmes, Séries, Documentários, Infantil, Desporto, etc) como tem a IRIS?

Como disse, enquanto perdurar a restrição dos 80 canais não há futuro para ninguém. Por exemplo, eu só pondero substituir esta Box pela 2.0 HD+ quando houverem condições de estabilidade nas Gravações na Cloud, quando removerem a referida restrição e quando garantirem que mantenho 500 horas de gravação a custo zero, permitindo assim uma poupança na conta da electricidade. Até lá não há menino! Se derem essas condições todas, não duvido que seja o futuro.
 
Última edição:
Eu costumo uilizar os dois serviços em minha casa tenho MEO, e em casa dos meus avós tenho zon. O que acho é o seguinte:

Meo
-menus mais intuitivos e rapidos, zapping rápido
- para quem tem serviço 4P, continua na operadora com maior cobertura de rede em Portugal( TMN)
-Os amigos e familiares moche que ainda sao muitos poderem contactar para M40 a 0 euros
- Ter um extra-plafon em cada cartao de voz de 5 euros podendo alterar até mesmo para zero, assim não se apanha supresas na fatura com chamadas de valor acrecentado,ou MMS etc...
-linha de apoio 16200 ser gratuita
- para quem tem ADSL ficar um pouco limitado em termos de numero de TV´s (2boxes); mas para quem tem fibra tem muito mais canais sem as boxes, até para quem tem crianças em casa o canal DISNEY dá nas televisões sem box enquanto na zon não dá
-criar o proprio canal, music box, cloud PT

ZON
- O cartão Zon muito bom para quem gosta de ir ao cinema com regularidade
- gosto da ZON FON e da APP ZON PHONE, menus da zon terem um aspecto futurista
- Não gosto do facto das comunicaçoes para numero especiais, valor acrecentado, roaming, MMS, aparecerem na factura, o que é sempre um incognita a fatura se não tivermos atenção, e ainda não dar para meter extra-plafon a 0 euros,
- canal TV GLOBO não ser pago, apesar de ser apenas uma triagem dos melhores programas que passaram no Brasil. Na Meo pagasse, mas é a TV GLOBO original
- conheço pessoas que tiveram promoçoes com os canais TV CINE, enquanto na MEO tem de se pagar sempre
- Cobertura da rede optimus nnos telemoveis, ser a mais baixa do mercado, o que pode ser limitador para quem costuma andar em vários locais de portugal
 
- Cobertura da rede optimus nnos telemoveis, ser a mais baixa do mercado, o que pode ser limitador para quem costuma andar em vários locais de portugal
Isso não é totalmente verdade. Em 4G a Optimus tem uma cobertura excelente, muito superior à da Vodafone.
Tanto a TMN como a Optimus cobrem sensivelmente 90% da população portuguesa com serviços 4G, se bem que a líder continua a ser a TMN mas com a Optimus a curta distancia.
 
Meo ADSL não e uma boa opção , aquilo e so problemas , principalmente se for numa zona longe da Central.
Maximo 2 box, net fraca, não se pode ter canais HD.
 
Não vale a pena estarem a aborrecer-se com as definições do serviço A ou do B. São coisas diferentes. Os utilizadores têm gostos diferentes. Eu gosto de uma coisa, vocês de outras. Não há certos nem errados. Há níveis de experiência diferentes.

Esta é uma das grandes dores de cabeça de quem trabalha a temática da experiência do utilizador. Não se consegue satisfazer todos os gostos.

Do que li acima - e digo já que não li os posts todos - o mais "fácil" é a parte gráfica. Isto porque tanto a Vodafone como o MEO usam o Mediaroom (a ZON OPTIMUS usou há anos uma versão inicial chamada Microsoft TV - lembram-se da TV Cabo Interativa?).

Agora usam outra coisa, que resultou no IRIS.

No que toca ao IRIS, o Timewarp pode ser acedido de múltiplas maneiras. Uma das mais fáceis, num qualquer canal, é premir o botão "Back". Aparece a barra de navegação dos canais com as imagens dos programas anteriores, atual e posteriores. E pode-se navegar na lista de canais para cima e para baixo e isto vai atualizando. Não testei mas penso que quando se introduz o número de um canal quando neste modo, pula para lá, sem mudar o canal sintonizado que está em fundo. Concordo que a ZON OPTIMUS deve apostar mais em trazer o IRIS a todos os seus clientes, com o risco de ter um gap cada vez maior.

É um problema que não afeta - ou não afeta tanto - a Vodafone e o MEO (exceto no MEO satélite que usavam a mesma coisa que a ZON OPTIMUS; só mais recentemente descolaram com as novas caixas Samsung).

O problema é que as caixas antigas não correm o IRIS (o parque instalado é sempre o mesmo problema para os operadores que querem fazer atualizações). São centenas de milhares de caixas que vieram substituir as powerboxes (mas que ainda andam por ai). É muito dinheiro em cima da mesa.

O da Cabovisão - com a OneBox - não conheço pessoalmente. Tenho de ir ver ao vivo e a cores.

O Mediaroom vai ter evoluções a vários níveis mas também ao nível do UI. Mas até os operadores fazerem qualquer coisa vai um mundo de diferença.
 
Bem amigos, sou dos açores, e cá existem melhores referencias da meo do que a zon (na net)... tendo a zon, a minha net nem sempre é rapida e tem muitas falhas, por isso mesmo é q vou mudar para a meo em abril...
 
Se vais para Meo Adsl , vais-te arrepender !
Aquilo e so problemas, so da para 2 Tvs , e se tiveres a mais de 2 Kms da Central , vais ficar careca de arrependimento !!
 
mudei agora para a nos e ...
grande barrete
tlm
maioria das chamadas com interferencia...baixo sinal ou fraca qualidade da rede

internet
tinha 30 megas fibra e nunca tive problemas e até o wi fi ia quase aos 30!!!
agaora tenho 100 megas na nos que sinceramente parecem 35 megas na meo, não senti melhorias
o wi fi piorou bastante tendo no maximo 8 megas

tv
para quem gosta de desporto esqueçam
eusosport2 não permite restart tv nem sequer gravar programas futuros!!! esta para mim roça o cumulo do ridiculo
não é possivel alterar a numeração dos canais, ou seja nunca conseguiras personalizar como deve ser a tua lista de favoritos e para veres um national geografic tens que andar a zzaping até ao cento e muitos
e por fim a regulação do volume na box e outra anedota com apenas um traço esta alto no maximo pouca diferença faz
em resumo só tenho pena de ja terem passado os 15 dias de teste senão voltava pra meo
5 a zero no minimo
NOS
 
Bem amigos, sou dos açores, e cá existem melhores referencias da meo do que a zon (na net)... tendo a zon, a minha net nem sempre é rapida e tem muitas falhas, por isso mesmo é q vou mudar para a meo em abril...
A net da NOS açores é um cancro.
A minha irmã tem NOS açores e a internet é horrivel. Em hora de ponta nem chega a ter 1Mb, é horrivel.
Quando vou a casa dela chego a ter de desligar o wifi e usar a net do telemovel para conseguir ter net.
Só tenho a dizer que até um adsl de 2Mb é melhor, é horrivel mesmo...
Infelizmente ela não muda para o meo pois só tem disponivel meo adsl e como tem 6 tvs em casa, não é viavel mudar para meo.
Entretanto o meu cunhado já comprou uma pen para poder usar net em caso de necessidade para trabalhos.
 
Back
Topo