1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[AJUDA!!!] Montagem de rede doméstica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por sergio_santos, 10 de Dezembro de 2006. (Respostas: 1; Visualizações: 1191)

1. Peço desculpa por estar a criar um tópico q já deve ter sido discutido até à exaustão neste fórum, mas as minhas dúvidas são várias e a procura de respostas nos outros tópicos só me deixou mais confuso e ao mm tempo mais consciente de q n percebo patavina sobre este assunto [​IMG]

Tal como diz o título do tópico, o meu objectivo é montar uma rede doméstica a ser partilhada por um portátil e por um pc fixo (o pc já tem 8 anos).

1ª dúvida: Tanto qt percebi, o esquema de montagem p q a internet funcione de forma independente nos 2 computadores deverá ser modem->router e deste partirão 2 ligações, 1 p cada computador, certo?

2ª dúvida: Fui informado pelo meu fornecedor de internet (netvisão) q a ligação usb está limitada por definição a uma taxa de transferência máxima de 4 *****/s. Isto é vdd? Se sim, e dado q recentemente migrei p o serviço de 8 *****/s, terei de trocar a ligação usb p ligação ethernet de forma a poder usufruir desse serviço na sua plenitude, correcto?

3ª dúvida: P utilizar ligações ethernet preciso de ter instaladas em cada computador uma placa de rede, certo? Penso q qt ao portátil estarei safo dado q este vem equipado c uma placa de rede 10/100... Já agora o q significa placa de rede 10/100?!!! Qt ao pc fixo, precisarei de comprar 1... Problema: Q tipo comprar? Quais são as melhores opções dada a idade avançada do pc? É caro? Q aconselham?

4ª dúvida: Router! Aqui estou mm às cegas, n pesco nd de routers. Quais são as melhores marcas? Q tipo de router devo escolher? Quais são as características mais importantes num router? Wireless vs ethernet: vantagens/desvantagens? Deverei privilegiar um tipo de ligação sobre o outro, ou safo-me bem c qq um dos 2 tipos? Algumas sugestões de routers c melhor relação qualidade/preço?

Obrigado àqueles q tiverem paciência p responder [​IMG]

2. JKL22

JKL22 Power Member

1. Exacto. Ligas o router ao modem e depois os PC's ao router.

2. Não tenho a certeza, mas, provavelmente, a netvisão disponibiliza-te os 8 mbits/s através de ADSL2+, portanto irás precisar de um modem que utilize esta tecnologia, através de ethernet.

3. Exacto, para ligações ethernet precisas de uma placa de rede em cada PC. As placas de rede 10/100 tem esta designação já que funcionam a 10 e 100 Mbits/s.

4. Quanto ao Wireless Vs. Cabled, as principais vantagens do Wireless são a mobilidade e a ausência dos cabos, a vantagem do ethernet é mesmo a segurança e as velocidades. A menor segurança no Wireless é facilmente superada através de uma boa configuração do router.
    Quanto aos routers acho que vale a pena gastares um pouco mais num router que seja Wireless e já tenha o modem ADSL2+ integrado.

Partilhar esta Página