[Ajuda] Motherboard

jantunes91

Power Member
Olá pessoal,
estou a actualizar o meu computador e comecei por comprar uma gráfica GTX260. Isso levou à compra duma caixa Coolermaster 690 e duma fonte de alimentação de 500W também da Coolermaster. Como nunca tinha feito a substituição de uma motherboard, nem mexido na mesma, optei por recorrer à PC Clinic do Colombo para fazer a substituição de caixa.
Bem, ficou feita, mas também me foi dito que, devido à motherboard que tenho, a placa gráfica estará a correr na ordem dos 50% da sua capacidade. De facto, por vezes tenho algumas dificuldades em ligar o PC e noto que os jogos que deveriam correr na perfeição por vezes tem uns pequenos slowdowns.
Quero então saber de uma boa motherboard para o meu sistema que fique num preço até 150 euros (mais coisa menos coisa). Na loja falaram-me de uma da Gigabyte por esse preço, mas prefiro comprar por fora pois sai sempre mais barato.

Agora o principal problema. Eu costumo comprar as minhas peças na *****, pois são de confiança e têm qualidade. As motherboards estão aí divididas por sockets, algo que não entendo inteiramente. Vou postar o meu sistema e espero, para além da indispensável ajuda, uma pequena explicação quanto a isto dos sockets. Vou para Informática no Técnico para o ano e todo o conhecimento é pouco :P

Tipo de Computador ACPI x86-based PC
Sistema operacional Microsoft Windows 7 Ultimate

Placa mãe
Tipo de processador DualCore Intel Core 2 Duo E4600, 2400 MHz (12 x 200)
Nome da Placa Mãe Acer MRS600M (3 PCI, 1 PCI-E x16, 2 DDR2 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da Placa Mãe ATI RS600
Memória do Sistema 4 Gb
DIMM1: Corsair XMS2 CM2X1024-6400C4 1 GB DDR2-800 DDR2 SDRAM (5-5-5-18 @ 400 MHz) (4-4-4-13 @ 270 MHz)
DIMM2: Nanya NT1GT64U8HB0BY-3C 1 gb
DIMM3: Corsair XMS2 CM2X1024-6400C4 1 gb
DIMM4: Nanya NT1GT64U8HB0BY-3C 1 gb
Tipo de BIOS Award (11/01/07)
Porta de comunicação Communications Port (COM1)
Porta de comunicação Printer Port (LPT1)

Monitor
Adaptador gráfico NVIDIA GeForce GTX 260 (Microsoft Corporation - WDDM v1.1) (896 MB)
Adaptador gráfico NVIDIA GeForce GTX 260 (Microsoft Corporation - WDDM v1.1) (896 MB)
Acelerador 3D nVIDIA GeForce GTX 260
Monitor Generic PnP Monitor [NoDB] (HMEQ223711)

Multimídia
Adaptador de som Realtek ALC888/1200 @ ATI SB600 - High Definition Audio Controller

Armazenamento
Controladora IDE Standard Dual Channel PCI IDE Controller
Controladora IDE Standard Dual Channel PCI IDE Controller
Disco rígido Generic USB CF Reader USB Device
Disco rígido Generic USB MS Reader USB Device
Disco rígido Generic USB SD Reader USB Device
Disco rígido Generic USB SM Reader USB Device
Disco rígido MAXTOR STM3320613AS ATA Device (320 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Disco rígido ST3320820AS ATA Device (320 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Disco rígido VBTM Store 'n' Go USB Device (983 MB, USB)
Disco rígido WDC WD32 00AAJB-00TYA0 USB Device (298 GB, USB)
Drive óptico HL-DT-ST DVDRAM_GSA-H60N ATA Device (DVD+R9:10x, DVD-R9:10x, DVD+RW:20x/8x, DVD-RW:20x/6x, DVD-RAM:12x, DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)
Status dos discos rígidos SMART OK

Partições
C: (NTFS) 298.1 GB
D: (NTFS) 298.1 GB (147.8 GB livre)
E: (NTFS) 249.5 GB (232.6 GB livre)
G: (NTFS) 298.1 GB (52.9 GB livre)
Tamanho total [ TRIAL VERSION ]

Dispositivos de entrada
Teclado HID Keyboard Device
Mouse HID-compliant mouse
Controladores de jogos Microsoft PC-joystick driver

DMI
Distribuidor da BIOS - DMI Phoenix Technologies, LTD
Versão da BIOS - DMI R01-B0
Fabricante do Sistema - DMI Acer
Nome do Sistema - DMI Aspire M3610
Versão do sistema - DMI R01-B0
Número de série do Sistema - DMI [ TRIAL VERSION ]
UUID do Sistema - DMI [ TRIAL VERSION ]
Fabricante da Placa Mãe - DMI Acer
Nome da Placa Mãe - DMI MRS600M
Versão da Placa Mãe - DMI
Número de série da Placa Mãe - DMI [ TRIAL VERSION ]
Fabricante do chassis - DMI To Be Filled By O.E.M.
Versão do chassis - DMI To Be Filled By O.E.M.
Número de série do chassis - DMI [ TRIAL VERSION ]
Identificador do chassis - DMI [ TRIAL VERSION ]
Tipo de chassis - DMI Desktop Case
DMI Total / Slots livres de Memória 4 / 0
 
As Asus P5Q Pro ou P5Q-E são perfeitas. Diz-me uma coisa, tens o processador à velocidade original ou tens overclock?
 
Última edição:
Concordo nas motherboards, mas se não tens overclock convinha fazeres.

Mas para isso tens que comprar um cooler novo.

Já agora que fonte tens?
Cumpz
 
Como duvido que o processador viesse overclocked de origem, em princípio não tenho. A minha fonte é uma CM eXtreme Power 550 W. Podem-me fornecer mais informação em termos de overclocking?
 
Obrigado, mas eu sei o que é o overclocking. Sei que preciso de um cooler para o CPU e tudo isso, só não sei é fazê-lo, nem se é fácil ou não. Não quero acabar com nada frito.
Quanto à motherboard, obrigado. Vou comprar uma dessas assim que puder.
 
Pessoal, já agora. É melhor comprar as memórias RAM e a motherboard e ter tudo instalado antes de fazer overclock ao CPU ou vai dar ao mesmo?
 
Pessoal, e parar com o "faz overclock, faz overclock"? Não? Eu não o vi a pedir overclock...e ele também nem sequer diz para o que vai usar o pc por isso digam-me: Para quê o overclock?
 
Parar com o overclock porque?

Ele nao pediu isso é verdade , mas ele com o Cpu dele em velocidade de stock vai ter sempre bottleneck .

E fazer um pequeno OC não é arriscado, ele até tem um CPU que clocka bem e fica com maquina para mais tempo , mas se ele não quiser fazer o Overclock tem de gastar mais uma pastilha num processador para evitar o bootleneck.

Preferes gastar 30€ num cooler para fazer por exemplo 3.0ghz ou 140€ num E8400 para ter mais cache e os mesmos GHz do cpu dele com OC?

Cumpz
 
primeiro compras a board e as rams , depois paçamos a seguinte e nova fase para ti o OC.

Não te preocupes

Tambem me iniciei no OC para saber o que sei hoje

CUmpz
 
Back
Topo