1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda Muitas duvidas

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por zukarules, 27 de Dezembro de 2006. (Respostas: 9; Visualizações: 722)

1. zukarules

zukarules Power Member

Boas pessoal

O meu pedidos ou pedidos, ja que so agora pelo natal juntei um dinheirito para finalmente comprar o meu MacBook são os seguintes:

Nunca trabalhei com o sistema operativo, apesar de supostamente ser facil digamos que ja sou expert no sistema windows mas inda tenho grandes disifculdades no tiger,alguem me pode dizer se á algum manual ou livro até online que ajude em pouco tempo ficar pro?

Outra duvida até mais importante é que o meu MacBook supostamente viria kom um disco de 80 Gb e realmente la dix 76,4 gb mas sem instalar nada pois so o abri dia 25 so tenhu 56 gb de espaço livre!!! isto é normal??

Desde ja thankx e desculpem a burridade...

2. abuso

abuso Power Member

Quanto a livro não sei, mas não há nada como procurar informação à medida que os problemas aparecem, não serve de nada ler um livro de fio-a-pavio se depois não vais precisar do que lês-te, o melhor livro mesmo é a internet.
    Quanto ao disco é normal porque o macbook (e qualquer apple) além do MacOS trás muitas aplicações instaladas e algumas ocupam bastante espaço e esse 80 Gb são de capacidade e não de espaço livre.

3. jaac

jaac Power Member

O problema desses 80GB é que usam a divisão de 1000mb quando a verdadeira divisão é de 1024mb, etc...

4. Watermelon

Watermelon Power Member

Existem livros em português, mas a maioria desactualizados. Além disso, é mais fácil de encontrar informação na net. É natural que o OS X ocupe espaço... Olha só o número de apps incluídas:

Address Book 4
    Automator
    Calculator 4
    Chess
    Dashboard
    Dictionary
    DVD Player 4.5
    Font Book 2
    iCal 2
    iChat AV 3
    Image Capture 3
    Internet Connect
    iSync 2
    iTunes 4.7.1
    Mail 2
    Preview 3
    QuickTime 7 Player
    Safari 2
    Sherlock
    Stickies
    System Preferences
    TextEdit
    Activity Monitor
    AirPort Admin Utility
    AirPort Setup Assistant
    Audio MIDI Setup
    Bluetooth File Exchange
    ColorSync Utility
    Console
    Digital Color Meter
    Directory Access
    Disk Utility
    Faxing
    FileVault
    Grab
    Grapher
    Installer
    Keychain Access
    Migration Assistant
    NetInfo Manager
    Network Utility
    ODBC Administrator
    Printer Setup Utility
    Setup Assistant
    System Profiler
    Terminal
    VoiceOver Utility
    X11

5. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Olá... o espaço em disco é o correcto, e o "sistema operativo" que instalas com as opções por defeito ocupa mais ou menos 18 GB mas inclui muitas coisas desnecessárias como suporte a uma infinidade de linguagens, joguinhos, office for mac demo (30 dias), Iworks demo (30 dias) e as aplicações do ilife que ocupam resmas de espaço por causa dos templates que te disponibilizam como por exemplo o idvd, o imovie, ou o garageband (milhares de megas só de samples)...

usa e abusa durante 30 dias das demos, depois faz um erase and install escolhendo a opção de custom durante a re-instalação do sistema e escolhes apenas o que pretendes...

6. ajax

ajax Banido

No "storage" e em quase tudo usa-se a divisão por 1000 e é por isso que se diz GB e não GiB. Só a memória usa os KiB, GiB e por aí adiante, em parte por razões técnicas e por fazer mais sentido no sistema binário.

7. zukarules

zukarules Power Member

Boas....a sua resposta pareceume a mais pratica e animadora de todas...vo fazer o k disse e aproveitar os 30 dias para me por a descoberta de tudo que vem integrado com o MacBook depois sou é capaz de precisar de uma pekena ajuda para ixo de desisntalalo e intalar de uma forma mais custom para nao okupar tantu espaço..mm assim obrigado...

8. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

Claro... nessa altura é só perguntar...

9. zukarules

zukarules Power Member

ah so uma coisa... como é que se faz esse erase e install?? thankx e dcp a burridade

10. Fork

Fork What is folding?

isso é equivalente a formatar o windows num pc normal.

basta meter o DVD do Mac OS X na drive fazer reboot e carregar na tecla C

Depois personaliza a instalaçao

Partilhar esta Página