Ajuda na compra de compacta/bridge

dgomes

Power Member
Boas,

Antes de mais queria agradecer ao pessoal que frequenta a secção de fotografia pelos inúmeros posts que têm por aqui espalhados e que já me permitiram perceber alguns conceitos. Estou bastante interessado em iniciar-me na fotografia e até agora fotos só mesmo no telemovel lol. Por isso mesmo andei á procura de alguns modelos que penso que se adequam mais ás minhas "necessidades".

Pretendo essencialmente fotografar paisagens (rurais e urbanas) e monumentos (em ambientes fechados, tipo igrejas e conventos e abertos, tipo castelos etc) e tinha algum interesse que a máquina fosse relativamente fácil de transportar.

Penso que entrar já nas dSLR seria uma parvoíce, pois sou completamente noob no assunto. No entanto, também não queria uma ultra-compacta ou compacta qualquer sem modos manuais que não me permitam aprender. As bridges deixam-me um pouco pé atrás, pois não são bem carne nem peixe… mas não deixam de ser opção.
Penso que o zoom não seja muito relevante, aliás, preferia uma máquina com uma boa grande-angular.
Quanto ao orçamento, não queria passar dos 250€.

Das várias opções que já vi serem discutidas aqui no fórum, a Canon A720 IS ou a SX100 IS penso serem as melhores para estas necessidades. Tenho no entanto algumas dúvidas:
A distância focal destas máquinas começa nos 36mm… Acham que é suficiente? Uma máquina com uma grande-angular a começar nos 28 mm seria melhor? Se fosse o caso, qual a máquina que recomendariam então?
A fraca qualidade do LCD é impeditiva?

Também vi a Lumix FZ18 mas pelo que dizem o processador não é dos melhores e, além disso, excede um pouco o orçamento :confused:
Não há por aí Canons com lentes Leica pois não? hehe

Sugerem alternativas?


cumps
 
Última edição:
Há Canons com lentes Leica... Se fores para SLRs. :p

Se queres fazer paisagens, os 36mm podem ser uma limitação. Nos 28mm tens as FZ e as TZ, mas as TZ não permitem controlos manuais e as FZ ainda são Vénus III.
Tens também algumas com lentes de 25mm, sobre as quais não sei muito, mas podem muito bem ser as melhores opções. São elas a FX35 (227€), que também não permite controlos manuais, a FX37 (309€), que é quase igual, e A FX500 (339€) que já tem controlos manuais.
 
Pois acho que já percebi que tou a ser um bocado exigente para o meu orçamento lol. Não ando á procura de uma super grande-angular, até porque duvido que encontre nesta gama de preços.

Tanto a FX500 como a SP570 são precisamente aquilo que procuro... excepto no preço :002:

danielops, a lente tele não é uma desvantagem. eu apenas referi que não é essencial (penso eu, que não sou nenhum expert no assunto)

Obrigado pelas respostas!
 
Pois acho que já percebi que tou a ser um bocado exigente para o meu orçamento lol. Não ando á procura de uma super grande-angular, até porque duvido que encontre nesta gama de preços.

Tanto a FX500 como a SP570 são precisamente aquilo que procuro... excepto no preço :002:

danielops, a lente tele não é uma desvantagem. eu apenas referi que não é essencial (penso eu, que não sou nenhum expert no assunto)

Obrigado pelas respostas!

Ao contrário. A lente tele é mesmo uma desvantagem. Quanto mais zoom a lente tiver, mas complicado é que saia alguma coisa de jeito. ;)
 
Boas,

Também vi a Lumix FZ18 mas pelo que dizem o processador não é dos melhores e, além disso, excede um pouco o orçamento :confused:
Não há por aí Canons com lentes Leica pois não? hehe

Sugerem alternativas?


cumps

Se não tiveres pressa aguarda pela saída da Pana FZ28 que está para breve e parece ser um bom compromisso entre preço, lente e processador!
 
Ao contrário. A lente tele é mesmo uma desvantagem. Quanto mais zoom a lente tiver, mas complicado é que saia alguma coisa de jeito. ;)

Então, por exemplo as fotos em wide de uma máquina com uma lente 28-280mm serão piores que outra (igual em tudo excepto na lente) 28-140mm?

cardosoaac disse:
Se não tiveres pressa aguarda pela saída da Pana FZ28 que está para breve e parece ser um bom compromisso entre preço, lente e processador!

A FZ28 já está á venda na Pix por 400 e poucos euros... Ainda é demasiado :confused:
 
Então, por exemplo as fotos em wide de uma máquina com uma lente 28-280mm serão piores que outra (igual em tudo excepto na lente) 28-140mm?

Depende do quanto boa é a lente e da forma como está optimizada. Tens o exemplo da Fuji que, nas máquinas com muito zoom, a qualidade da lente cai a pique. E tens o exemplo da Panasonic, que, mesmo em máquinas com muito zoom, a lente tem mais qualidade que muitas máquinas com menos.

Mas sim, em circunstâncias exactamente iguais, a lente que tiver menos zoom é a melhor. O ideal (as melhores de todas) são as primes, que não têm zoom nenhum, são de distância focal fixa.
 
Rui Marto disse:
O ideal (as melhores de todas) são as primes, que não têm zoom nenhum, são de distância focal fixa.

Provavelmente vou fazer pouco uso do zoom, mas, de qualquer forma no meu caso (muito muito iniciante lol) seria melhor investir numa máquina mais versátil, nao achas? A FZ18 será a mais equilibrada, apesar dos contras?
 
Provavelmente vou fazer pouco uso do zoom, mas, de qualquer forma no meu caso (muito muito iniciante lol) seria melhor investir numa máquina mais versátil, nao achas? A FZ18 será a mais equilibrada, apesar dos contras?

Lol Primes não são para iniciantes, de todo. :) E também, só as SLRs é que usam primes. A única compacta com uma prime é a Sigma DP1 (por acaso é 28mm).

Sim, se quiseres uma máquina versátil, considero a FZ18 a melhor. Mas sinceramente, acho um erro comprar uma máquina este mês. Vão sair várias máquinas novas, por isso vale a pena esperar, para ver se sai alguma melhor, ou então para que estas baixem de preço.
 
Ok! Obrigado pelos conselhos. Acho que vou mesmo esperar, provavelmente até ao Natal para ver se apanho alguma promoção :P

cumprimentos
 
bump

Pessoal, já tamos perto do Natal... Que me aconselham, dentro do que tinha pedido lá em cima no primeiro post? O orçamento pode ser ate aos 300 e pouco.

Será que com a baixa de preço das SLR entry-level compensa ainda gastar dinheiro numa fz28, por exemplo?
 
Sem querer puxar a braza à minha sardinha, acho que a Panasonic TZ5 oferece o que precisas. Tem uma grande-angular de 28mm, um bom zoom (dá jeito para fotografar pormenores a edificios) e acho que em outdoors se porta bem. O calcanhar de aquiles é nos interiores em ISO's altos (como quase todas as compactas) e o facto de não ter controlos manuais, mas quem é noob como eu, já permite regular muita coisa (ISO, EV, Autobracket, e muitos modos de cena para brincar).
Na ***** está a menos de 250 euros.
 
Back
Topo