1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na Compra de Leitor de DVD's

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Ricky3938, 5 de Dezembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 910)

1. Malta,

actualmente tenho um leitor de DVD's da Samsung (HT-DL100). Já o comprei à uns anitos, e na altura foi adquirido em Kit, ou seja com as colunas 5.1.
    Sucede porém que o dito aparelho, tem uma avaria (que julgo que se prenda com algum termostato), que quando estou a visualizar um DVD depois de cerca de 50 minutos, desliga-se (ao que julgo por excesso de aquecimento).
    O preço desta tecnologia tem vindo a descer, de maneira que em vez do concerto, estou a pensar em adquirir um novo aparelho tenha/permita:

- Lêr DVD / DVD+R e RW e Divx (inluíndo as legendas srt)
    - Ligação USB, para poder ligar um disco externo e visualizar os DivX
    - Usufruir do som 5.1, já que as colunas já eu as tenho

As minhas dúvidas são as seguintes:

Dos aparelhos que já fui vendo, os que são vendidos sem colunas, e que tem ligações para as 5 colunas, as saídas são sempre em RCA, e apenas os Kits, vêm com aquelas entradas para o cabo descarnado das colunas (como os cabos das minhas colunas). Dá para comprar as bananas RCA e soldar ao cabo descarnado?

Quais são os leitores que vocês conhecem que cumpram os requisitos supra indicados e que vocês me aconselham?

Refira-se que gosto de ver DVD's / DivX, sem no entanto querer algo topo de gama, essencial mesmo é conseguir lêr DIVx e legendas, ligação USB para disco externo, e claro saídas de 6 canais para ligar as colunas que já tenho! Portanto não queria gastar muitos Euros!

Última edição: 6 de Dezembro de 2007
  2. nautillus

nautillus Power Member

Quando queremos divx as coisas complicam-se. Não falta lixo, e barato, por aí. Para além da baixa qualidade de imagem dos aparelhos mais baratuchos, junta-se a deficiência em ler vários formatos, e claro está, as legendas. A esmagadora maioria dos aparelhos que lêm legendas (nem todos de forma estável) requerem o uso de binóculos para que as consigamos ler. Para colmatar este facto é necessário que o leitor tenha chip Mediatek para que o firmware possa ser alterado, de forma a controlar esse e outros aspectos do funcionamento do leitor. Actualmente aconselho apenas dois modelos, ambos phillips, o 5160 (60 euros +/-) e o 5960 (80 euros +/-), este último com hdmi. No entanto nenhum destes modelos tem saída 5.1. Têm, contudo, saída digital. Para ambos existem firmwares alternativos desenvolvidos por gente cá do burgo.

3. nautillus

nautillus Power Member

Nesse modelo, ainda é dificil mexer no firmware e sem isso as legendas são minusculas...

4. Pois, pelo que tenho visto a saída 5.1 parece ser quase exclusiva das marcas mais desconhecidas, ou como diz o Nautillus "Baratuchas". As restantes marcas e as quais melhor conhecemos, reservam o 5.1 para os seus aparelhos mais caros. Ainda assim, e face às escolhas que vocês apontam, ainda acrescento mais as seguintes perguntas:

- Quando falamos de legendas minusculas, falamos de fontes realmente pequenas? É que num televisor 16:9 como é o caso onde pretendo usar, creio que as legendas serão fáceis de serem lidas.
    - Em relação à alteração do firmware, como é que é feita? por USB? E já agora sabem-me indicar algum site onde esteja disponível essa mesma actualização?
    - Nautillus, falas em saída digital, para colmatar o problema do 5.1 que referes que os modelos que indicas não têm. Isso é saída coaxial não é? Assim sendo como posso ligar as colunas directamente ao DVD? Tinham que passar por algum aplificador? No actual momento as minhas colunas, têm ligação descarnada directamente ligada ao aparelho de DVD (com aplificação integrada).

O Pioneer do Baa, tb tem o mesmo problema nas saídas de audio...

5. nautillus

nautillus Power Member

Caro Ricky,

A saída digital obriga a que ligues o leitor a um amplificador av (para teres 5.1 reais), ou então a colunas amplificadas com essa entrada, mas que são muito caras, como as Logitech z-550 (há também uma versão sem fios nas colunas traseiras), que custam uns 300 euros. Colunas baratas amplificadas (sem precisarem de receptor AV) com entrada digital, bem queria eu encontra-las, mas não há...

Nos leitores onde é possível actualizar o firmware, isso faz-se geralmente por cd rom, embora nalguns se possa usar uma pen. Os firmwares podem ser carregados do site do fabricante (quando existem), mas na esmagadora maioria são desenvolvidos por carolas, alguns deles portugueses. O melhor fórum português da especialidade (digo eu...), onde podes encontrar os melhores firmwares fica aqui: http://www.dfmnet.com/leitoresdivx/index.php

Um abraço

6. nepice

nepice Suspenso

eu tenho umas colunas desse tipo que me custaram 230euros...para o que quero chega-me...mas o que ele queria mesmo era aproveitar as colunas que ja tem, e ai nao te posso ajudar...

boa sorte []

7. ifc

ifc Power Member

Ola.
    Já agora fica mais uma opinião, penso que este modelo esta dentro do que procuras +/-.
    Denver mod: 1019 - 70€
    http://*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=03877598&oid=6|33|163|&c=
    • Lé todos os formatos, incluindo divx e srt.
    • Tem USB.
    • Slot de cartões de memoria.
    • Os 5.1, só com as tais fichas RCA.
    Mas sempre podes comprar um amplificador para aproveitar as colunas.

Se ligares um disco rígido externo na USB, é bom que tenha alimentação própria, senão a USB não tem resposta para alimentação e dados ao mesmo tempo, e depois vais ver o filme aos soluços.

1 abraço.

Em termos de funcionamento penso ser muito bom, porque eu tenho o modelo abaixo (1018) que tem isso tudo mais uma saida HDMI, e até agora tem sido impecavel.

Se quiseres actualizar o firmware no site da marca tem actualizações, quando estiverem desponiveis, mas penso que não será necessário.

8. nautillus

nautillus Power Member

E o tamanho/legibilidade das legendas? Vejam o link que deixei acima e leiam as opiniões de quem o tem.

Última edição: 8 de Dezembro de 2007

9. Quer dizer que este modelo, e apesar de já ter as saídas RCA 5.1, mesmo assim não dispensa a presença de um aplificador para ligar as colunas aos 5 canais?

10. Pois, e segundo o Nautillus, as legendas, são exibidas numa fonte muito pequena...
    Mais alguém tem essa experiência?

11. ifc

ifc Power Member

Dizes que tem uma fonte muito pequena porque colocas as legendas srt. junto com o filme tal qual eles estão, se as passares por um programa de legendas especial, podes alterar o tamanho, cor, tipo letra e depois então coloca-las junto do filme e as legendas ainda ficam como nos DVD, amoviveis, e o filme em divx, acaba-se o problema das fontes pequenas, a conversão das legendas leva poucos minutos.

12. Sim tens razão! Mas e quanto à minha outra questão? Apesar de já ter as saídas RCA 5.1, mesmo assim não dispensa a presença de um aplificador para ligar as colunas aos 5 canais e ter assim o Dolby Surround?

13. ifc

ifc Power Member

Ele até dá para ligar as colunas e subires/baixar o volume, mas o som não é muito potente, o melhor seria ligares depois o DVD a um sistema de 5.1, ( mas as tuas colunas não dão...!).
    Sempre podes comprar este DVD e depois comprar só o sistema de 5.1 (sem DVD) aparte, se calhar é capaz de ficar mais barato do que comprar tudo em kit.
    Outra opção para aproveitares as colunas seria comprares um amplificador e o DVD.

1 Abraço.

Partilhar esta Página