1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na compra de máquina para principiante

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Karim Abdul, 12 de Janeiro de 2009. (Respostas: 34; Visualizações: 1672)

1. Karim Abdul

Karim Abdul Power Member

Bom dia,

vou frequentar um curso de fotografia, pelo que precisava de opiniões sobre que máquina devo comprar, tendo em conta que ainda não tenho muitas noções. Que caracteristicas e aspectos devo ter conta (investir mais no corpo menos agora na lente, para no futuro poder comprar melhor, por exemplo, etc etc). O orçamento poderá ir até 400€, ou até 500€ se virem que vale a pena o "esforço".

Obrigado pela ajuda!

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Se calhar vou contra todos os pros cá do forum como vai sendo habitual mas tendo tu 'não conhecimentos' porque vais para uma reflex?

Que curso é? Curso de noções básicas?

3. Karim Abdul

Karim Abdul Power Member

é um curso básico de 80 horas. vai servir para tirar partido de uma máquina fotográfica. tenho uma compacta, mas quero explorar outro tipo de máquina e da própria fotografia..penso que uma reflex seja a melhor escolha...não sei.

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o curso exige uma reflex?
    pensas fazer mais cursos/workshops e/ou investir em material a longo prazo?

se a resposta for não procura antes uma superzoom estilo fz28 ou s5is
    se a respsta for sim então tens a canon 1000d por 450€ e eventualmente compras uma tele ou a 400d com a 18-55+55-200+ punho por 500€ na fnac (as lentes são mázinhas, sobretudo nesta máquina, mas ja ficas com um range de focais decentes e conforme fores precisando mais pra frente compras outro tipo de lentes)

5. Karim Abdul

Karim Abdul Power Member

1) Qual o orçamento? 500€

2) Que tipo de máquina queres? SLR ou Superzoom

1. Ultra Compacta
    2. Compacta
    3. Superzoom/Bridge
    4. SLR
    3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?

Muito fraco conhecimento técnico

4) Qual será a utilização? Paisagens, pessoas...vários tipos de utilizações

1. Indicar aqui o tipo de fotografias que vais tirar
    5) Preferes alguma marca? Nao

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Loja fisica, na zona do grande Porto

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)? Questão a pensar posteriormente

9) Pilhas ou bateria? Bateria

6. Karim Abdul

Karim Abdul Power Member

o curso nao exige uma reflex, mas acho que pode ser mais versatil e com possilibidade de explorar mais a fotografia (penso eu...mas cá estou eu para vos "ouvir ;))

7. Batmuman

Batmuman Banido

Eu optava por uma 1000D com a 18-55 IS (esta lente tem muito melhor qualidade que a 18-55 que acompanha alguns "kits") e uma tele.

8. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mais versátil não é. É precisamente o contrário de versátil, as SLR são as máquinas menos versáteis.

9. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Eu diria que são máquinas mais versateis, infinitamente mais versáteis numa relação directa com os €uros disponiveis para gastar... :D

10. Batmuman

Batmuman Banido

Quando se faz um curso convém ter-se uma SLR ou não se vai entender nada do que se ensina sobre aberturas, porque nas compactas funciona exactamente ao contrário (maior abertura -» maior profundidade de campo). lol :p

11. arkannis

arkannis Power Member

Depende do dinheiro que se esteja a pensar gastar com a maquina futuramente...
    A curto prazo é certo que uma superzoom é capaz de ser mais versatil que um kit 18-55, mas se se estiver disposto a ir largando uns cobres, a slr torna-se bem mais versatil, pois pode comprar exactamente aquilo que precisa (seja em distancias focais, aberturas, etc etc) enquanto que na superzoom estará sempre agarrado ao que veio de origem.

Já para não falar da limitação das nao-SLRs em fotos com pouca luz. Além do factor óbvio do sensor 10x maior e respectiva capacidade de aguentar altos ISOs, ainda tens a questão que na SLR podes largar uns 100€ e comprar uma lente f/1.8 enquanto que na outra nunca vai abrir mais que f/2.8 para ai.

Mas pronto, também vai depender do tipo de fotografia que a pessoa fizer.
    Eu vim de uma superzoom 36-360 e agora passei para um kit 18-55 e sinto muito mais versatilidade do que sentia anteriormente.

Última edição: 12 de Janeiro de 2009
  12. ruimoura

ruimoura Power Member

Bem, concordo com o LSeven, literalmente falando, as SLR são precisamente o expoente máximo da versatilidade. É tudo uma questão de dinheiro, mas mais versátil é impossível.

Mas entendo o que o Rui Marto quer dizer :)

13. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

Eu também entendi e com os 500€ uma SLR é tudo menos versátil...

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, tendo lentes é a coisa mais versátil à face da terra. Pena é não serem de borla... :p

Ui... Isso é que já é mais complicado. lol O funcionamento da óptica não inverte só por ser desenhada para um sensor mais pequeno.

Maior abertura -> menor profundidade de campo, sempre.

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se calhar a minha vem avariada...
    em tele a f/3.5 consigo um fundo desfocado
    mando arranjar?

16. Batmuman

Batmuman Banido

Óbviamente que consegues um fundo desfocado com uma abertura maior se estiveres próximo do objecto focado ou fizeres um grande zoom (compacta) :p

17. Batmuman

Batmuman Banido

Regra geral nas compactas é a f/2.8 que consegues uma profundidade de campo equivalente a uns f/16 ou f/22 de uma dSLR. Epá, se estou enganado, sorry, sempre tive essa ideia :p

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se calhar consigo um fundo tão mais desfocado qt a distancia do objecto ao fundo...
    digo eu n sei..

19. arkannis

arkannis Power Member

Sim, o principio é mais ou menos esse (se os numeros estao certos ou nao nao faço ideia).

Mas isso não te permite dizer como disseste:
    Numa compacta continuas a ter menos profundidade de campo a f/3.5 do que a f/8, tal como numa SLR.

Partilhar esta Página