Ajuda na compra de máquina para principiante

Regra geral nas compactas é a f/2.8 que consegues uma profundidade de campo equivalente a uns f/16 ou f/22 de uma dSLR. Epá, se estou enganado, sorry, sempre tive essa ideia :p

Mas redondamente. Nem tão pouco existem essas "equivalências".

Como disse no post anterior, abertura maior, profundidade de campo menor, sempre, seja para SLRs ou compactas.

E equivalências de aberturas não existem, é tudo igual. O F2.8 da compacta é igual ao F2.8 da SLR. A diferença está na distância focal da lente, apenas e só.
 
obviamente que a d80 é de longe superior à d40
se vale os 200€ a mais só tu poderás saber

n te esqueças que o mais importante são as lentes, n o corpo
 
já tenho a canon 1000d, agora vou comprando acessorios a medida que for precisando.

quem me puder esclarecer agradecia:

1) porque é que a abertura varia ao mexer no zoom? alguem me pde explicar isso tecnicamente?

2) o que significa a medida 18-55mm numa lente? eu sei que significa um zoom menor, mas isso representa o quê em concreto?

Obrigado pela ajuda
 
já tenho a canon 1000d, agora vou comprando acessorios a medida que for precisando.

quem me puder esclarecer agradecia:

1) porque é que a abertura varia ao mexer no zoom? alguem me pde explicar isso tecnicamente?

2) o que significa a medida 18-55mm numa lente? eu sei que significa um zoom menor, mas isso representa o quê em concreto?

Obrigado pela ajuda

Não me leves a mal até porque a malta está aqui para ajudar. Mas no livro de instruções tens lá isso muito bem explicado.
 
1) porque é que a abertura varia ao mexer no zoom? alguem me pde explicar isso tecnicamente?

2) o que significa a medida 18-55mm numa lente? eu sei que significa um zoom menor, mas isso representa o quê em concreto?

Não conheço o manual dessa máquina mas sendo de um modelo de entrada e acreditando no que diz o oprheusmyth: RTFM.

Em relação à primeira, acho que é demasiado técnica para um manual dizer, mas a resposta real é a abertura varia porque a lente não foi feita para ter um f-stop constante e porque a distância focal também varia.

Abertura = Focal / F-stop

18mm / 3.5 = 5.14mm
55mm / 5.6 = 9.82mm

Ou seja, a abertura aumenta juntamente com a distância focal, mas não o suficiente para que o f-stop se possa manter constante.
Já no caso da minha Tamron 17-50 2.8, a abertura varia muito mais, porque a lente foi feita para o f-stop ser sempre 2.8.

17mm / 2.8 = 6.07mm
50mm / 2.8 = 17.85mm
 
já tenho a canon 1000d, agora vou comprando acessorios a medida que for precisando.

quem me puder esclarecer agradecia:

1) porque é que a abertura varia ao mexer no zoom? alguem me pde explicar isso tecnicamente?

2) o que significa a medida 18-55mm numa lente? eu sei que significa um zoom menor, mas isso representa o quê em concreto?

Obrigado pela ajuda

De forma simples a objectiva de 18-55 dá-te um zoom de x3. Pegas no valor maior e divides pelo mais pequeno: 55/18 = 3 (aproximadamente). No entanto tens de ter em atenção as distâncias focais da objectiva, para perceberes o que isso representa. Se por exemplo tivesses uma objectiva 100-300mm, tinhas um zoom x3 na mesma, mas começavas muito mais à frente. Não sei se fez sentido mas é o mais simples que consigo explicar.

As objectivas prime não têm zoom, apenas uma distância fixa, mas geralmente têm uma qualidade óptica melhor, tendo no entanto o inconveniente de teres de trocar de lente sempre que queres "fazer zoom".

Como uma imagem vale mais que mil palavras: http://www.photocourse.com/itext/focallength/
 
Última edição:
De forma simples a objectiva de 18-55 dá-te um zoom de x3. Pegas no valor maior e divides pelo mais pequeno: 55/18 = 3 (aproximadamente). No entanto tens de ter em atenção as distâncias focais da objectiva, para perceberes o que isso representa. Se por exemplo tivesses uma objectiva 100-300mm, tinhas um zoom x3 na mesma, mas começavas muito mais à frente. Não sei se fez sentido mas é o mais simples que consigo explicar.

As objectivas prime não têm zoom, apenas uma distância fixa, mas geralmente têm uma qualidade óptica melhor, tendo no entanto o inconveniente de teres de trocar de lente sempre que queres "fazer zoom".

Como uma imagem vale mais que mil palavras: http://www.photocourse.com/itext/focallength/

Ou pode usar os pezinhos para se aproximar/afastar.
Quanto à abertura se alterar é devido ao facto do design de uma lente ser algo bastante complexo e para manter abertura constante em todo o alcance da lente acaba-se sempre por ficar com lentes muito grandes e nestas coisas de lentes, por norma, quanto maior mais caro.
 
Back
Topo