• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Ajuda na Compra de PC GAMING até 800€

- Assim sendo, como disse, o 2600X faz todo o sentido ;)
- A qualidade da Tomahawk é inquestionável, é das melhores B450 que podes comprar por isso, se gostas, também não vai ser por aí, é uma boa compra sem dúvida.
- Já te recomendei SSD, mete o Intel 660P mas em vez de meteres de 1TB mete de 512GB. Se quiseres mais alternativas tens tambem o Crucial P1 que também é NVMe ou então o Crucial MX500 que ainda é SATA mas também é muito bom. O HDD mete um da WD de preferência.
 
Infelizmente com o SSD da Intel, a build já iria me sair um pouco do orçamento...
Apenas para o SO o da KINGSTON A400 não é suficiente?
 
A diferença entre a tua solução e a que eu te apresentei são sensivelmente 50€/60€, é assim tão significativo? Estares a investir num 2600X em vez do 2600 e numa tomahawk em vez de uma Aorus Pro que te vão oferecer pouco boost de performance (o processador, a board não faz diferença) não faz sentido quando para isso tens de comprometer o armazenamento e optar por utilizar um HDD que, isso sim, vai influenciar muito o comportamento da máquina.

A questão não é só a capacidade de armazenamento mas sim pela velocidade que cada um deles entrega. Vais colocar todo o software, documentos e jogos no HDD? Comprar um SSD só para SO não faz sentido nenhum porque não tiras partido real do SSD, basicamente ficas com um arranque mais rápido, os programas vão ser lentos na mesma a abrir e a fluidez nos jogos vai ser igualmente comprometida porque vão estar no HDD.

Tu já usaste um computador com SSD? É que se tivesses usado duvido que estivéssemos sequer a ter esta conversa, não ias ter dúvidas xD
 
Qual é a velocidade das memórias ?
Já agora, porque não logo o Intel 660p de 1TB ? Pra quê duas unidades de armazenamento ? Digo isto porque, a menos que tenhas muitos documentos enormes, o que não acontece com maior parte dos pcs gaming, não valerá a pena na minha opinião ter duas unidades de armazenamento. Eu cá punha o Intel 660p 1TB e ficava resolvido. Por jogos no HDD é pré-histórico diga-se de passagem, e é como o @FilipeCarvalho disse, não faz sentido tê-lo apenas para o SO. Eu comprei recentemente um Samsung EVO 860 500GB e descartei o meu HDD de 2TB (que vou posteriormente pô-lo numa NAS mas isso são outros 500) pelo simples facto de que por muito documento que tenha, não chega sequer para encher 10% do SSD que tenho atualmente, então fica mais simples ter apenas uma unidade de armazenamento. Diga-se de passagem que 1TB dá para muuuuita coisa, mas se preferes assim, não está mal. ;)
De resto, para mim está perfeito. Só ter em atenção a não escolher memórias menos rápidas, porque isso sim tem um impacto enorme nos Ryzen.
 
Pronto, se tens a necessidade do HDD para armazenamento de ficheiros (não para jogos ou software) acho que está bem... Se não tens muitos ficheiros, então mete antes o SSD de 1TB.
Para tua consideração:
Intel 660P 1TB = 130€
MX500 500Gb + WD Blue 1TB = 120€

Se quiseres poupar mais uns trocos ainda podes trocar a gráfica pela outra que te disse sendo que vai dar à mesma coisa e são menos 35€ no final do orçamento ;)

Qual é a velocidade das memórias ?

São as de 3000Mhz que ele tinha falado inicialmente...
 
Última edição:
Sim as memórias são as de 3000Mhz.
Se quiseres poupar mais uns trocos ainda podes trocar a gráfica pela outra que te disse sendo que vai dar à mesma coisa e são menos 35€ no final do orçamento ;)
Acho que a gráfica é a mesma que disseste, apenas coloquei o preço que estava na loja da zona xD talvez seja mais caro não sei...
Acho que vou preferir ficar com o HDD 1TB e SSD de 500gb.
Obrigado a todos pela ajuda, acho que tenho a build pronta :D
Agora falar com o pessoal da loja a ver se me conseguem arranjar todos os componentes, Wish me luck! xD

Muito obrigado a todos pela ajuda!
 
Sim as memórias são as de 3000Mhz.

Acho que a gráfica é a mesma que disseste, apenas coloquei o preço que estava na loja da zona xD talvez seja mais caro não sei...
Acho que vou preferir ficar com o HDD 1TB e SSD de 500gb.
Obrigado a todos pela ajuda, acho que tenho a build pronta :D
Agora falar com o pessoal da loja a ver se me conseguem arranjar todos os componentes, Wish me luck! xD

Muito obrigado a todos pela ajuda!
Boa sorte ;)
 

Olá,

Vejo aqui no forum muita gente a recomendar AMD em vez de Intel.

Não é melhor um I5 9400 que o Ryzen 2600?

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-9400F-vs-AMD-Ryzen-5-2600/m699058vs3955

Outro exemplo para 250€
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-9600K-vs-AMD-Ryzen-7-2700X/4031vs3958

A diferença de preços é mínima e os testes para jogos são sempre favoráveis à INTEL.
É a mesma coisa que comparar uma RX a uma GTX, a nvidia tem quase sempre mais FPS.

Sempre que vejo um AMD com 6 ou 8 cores e vou comparar com um Intel na userbenchmark.com a diferença de dinheiro é pouca e a Intel leva a melhor.

Que dizes em relação à minha pergunta/dúvida?

Cumps
 
Antes de mais, o userbenchmark não é grande coisa para essas comparações.
Depois, depende muito do que queres fazer. Se queres jogar, apenas jogar e nada mais do que jogar, intel é, em geral, uma melhor opção, sim.
Mas mesmo aí, tens de ver caso a caso. Se puseres o 9400f vs o 2600X vês que mesmo em gaming a performance vai dar no mesmo e o Ryzen continua a ser bem superior no resto. O que podes fazer com um 2600 (que não podes fazer com um 9400F) é overclocka-lo para o nível do 2600X. Ficas com a performance em gaming e não perdes a vantagem em multi-thread/tasking. A AMD simplesmente dá-te mais pelo dinheiro, na maior parte dos casos.
 
Antes de mais, o userbenchmark não é grande coisa para essas comparações.

Qual o melhor site para comparar CPU, GPU etc?
Mas mesmo aí, tens de ver caso a caso. Se puseres o 9400f vs o 2600X vês que mesmo em gaming a performance vai dar no mesmo e o Ryzen continua a ser bem superior no resto. O que podes fazer com um 2600 (que não podes fazer com um 9400F) é overclocka-lo para o nível do 2600X. Ficas com a performance em gaming e não perdes a vantagem em multi-thread/tasking. A AMD simplesmente dá-te mais pelo dinheiro, na maior parte dos casos.

Neste caso referia-me sem fazer OC.
Nunca fiz OC, nem sei como fazer, mas acho que nas MB modernas elas fazem o OC quase que auto, não?

Por exemplo, para um processador de 250€, um I5 9600K, que AMD é melhor para jogos e restantes coisas, no meu caso PS, edição de fotos, edição/conversão de video, etc?
A diferença de dinheiro será muita?
 
Que dizes em relação à minha pergunta/dúvida?

São vários fatores que devem ser considerados ao fazer uma máquina, mas falando só em performance, uma diferença de 3-4% não é de todo significativa ou sequer percetível.

A Intel continua a ter uma single core performance superior face a Ryzen, por isso é que os benchmarks são favoráveis à mesma.

Sendo que cada caso é um caso e para não estar aqui a escrever durante duas horas vou pegar nos exemplos que deste em concreto e vou falar apenas na componente Gaming;

1) O 9400F em termos de performance é semelhante ao 2600 mas o Ryzen trás outras vantagens para cima da mesa.

- Oferece SMT, o que te vai dar uma experiência de jogo mais fluída e linear sendo que os FPS serão "mais saudáveis", o processador tem mais margem para "respirar".
- O 2600 permite overclock, ou seja, vais conseguir elevar a fasquia e ir buscar os mesmos ou mais fps do que o 9400F oferece.
- Se quiseres funcionar com velocidades de ram superiores a 2666Mhz tens de abrir or cordões a bolsa e comprar uma board Z390 de forma a conseguir fazer isto. Em Ryzen com uma B450 barata já te safas.
- O 2600 trás um bom cooler, mesmo para um overclock ligeiro. Optando pelo 9400F, se quiseres tirar partido completo do processador, tens de voltar a investir e comprar um cooler after market. Ele não te vai conseguir manter as temperaturas baixas o suficiente em load (durante longas sessões de gaming) com o stock cooler, para aguentar as temperaturas baixas tem de reduzir os clocks o que significa perda de performance/fps.


2) O 9600K e o 2700X, na minha opinião, não são processadores comparáveis, são processadores para coisas diferentes mas pronto, disse que ia falar só do Gaming e neste caso o 9600K ganha. Porquê?

- Apesar de o 2700X ter mais dois cores e manter a vantagem do SMT, contrariamente ao caso anterior, a diferença dos clocks é significativa ao ponto de justificar optar por mais single core performance em detrimento do SMT.
- Quanto ao overclock, a maior vantagem deste Ryzen nesta comparação também é uma desvantagem, ou seja, é mais user friendly sendo que já vem com bom overclock de fábrica mas para quem gosta de trabalhar clocks é mais limitado sendo que já vem esticado quase ao máximo e não se vai conseguir ganhos significativos ao fazer ainda mais overclock, basicamente o que compras é com o que ficas. O 9600K já não é assim, este processador é basicamente um 8700K sem HT, consegues muito facilmente esticar isto até aos 5Ghz ou até um pouco mais se tiveres bom arrefecimento, boa board e a sorte de te calhar um chip bom.
- A desvantagem dos coolers mantem-se, desta vez ainda mais agravada sendo que o 9700K nem cooler trás e o 2700X trazer o melhor cooler que a AMD neste momento disponibiliza.
- Quanto ás boards, uma vez mais vais ter de gastar mais na motherboard da Intel do que na da AMD sendo que o podes perfeitamente encaixar um 2700X com uma B450 e para puxares pelo 9600K convém investires numa boa board Z390.


Espero ter esclarecido...
 
Espero ter esclarecido...

Sim, bem explicado, só não percebi a parte: SMT e HT, porque não sei o que é.

Sei que as MB para AMD são mais baratas, os Processadores também o que ajuda a baixar o orçamento.
O 2600 tem gráficos Onboard como os Intel?

Sempre tive Intel, jogos só CS GO e neste caso a "propaganda" Intel é demais :)

PS: Que CPU e GPU tens no momento?
Em relação às gráficas, em geral a nvidea é melhor? Ou também se pondera as Radeon?
 
Última edição:
Simultaneous Multithreading e HyperThreading, são a mesma coisa, simplesmente uma designação é Intel e outra é AMD.
Consiste em teres dois Threads por Core.

Por ex:
2600: 6 core 12 threads (Tem SMT)
9400F: 6 core 6 thread (Não tem HT)

QUanto ao que falas-te acima, ou seja, edição de foto e vídeo, ryzen será sempre superior para ti dada esta mesma questão.

O CS não é um bom exemplo de jogo para nada mas pronto, é muito CPU intensive e tem uma optimização BRUTA para Intel lol
 
Se só jogas CS:GO, provavemente também acreditas que cada fps a mais te dá algum tipo de vantagem, e nesse caso especifico Intel deverá ser a melhor aposta para ti. Mas se estás a querer adquirir uma nova máquina de jogos o melhor é abrires uma thread para ti e preencheres um questionário. Procurar CPU até X € não é a melhor abordagem a estas coisas. O melhor é ver o orçamento global e tentar distribuí-lo por todos os componentes da maneira mais equilibrada e adequada ao objectivo. ;)
 
Simultaneous Multithreading e HyperThreading, são a mesma coisa, simplesmente uma designação é Intel e outra é AMD.
Consiste em teres dois Threads por Core.

Por ex:
2600: 6 core 12 threads (Tem SMT)
9400F: 6 core 6 thread (Não tem HT)

QUanto ao que falas-te acima, ou seja, edição de foto e vídeo, ryzen será sempre superior para ti dada esta mesma questão.

O CS não é um bom exemplo de jogo para nada mas pronto, é muito CPU intensive e tem uma optimização BRUTA para Intel lol

Obrigado pela explicação, mas o que queres realmente dizer com: optimização bruta para a Intel?

Se só jogas CS:GO, provavemente também acreditas que cada fps a mais te dá algum tipo de vantagem, e nesse caso especifico Intel deverá ser a melhor aposta para ti. Mas se estás a querer adquirir uma nova máquina de jogos o melhor é abrires uma thread para ti e preencheres um questionário. Procurar CPU até X € não é a melhor abordagem a estas coisas. O melhor é ver o orçamento global e tentar distribuí-lo por todos os componentes da maneira mais equilibrada e adequada ao objectivo. ;)

Para já não vou adquirir PC, ando a ver aos poucos para quando precisar, é sempre bom perguntar a quem sabe.

Espero não estar a fazer Off-topic, até porque acho bom falar de Intel num tópico que ainda ninguém falou, acho eu :)
 
Exactamente o que escrevi, não ha muito por onde explicar xD

É um jogo que utiliza em grande parte a capacidade de processamento do processador e não da placa gráfica. Para ajudar à festa é um jogo que é muito jogado em resoluções baixas, 800x600, 1024x768, 1280x1024, etc, o que tira ainda mais carga da gráfica e mete mais no processador.

A questão de optimização intel, simplesmente foi um jogo que foi desenvolvido para funcionar melhor com processadores de arquitectura Intel, não te consigo explicar muito melhor. Um exemplo que te pode ajudar a perceber isto é a Apple, com hardware inferior conseguem entregar performance semelhante ou superior face a algumas máquinas do mesmo valor simplesmente porque o software é desenvolvido em especifico para aquele hardware. Aqui é o mesmo, desenvolveram o jogo tomando em consideração o hardware intel e como tal consegues tirar mais performance com este tipo de processador do que com AMD...
 
@ElCapitao não precisavas de wifi? Essa motherboard não o tem.
Sim, esqueci-me de dizer que já não preciso de wifi, obrigado pela atenção. ;)

-Quanto ao resto que estiveram a falar, já foi um bocado chinês para mim xD Já sabia que queria AMD desde o inicio, mas era simplesmente minha escolha pessoal e obrigado pela ajuda a perceber melhor e me ajudarem a escolher o melhor produto para o que preciso! :D
 
Back
Topo