ajuda na compra de uma objectiva !

ainda há gamas mais caras não full-frame acima dessas. As 7D / D300s também são cropped e são superiores e bem mais caras (o dobro) que as 50D / D90
 
Última edição:
A distância focal é a distância do ponto nodal mais recuado ao sensor, quando a lente está focada no infinito. Em algumas lentes isso não acontece (por limitações do sistema ou derivado do desenho óptico), por isso usam o valor da focal que dá um campo de visão equivalente num sensor FF ou filme 35mm.

É "quase" isso. Mas a distância focal nada tem a ver com o tamanho do sensor.

se fosse sempre a distância focal real haveria lentes com pontos nodais fora da lente, coisa que julgo que não é possível (mas posso estar errado).

A "distância focal" é uma característica que só tem uma interpretação "real" em lentes simples de um elemento refractor (convergente). Em lentes de múltiplos elementos, alguns dos quais até podem nem ser refractores (ex.: série DO da Canon com elementos difractores) ou convergentes, não faz sentido falar-se em "distância focal real".

Por isso, a "distância focal" de uma lente é apenas uma convenção: é a distância focal que teria a "lente simples equivalente" quando focada no infinito.

Claro que para um fotógrafo a física e a matemática por detrás da lente pouco ou nada diz. Isso explica porque para muita gente "distância focal" é uma espécie de ângulo de visão usando outra unidade de medida. E isso até funciona muito bem até ao dia em que temos de lidar com sensores de tamanhos diferentes e somos obrigados a fazer contas e conversões.

Nota: Esta discussão é interessante e útil, mas está claramente off-topic.
 
Eu sei disso. :) A relação com o tamanho do sensor vem do ângulo de visão. Uma 50mm num sensor APS-C tem um ângulo mais fechado do que numa médio-formato. Isto não interessa nada para a distância focal, mas é nisto que se baseia a convenção. Ou seja, eles determinam que a distância focal é X porque a lente tem um ângulo de visão equivalente a uma lente de focal X.
 
Back
Topo