Ajuda na construção de um circuito de interruptor secreto

gatohumano

I'm cool cuz I Fold
Boas,precisava ai de uma ajudinha,eu fiz um circuito que basicamente tem a seguinte função,dificultar que alguem consiga ligar os vossos aparelhos,basicamente para ligar é necessario ficar sempre com o dedo a clicar num botão durante 2 minutos :002:(a ideia aqui é que não vai passar pela cabeça de ng pensar que é preciso ficar com o dedo tanto tempo no botão),e depois ja podemos ligar o aparelho no interruptor normal(so se pode largar o botão especial depois de ligar o aparelho caso contrario é necessario meter la o dedo novamente),neste caso adaptei o circuito dentro de uma fonte de pc e so vos digo que funciona muito bem.
Bom o que eu queria saber é se algum de vcs ja viu algum circuito do genero e que seja o mais simples possivel,aqui esta o esquema(desculpem o desenho a cão mas para agora é o que se arranja):

A parte a verde não é obrigatoria serve apenas para descarregar o condensador mal se liga o pc,o chato nisto td é que é necessario cortar a ligação do fio poweron,os valores dos componentes não sao criticos,poderão ter pequenos desvios,a resistencia de 10k em conjunto com o 2n3202 e o condec 0.047F sao os que determinam o tempo minimo de arranque,para aumentar o tempo ou aumentam o condec ou a resistencia,os transistores tb podem ser outros,o que gostei naqueles 2sa634 foi a queda de tensão emissor-colector muito baixa 0,1v aprox.aquele interruptor que vcs veem é um botao de pressão,poderão eventualmente aproveitar o proprio botão de power da caixa pois normalmente teem 2 interruptores la dentro.Para terminar poderão haver diferenças nos tempos visto que o circuito não é de alta precisão.
 
Última edição:
ei, que grande ideia!
se puderes mais tarde explica aí como se faz isso! é optimo para quem tem putos em casa.

Isto vai um pouco off-topic, mas como o assunto foi "puxado", não resito a um comentário.

O melhor para quem tem putos em casa é educálos no sentido de saberem onde podem ou não mexer.
Os meus filhos começaram por mexer algumas vezes nuns DVDs que tenho numa parteleira que lhe fica acessível, mas nunca os tirei de lá, e após 2 ou 3 raspanetes nunca mais lá voltaram a mexer.
Se passar-mos a vida a tirar do caminho das crianças aquilo onde não podem tocar, elas nunca irão aprender. Claro que jamais se podem correr riscos com o que é potencialmente perigoso para elas, tipo detergentes e medicamentos, mas se forem aprendendo com pequenas coisas, vão acabar por aprender quais são os limites.
Eu bem sei que em particular os botões de power com luzinhas são uma tentação, mas temos que ter paciência e estar preparados para um reboot ocasional. Não nos podemos é demitir de os educar.

Abraço
 
Back
Topo