1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Domótica Ajuda na criação da minha casa inteligente

Discussão em 'Digital Life' iniciada por attackk, 13 de Setembro de 2018. (Respostas: 20; Visualizações: 599)

1. attackk

attackk Power Member

Boas :)

Estive a pesquisar um bocado, e decidi que vai ser desta que vou colocar a minha casa uma casa inteligente !!

Eis o que eu pretendia para a minha casa

- colocar interruptores inteligentes para colocar as luzes “burras” em luzes inteligentes ! Mas interruptores que fossem do género dos normais... (pretendia algo do género da aqara, mas o problema dos da aqara é que são quadrados e não cabem nas caixas europeias).

- colocar o ar condicionado, estores e televisão inteligentes... isto é, ligar e desligar Tv, subir os estores (os meus estores funcionam com um comando, portanto penso que seja possível também) e comandar o ar condicionado com o telemóvel.

- sensores de portas

- câmera vigilância

- sensor temperatura e humidade

E pretendia que tudo funcionasse no HomeKit!!

O que me aconselham para este setup??

Desde já um obrigado

2. mute_home

mute_home Power Member

Vou ficar a aguardar ansiosamente por respostas.

Estou exactamente na mesma situação que tu.

Ando há algum tempo para implementar algumas coisas aqui por casa (basicamente, as mesmas que tu também pretendes instalar), mas confesso que no meio de tanta informação me perdi um bocado...

3. Masacool

Masacool Power Member

Mais 1 :victory:

4. tmtb

tmtb Power Member

Eu n tenho homekit, e honestamente o meu projecto ainda n arrancou e ja está em pausa, mas podes investigar se o que te vou dizer funciona no dito.

Mandei vir cenas da Shelly Cloud, eles têm relays para interruptores simples e duplos bem baratos (por comparação com os outros), para usar com os interruptores normais (os que compramos no leroy e afins).
    Os preços são 10€ para 1 gang e 20€ para 2 gang e mais portes (acho que vem da Bulgaria).
    O 2 gang serve também para estores.
    Os interruptores têm api rest e se bem me lembro eles estão a trabalhar para por mqtt no firmware.

Se os estores funcionarem a 433hz podes comprar um broadlink rm pro+, que pode controlar aparelhos por frequencia de radio (como disse, acho que so 433hz) e infra vermelho.

Para as portas eu uso as coisas da xiaomi mijia e xiaomi aqara, que são absurdamente mais baratas que o resto, mas estou com altas duvidas sobre o funcionar com homekit (posso estar errado).
    A xiaomi tb tem sensores de humidade.

5. elfo106

elfo106 Power Member

@tmtb Esse Shelly tem IFTTT?

6. tmtb

tmtb Power Member

Só sei que o bicho usa API REST e que vai ter suporte para MQTT daqui a umas semanas (qd sair firmware novo), mas sobre IFTTT não encontro nada.

Talvez se emparelhares com um home assistant ou smartthings que esses hubs permitam usar ifttt para activares os shelly.

7. elfo106

elfo106 Power Member

Obrigado @tmtb! Estava a pensar colocar isso em interruptores para acender e apagar a luz remotamente mas estou aqui a pensar que basta alguém por o interruptor na posição de aberto, nunca mais consigo acender a luz à distância.

8. tmtb

tmtb Power Member

Isso não vai acontecer, o interruptor passa a ser o shelly e não o que está na parede.
    O que acontece é que quando carregas no interruptor de parede estás a dizer ao shelly para mudar de estado,
    é a mesma coisa que usar a app.
    Podes ligar na app, desligar no interruptor e voltar a ligar na app, e vice versa.

9. elfo106

elfo106 Power Member

Explicas melhor pf @tmtb? O interruptor é um interruptor vulgar, eu pensei que tinha que colocar o shelly em serie com o interruptor mas pelos vistos não

10. tmtb

tmtb Power Member

Não, os cabos vão passar no shelly como passam agora no interruptor de parede.
    Inclusivamente deverás poder ligar e desligar as luzes pela app sem o interruptor de parede estar ligado.
    Depois tens é cabos que vão do shelly para o interruptor que servem apenas para dar input ao shelly, mas que não vão ter impacto directo na lampada.

Podes ver como se monta um shelly no video que postei, a partir dos 8:30

11. elfo106

elfo106 Power Member

Percebi. O interruptor passa a ser contacto seco só para dar sinal. Não têm que ser de pulso pois não? No fundo o shelly vai passar a detetar alterações de estado, quer seja de aberto para fechado ou vice-versa.

12. tmtb

tmtb Power Member

Isso, mas de lembrar que continuam a passar 220V pelo interruptor, mas vão para o shelly e n para a lampada.
    Não têm de ser de pulso, não precisas de mudar os interruptores que tens em casa.

AH, MUITO IMPORTANTE, o shelly precisa de cabo neutro nas caixas dos interruptores, que acho que por norma n existem.

Eu para já so vi um shelly 2 a funcionar e não foi na parede, foi ligado a uma tomada com um cabo que tinha sido retirado de um candeeiro.
    Só há uma coisa que estranhei muito, que foi o interruptor de parede continua a ter uma posição para on e off, se o interruptor de parede estiver em on e desligares pela app, para voltar a acender pelo interruptor tens de por o interruptor na posição off e voltar a passar para on.

Eu sou piquinhas com estas coisas, e felizmente o shelly tem uma configuração que permite ignorar a posição do interruptor e desde que haja uma mudança de estado a lampada vai mudar o estado tb.

13. elfo106

elfo106 Power Member

ok

Sim já me tinha apercebido. Ainda não vi se estes têm mas se não tiver eu passo.

Se dá para configurar fixe. Nessa configuração o interruptor e o shelly no fundo passam a funcionar como um comutador de escada.

14. elfo106

elfo106 Power Member

Só mais uma pergunta: a app dá o estado da luz? Isto é, consegues saber se alguém acendeu/apagou a luz usando o interruptor?

15. tmtb

tmtb Power Member

Sim, só não sei é com que delay, pq com a API de REST és capaz de ter alguns segundos.

16. elfo106

elfo106 Power Member

Pior é se o servidor for abaixo. Não há luz para ninguém

17. attackk

attackk Power Member

Eu para já mandei vir um broadlink rm pro e vou colocar o HA num RPI e vou começar por colocar la os Ar Condicionados e o controlo dos blackout's (funcionam por frequência 433hz).

Depois o passo 2 era então colocar os interruptores inteligentes! já vi a solução que falaste (os shelly), entretanto tambem vi os sonoff e pelos vistos agora há um projeto opensource de um português chamado os bhonoff ! Este tópico dos interruptores é o que me mete mais "confusão" visto que há várias ofertas e eu não sei distinguir qual é melhor ou pior... já para não falar que nunca passei um cabo (pelos vistos é preciso passar o cabo neutro).

Outra questão que tenho é:
    - Se integrar os sensores xiaomi no meu Homeassistant no RPI, tenho que ter algum dongle de Zigbee ou z-wave no RPI?
    Se sim, qual recomendam??

Abraço

18. tmtb

tmtb Power Member

Cuidado com os Sonoff, são quadrados e não cabem facilmente (se é que cabem de todo) dentro das nossas caixas de derivação (ou seja, por trás dos interruptores, e estou a assumir que os shelly foram feitos para isso).
    Se vires o video que postei onde é feita uma comparação, os sonoff tb são menos seguros que os shelly pq aguentam menos amperagem (acho que era isso), aconcelho a visualização do video para verem a comparação.

O Bhonofre parece-me ser uma coisa de DIY (do it yourself), basicamente compras os componentes todos separados e montas tu o "aparelhometro" que precisas (alguém me corrija se eu estiver errado, por favor).

Última edição: 21 de Setembro de 2018 às 20:27
  19. tmtb

tmtb Power Member

Já que vais usar home assistant, guarda este link https://forum.cpha.tech/ (que é do forum da comunidade portuguesa de home assistant).
    Eles falam sobre tudo de home assistant e têm guias.

Quanto ao xiaomi com home asssistant acho que ha duas maneiras de fazer a cena:

1) Associar a gateway directamente ao home assistant (não precisas de pen)
    https://forum.cpha.tech/t/como-configurar-o-gateway-da-xiaomi/80

2) Há maneiras mais complexas de usar os dispositivos da xiaomi, sem ter a gateway
    https://community.home-assistant.io/t/xiaomi-without-gateway-and-without-china-cloud/52087

Ênfase no "mais complexas" :S

Partilhar esta Página