1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na criação de site. Que ferramentas aprender?

Discussão em 'Web Development' iniciada por Lurtz, 29 de Dezembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1004)

1. Lurtz

Lurtz Power Member

Boas,

Pretendo criar um website.
    Será algo simples e alojado num dominio adquirido por mim.
    O intuito deste post é de que me ajudassem a perceber que ferramentas tenho de aprender face àquilo que pretendo fazer. Tenho alguma experiência de blogs mas nada mais.

O que quero fazer é:

Página principal - com uma imagem grande onde vou linkar quatro subpáginas (em elementos da imagem):

Subpáginas 1 e 2 – Ainda não decidi o formato mas seria do género fórum ou blog com vários tópicos e possibilidade de comments com várias categorias (título, nick, e-mail, corpo comment); É importante ter uma barra lateral com todos os tópicos que forem lançados para pesquisa;

Subpágina 3 – Barra central com imagem e texto, campo de comments abaixo; Barra lateral para pesquisa de assuntos antigos;

Supágina 4 – Página de links agrupados em categorias;

Na prática será um blog um pouco mais complexo. (No entanto, aquela página principal com os links para as subpáginas é fundamental)
    Agradeço por isso que me digam como proceder, devo aprender alguma linguagem específica, flash, html, ou tentar usar um dos serviços de blogs já existentes e tentar customizar à minha maneira?

Obrigado.

Um abraço

2. fil79

fil79 Power Member

podes começar por aprender xhtml e css..é o ponto de partida, a partir daí podes depois partir para javascript e para linguagens de servidor (php,asp,jsp,etc) e se te interessar flash também para começar --> http://www.w3schools.com/

3. sornafix

sornafix Power Member

Como o fil79 disse as linguagens a utilizar são as mencionadas, como por exemplo php etc. Podes também deitar um olhinho ao MySql caso desejes ter uma base de dados para guardares a informação do site.

Em termos de ferramentas podes utilizar o dreamweaver para a parte da programação, e o EasyPhp para poder simular o servidor, ou seja, ser possivel trabalhar localmente e deste modo poder ver como o site está ficando e funcionamento deste, sem a necessidade de estar constatemente a fazer o upload dos ficheiros para o servidor.

Qualquer duvida é só perguntar.

4. AliFromCairo

AliFromCairo Power Member

Penso que para o que pretendes fazer, podias pegar no código fonte do WordPress, e partir daí. Para além disso, caso não queiras editar o código, podes sempre tentar procurar por plugins que façam o que pretendes, pois o WordPress é bastante completo nesse aspecto.

5. Lurtz segundo o que precebi tu queres criar um site com algumas das funcionalidades já existentes de um blog correcto?

Bem, se queres criar tudo de raiz, eu não sou a pessoa indicada mas se pretenderes criar a partir de um CMD talvez te possa ajudar ;)

6. geoblast

geoblast Power Member

Como já disseram aqui html, javascript e uma linguagem de servidor (php, java, asp). Pelos servidores que existem disponíveis rapidamente vais ficar limitado a php e asp. Deves ainda aprender javascript. o w3 schools é um bom ponto de partida e depois tens na net exemplos para quase todas as situações particulares.

Como editor recomendo-te algo como o eclipse ou o netbeans, pois são gratuitos e permitem editar java, html, javascritp, php e asp. Com plugins para teres ajuda de contexto e autocomplete em todas elas.

Quando precisares de ajuda, a techzone é excelente.

Partilhar esta Página