Ajuda na Criação de um JOGO MANAGER!!

Diogo2301

Membro
Boas Tardes, eu gostava de fazer um jogo tipo treinador de bancada( tipo Sokker,Hattrick), só que precisava de algumas bases e conceitos para ter ideias de como fazer o jogo, eu ainda sou iniciante, e não se isto criar um jogo destes é muito para o meu grau de programação, é por isso que vos peço ajuda!!!
Quem me podesse ajudar seria óptimo?:):)
 
Boas Tardes, eu gostava de fazer um jogo tipo treinador de bancada( tipo Sokker,Hattrick), só que precisava de algumas bases e conceitos para ter ideias de como fazer o jogo, eu ainda sou iniciante, e não se isto criar um jogo destes é muito para o meu grau de programação, é por isso que vos peço ajuda!!!
Quem me podesse ajudar seria óptimo?:):)

Sê bem-vindo ao fórum, Diogo2301. Espero que te sintas em família aqui na techzone.

Tens conhecimentos em que linguagens de programação? Sabes alguma coisa de programação orientada a objectos?

Pelo que percebi do teu post, és ainda um iniciante. Não sei se será muito boa ideia tentares começar já com jogos, visto que isso já requer alguns conhecimentos mais avançados.

Mas pronto, responde às minhas perguntas e logo se vê.

Vá, cumps
 
Tipo eu sou mesmo iniciante, e essas perguntas que tu me fizeste a minha resposta é que eu não sei nada disso!!! Mas gostava que tu me ensinasses alguns passos de iniciante e depois mais avançados para eu poder fazer o jogo manager, curtia bue!!!
 
Tipo eu sou mesmo iniciante, e essas perguntas que tu me fizeste a minha resposta é que eu não sei nada disso!!! Mas gostava que tu me ensinasses alguns passos de iniciante e depois mais avançados para eu poder fazer o jogo manager, curtia bue!!!

Amigo, eu posso ensinar-te algumas coisas, mas por toda a comunidade há muitas threads iniciadas para discussão de aspectos básicos de programação.

Agora, gostaria de saber se sabes alguma linguagem de programação, tipo C/C++, PASCAL, JAVA, BASIC, VISUAL BASIC, qualquer coisa.

Vá, cumps
 
É assim, se não sabes mesmo nada, uma longa caminhada te espera... Se te aplicares nisso talvez aprendas rápido. Mas programação não é só saber determinada linguagem, é sobretudo saber como enfrentar as dificuldades que aparecem, por isso, para fazeres um jogo desses tens k ter alguma experiência. Tens que começar pelos aspectos mais básicos e também considero que Java seja uma boa opção para começar.
Já pensaste em comprar um livro ou até mesmo ler uns e-books?
À pouco tempo comprei na ***** um livro interessante para iniciantes:

"Fundamentos de Programação em Java 2"
Autores: António José Mendes e Maria José Marcelino
Preço: 21,59€

Tem vários e exemplos e exercícios para praticares, incluindo um programa com alguma complexidade que é feito à medida que vais evoluindo nas matérias.

Para teres uma pequena ideia da complexidade de um jogo desses, quando li o titulo do tópico, pensava que era algum programador experiente que estava a pedir ajuda para que o jogo ficasse concluído mais rápido... Isso vai demorar, mas sobretudo tens que pensar em ganhar experiência. Tencionas seguir informática?
 
Última edição pelo moderador:
"Fundamentos de Programação em Java 2"
Autores: António José Mendes e Maria José Marcelino
Preço: 21,59€

Tem vários e exemplos e exercícios para praticares, incluindo um programa com alguma complexidade que é feito à medida que vais evoluindo nas matérias.

Isso já está descontinuado. Java 2 já lá vai. Agora já está no 6.
 
É assim, se não sabes mesmo nada, uma longa caminhada te espera... Se te aplicares nisso talvez aprendas rápido. Mas programação não é só saber determinada linguagem, é sobretudo saber como enfrentar as dificuldades que aparecem, por isso, para fazeres um jogo desses tens k ter alguma experiência. Tens que começar pelos aspectos mais básicos e também considero que Java seja uma boa opção para começar.
Já pensaste em comprar um livro ou até mesmo ler uns e-books?
À pouco tempo comprei na ***** um livro interessante para iniciantes:

"Fundamentos de Programação em Java 2"
Autores: António José Mendes e Maria José Marcelino
Preço: 21,59€

Tem vários e exemplos e exercícios para praticares, incluindo um programa com alguma complexidade que é feito à medida que vais evoluindo nas matérias.

Para teres uma pequena ideia da complexidade de um jogo desses, quando li o titulo do tópico, pensava que era algum programador experiente que estava a pedir ajuda para que o jogo ficasse concluído mais rápido... Isso vai demorar, mas sobretudo tens que pensar em ganhar experiência. Tencionas seguir informática?

Exactamente. Aliás, em programação, das coisas que menos importância tem é a linguagem em si. Tudo bem que é importante dominar linguagens que suportem paradigmas actuais, ou saber como trabalhar com um IDE que proporcione boas ferramentas, etc. No entanto, o que é verdadeiramente importante é saber olhar para um problema e, através da tua própria abstracção, tentares soluccionar esse problema de forma que possa ser implementado informaticamente.

Deixando-me de rodeios, o essencial é a algoritmia.

Agora, se queres começar a dar os primeiros passos neste mundo, a linguagem JAVA ou C são, quanto a mim, ideais para começares. Não entres para já em VB's ou coisas do género.

Vá, cumps
 
Isso já está descontinuado. Java 2 já lá vai. Agora já está no 6.

Pois, eu sei, mas o que me interessava no livro era que explicasse o básico e fiquei contente com ele por causa disso. E também por ser em português porque apesar de saber bastante de inglês podem sempre existir alguns termos que se confundem e como eu precisava de algo mais "prático" comprei o livro. Penso que um dos que vi lá era em inglês e de Java 6, mas não me pareceu para principiantes daí não o ter comprado.

Já agora, alguém sabe de uns e-books interessantes de Java 6, tanto para principiantes como para pros?

Dava-me jeito a mim e ao autor do tópico :)
 
Podes dar uma vista de olhos no Thinking in Java, do Bruce Eckel. Penso que algumas edições estão disponíveis no site do autor. De qualquer maneira, já existe uma thread onde foram discutidos alguns livros sobre Java.
 
dá uma olhadela nestes links:

>> http://www.programmersheaven.com/zone8/index.htm (montes de exemplos em várias linguagens de programação, deves lá encontrar qualquer coisa que possas adaptar os conceitos, textos, tutoriais, etc...)

e outras quase tão importantes:

http://gpwiki.org/
http://www.gamedev.net/
http://www.ultimategameprogramming.com/
http://www.knowledgehound.com/topics/gameprog.htm
http://www.cprogramming.com/

caso queiras mesmo com java que é o q aconselho:

http://javaboutique.internet.com/tutorials/Java_Game_Programming/

greetz ;)


<offtopic>

Isso já está descontinuado. Java 2 já lá vai. Agora já está no 6.

JAVA 2 já lá vai?! 6?! *g*

em 2006 é que o Java2 se começou a chamar J2, JME, JEE por motivos comerciais mas continua a ser o JavaSE (as 2nd Edition) tal e qual.

RTFM ;)

</offtopic>
 
Última edição:
Eu não percebo muito disso do Java 2 / Java 6. Para mim a lógica que isso teria seria esta:

No inicio chamava-se só Java, depois Java 2, Java 3... até Java 6. No entanto ainda só vi Java 2 e Java 6... Alguém sabe explicar como isto "funciona" afinal? :S
 
Tipo eu sou mesmo iniciante, e essas perguntas que tu me fizeste a minha resposta é que eu não sei nada disso!!! Mas gostava que tu me ensinasses alguns passos de iniciante e depois mais avançados para eu poder fazer o jogo manager, curtia bue!!!

Se és iniciante...

Vai aprendendo... Se estás na universidade tens uma vantagem. Senão mete-te num curso qualquer de programação e daqui a 3 anos pensa em fazer um jogo de manager basico...


Não penses que uma pessoa que é iniciante na programação, passado uma semana já consegue fazer um jogo ;)
Isso demora bastante tempo, tens que adquirir bastantes conhecimentos, e mais que isso, tens que ter calo a programar. E isso só se ganha com o tempo e com experiência.
 
ei posso dar um conselho? Eu também faço jogos(não em java, C++, delphi,etc), mas não preciso grandes liguagens...eu também vou comprar o livro para aprender(o do java), mas é muito caro, compro quando puder...para teres uma noção de criar jogos, está aqui um programa conhecido por muitos!! O game maker....dá para fazer jogos, temn lá uns exemplos de jogos, e vê...o jogo que queres fazer, precisas de muito tempo...e acredita que custa! xD não te quero desmoralizar, prelo contra´rio, mas ao meio do percuso cansaste, e so sabe bem quando acabas...

www.yoyogames.com

vá, boa sorte!
 
Ui amigo! Vai com calma! lol

Primeiro começa pelo basico. E sim eu acho que para começares o java e o melhor!

Procura livros sobre programaçao (acima referidos) e le com atençao. Podes por duvidas por aqui pelo forum que o pessoal ajuda.

Saca um compilador, aconselho o netbeans, se optares por java claro. E aprende a usa lo bem!

Depois disso tudo começa a pensar no teu jogo! Tens um longo caminho pela frente!

Cumps
 
Por acaso, não querem fazer um Jogo Manager, (tipo Hattrick), e que este jogo seja organizado pelos que quiserem aqui da comunidade do techzone, eu não sei quase nada de programação, mas ha pessoas aqui k tem bue expriencia e um grande nivel de programação. Eu como dei a ideia, posso organizar não a parte da programação, mas sim de como vai o jogo estar dividido, as suas partes( por exemplo, as regras, como vão ser as equipas constituidas, etc).
Quem estiver interessado diga? eu sei ke não e facil, mas acho que da pra começar.
Se também por acaso haver muita gente interessada, tem que haver um limite de incrições.... mas depois isso logo se vê.
 
conta comigo...gosto do teu emepenho...não sou muito experiente, muito menos em java, mas sou rapido á aprender...a mim nunca me aconelharam logo o java xD ganda sortudo, a mim anconselharam-se tretas, e game maker(no game maker faz-se bons jogos)....mas agora o java já é complicado...mas deve-se aprender rápido....ou algo parecido...conta comigo!!

P.s: Ei, passa isso tudo...tudo o que pensas....o que queres que o jogo seja....quando achares que já tá...anvança!
 
Back
Topo