Fibra Óptica Ajuda na escolha/configurar router bridge

xterz

Membro
Olá , recentemente aderi à fibra* da meo ( Tinha adsl ), mas preciso da vossa ajuda .
Fizeram me a instalação na sala o router principal TG789vac v2 .

O problema é tenho um cabo de rede ( cat5e) já num quarto que posso reutilizar para efectuar a ligação até ao segundo quarto e a minha ideia era meter um switch/bridge.

Fiz o seguinte esquema para melhor compreensão :

lCdzdJl.png



Quarto 1 = PC 1
Quarto 2 = PC 2 / onde originalmente estava o router adsl

*Velocidade contratada é de 100 Mbps.

Solução ?
lySYDHr.png





Espero que não falte nada xD sejam compreensivos isto é novo para mim :c
 
Existem duas formas:

Bridge Wireless (de forma a ter uma ligação dedicada): Recomendo equipamentos com norma AC a funcionar em 5Ghz.
Powerline: Introduz alguma latência adicional (cerca de 2/3 ms), no entanto é o mais fácil de instalar/configurar e provavelmente sairá mais barato que a bridge wireless AC.

Mesmo com a powerline deverá dar os 100mbps, portanto esta será a minha recomendação.
 
E uma brige com cabo ? como a solução ( cabo vermelho ) para mim era mais fácil assim , precisava mesmo era saber que tipo de router necessitava.
 
Se der para passar um cabo do router que está na sala até a um dos quartos (neste caso o 1), é a melhor opção, basta comprar um switch e está feito.

Não havendo a possibilidade de colocar um cabo, é o que indiquei na mensagem anterior.
 
Eu iria para um switch gigabit. Quanto a marcas e modelos... tanto faz, eu comprei o mais barato (da TP-link por exemplo) e funciona a 100%.
 
Não preciso de algum com igmpv3 ?? ou isso seria para uma configuração diferente ?
Consegues -me dar ai uma referencia do teu só para eu me orientar nas escolha de features.
 
Compra isto https://www.*****.pt/shop/d-link/switch-d-link-dgs-105-5-portas-gigabit-unmanaged.html. Até as boxes funcionam se precisares. As portas vão ser inundadas de requests mas esse switch e o router aguentam isso sem problema (se usares a box claro, caso contrário não faz diferença). É um switch muito fixe e com boa qualidade de construção.
 
Compra isto https://www.*****.pt/shop/d-link/switch-d-link-dgs-105-5-portas-gigabit-unmanaged.html. Até as boxes funcionam se precisares. As portas vão ser inundadas de requests mas esse switch e o router aguentam isso sem problema (se usares a box claro, caso contrário não faz diferença). É um switch muito fixe e com boa qualidade de construção.

Obrigado pela sugestão então estas me a dizer que não vai existir problema se fizer meobox>>>router>>>>switch>>>PC1/PC2 ?

E ao nível de configuração ? ligo um cabo de cat5 ou cat6 ao router e depois ao switch ? e basta ?

Cabos pode ser aqueles cat5e / cat6 assim de uma marca meh que rodam valores até baixinhos ou recomendas usar algo mais "técnico" ?

Desculpa tanta pergunta...até ridículas só quero mesmo assegurar que fica td perfeito...é mania minha :c
 
A maneira correta é Router (no router ligas box ou ligas box ao switch) -> switch -> PC1 e PC2. Qualquer cabo cat5 e cat6 serve visto serem só 100MB (mesmo 200 era na boa).
Basta ligar um cabo direto do router ao switch, depois de estar lá o cabo o switch vai propagar o sinal pelas restantes portas do mesmo.
 
Back
Topo