Ajuda na Escolha da Câmara Digital

O problema é o seguinte:
Adquiri uma Sony Cyber-shot P200 há 3 anos, que me custou mais de 400€...no entanto as fotografias saem muito tremidas, é preciso tirar 10 para ter 1 em condições. Foi para a garantia e nada resolveram, disseram que era mesmo assim!
Agora pretendo comprar 1 nova máquina e estou com alguns modelos em vista. Agradecia que me ajudassem!

- NIKON Coolpix S500 (neste momento a preferida)
- SONY DSC-W80 (indecisa também)
- OLYMPUS miu 820
- CANON Ixus 75
- PANASONIC DMC-FX12 EGMK
 
As fotos ficam tremidas porque provavelmente estás a usar velocidades de disparo demasiado lentas e a máquina não deve ter estabilizador.

Não conheço bem nenhuma dessas máquinas mas...
A Sony tem lançado máquinas muito fracas para o que custam, além de usarem cartões Memory Stick, o que é mau.
A Panasonic tem problemas de sensor e processamento em ISOs altos.
A Canon costuma equipar as Ixus com lentes medianas (talvez por causa do público alvo da máquina).

No entanto tudo depende de quanto queres gastar, o que queres fazer com a máquina, e se te interessam ou não modos manuais.

Tens aqui uma review da Canon. A lente até tem boa definição, mas sofre de bastantes aberrações cromáticas e cantos suaves. É rápida e a qualidade das imagens no geral parece-me boa. Também faz uma boa Macro.

A Sony não tem grande lente, para variar. Muitas distorções e aberrações cromáticas. Cantos suaves também. Pela review a sua exposição também não é das melhores e o flash é relativamente fraco.

A Olympus e a Nikon ainda não têm uma review completa, e a Panasonic ainda menos.
 
Última edição:
O valor que pretendo gastar pode rondar os 200-250 €. Quero uma máquina que tire fotografias suficientemente boas, uma vez que não consigo ter uma qualidade garantida com a máquina actual. As opiniões que tenho tido mais favoráveis referem-se à Nikon Coolpix S500 e Sony Cyber shot DSC-W80, no entanto o que é bom para uns, é mau para outros. Por isso tanta indecisão!
 
Desculpa corrigir-te mas isto não são gostos... :) Aquilo que é mau há de ser mau para toda a gente, e aquilo que é bom igual. Pode é haver pessoas que dão mais importância a umas coisas que outras. Até há pessoas que não ligam nenhuma a nada, que chegam a achar que fotos péssimas são grandes fotos, e quando lhes mostramos os defeitos nas fotos, nós é que somos demasiado picuinhas. Percebes a ideia?

De qualquer forma ainda não disseste que uso querias dar à máquina. Fotos boas há muitas máquinas que o fazem. Umas lidam melhor com movimento, outras lidam melhor com ambientes escuros, outras são mais versáteis, etc...
Depende muito do tipo de foto que queres tirar com a máquina. ;)
 
Numa altura em que pretendo efectuar a compra de uma nova máquina, e uma vez que fiquei bastante desiludida com a anterior, pretendo aconselhar-me o máximo possível, daí que questione diversas lojas acerca de quais os "melhores" modelos...Houve quem colocasse este modelo da Nikon no topo, outros a Sony, enfim...O uso que pretendo dar à máquina é fotografar pessoas e momentos, paisagens, nada muito além. Talvez um dado importante, é que nunca consegui fotografias minimamente em condições de jogos de futebol (não profissional!) nem ao ar livre nem em pavilhões...
 
AHHH Lojas.... Assim tá tudo explicado. Já noutro tópico referi uma situação na *****, em que o empregado não só me recomendou uma Sony DSC-T como alternativa à minha máquina, como ainda se atreveu a dizer que "Sony é outro nivel", quando na realidade a máquina não está sequer perto de ser tão boa. Acho que os empregados de grandes superficies recomendam as máquinas com mais base no preço e marca do que propriamente no conhecimento sobre a máquina. Assim como lojas mais pequenas tendem a recomendar aquilo que têm em stock, ou marcas que representam. Tenho um amigo com uma loja, que vende principalmente Olympus, e se fores lá ele recomendar-te-á sempre uma Olympus, mesmo que haja Canons/Fujis/Nikons/etc melhores. :) Procura opiniões em reviews na net, por vezes podem soar um pouco parciais mas ao contrário de muitas lojas, sabem o que estão a dizer.

Já agora, porque razão essas fotos não ficaram boas? Pessoas desfocadas por causa do movimento? Imenso ruido? Todas tremidas?
Se soubermos, pode-se escolher uma máquina que consiga corrigir isso.

Assim por alto, visto que não me parece que tenhas grandes interesses em evoluir no que diz respeito a técnicas de fotografia, nem em andar carregada com um "tijolo", diria que a Fuji F40fd é uma boa hipotese. Tem é pouco zoom.
 
Back
Topo