1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na escolha das colunas

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Lobo.Mau, 24 de Maio de 2012. (Respostas: 11; Visualizações: 1143)

1. Lobo.Mau

Lobo.Mau Power Member

Olá,

Remodelei a minha sala, e agora chegou a hora de trocar de colunas, motivo pelo qual peço a vossa ajuda.

Setup actual:

Sala 38-40m2, em forma de L o que faz que o "quadrado" onde ficam as colunas seja de mais ou menos uns 20m2. No entanto o lado direito como fica do lado o L noto que perco um pouco de potencia no audio, especialmente o sub.

TV: Samsung 55ES8000
    AV: Pio VXS-921
    Colunas actuais: Um pack da Sony que tenho à vários anos e pretendo substituir a pouco-e-pouco

Utilização:

50% XBMC (htpc) 1080p/720p DTS/AC3
    20% TV (Zon Iris)
    20% Musica (classica, anos 80, trance, pop, rock, ambient, etc)
    10% Gamming (PS3)

Depois de ter lido vários posts e reviews aqui, estou inclinado para o seguinte setup:

Frontais: MA MR4
    Central: MRC
    Traseiras: MR2 se comprasse agora
    Sub: Velodyne Impact 10 (ou 12? não sei qual preciso para esta sala)
    Ainda equacionei o Gemini mas pelo que li não tem auto power stand by o que considero inportante (o meu actual sony também é assim e a factura da electricidade não para de aumentar)

Também pensei num setup similar mas com as MA gama bronze de este ano, mas não sei se a diferença de preço, bem como o pio 921 justificam a diferença.

Como os recursos (€) não dão para tudo ao mesmo tempo, estava apensar começar com as frontais + central, depois o sub, e só no fim as traseiras, ainda que isso certamente implique que as MR2 já não sejam uma opção quando chegar a hora.

O que acham do setup e da ordem de compra ?
    É mesmo importante que a central seja comprada com as frontais e da mesma gama ou caracteristicas ?

Relativamente as colunas traseiras, constatei algo que não esperava. Comprar umas colunas como as MR2 + suportes, acaba por ficar muito próximo de umas MR4. Isto faz sentido ? alguém optou por meter colunas de chão nas traseiras ? Tipo as MR4 que compraria agora, passava para traseiras mais tarde em troca de umas melhores ?

Quanto ao local das compras, estou inclinado para a maquimsom devido ás boas criticas que aqui tenho lido.

Um ultimo detalhe, tem que ser tudo em preto. Se não fosse isso ia por um sub WHARFEDALE 150W (é pequenote, tem boas criticas, e um excelente preço)

Desde já deixo os meus agradecimentos pela vossa preciosa ajuda.

2. xedas

xedas Power Member

Boas

Uma coisa é certa....vê-se que lês-te muita coisa antes de criares o teu tópico, sendo que assim só resta dizer o que se diz no final destes "conselhos":
    - Ouve antes de comprar!

Basta fazeres audição ás frontais para decidires a marca e gama.

Pessoalmente acho overkill usar colunas de chão como traseiras (sobretudo se forem de elevada volumetria).....claro que se forem "finas", tipo monitor audio R270, aí até faz sentido dado que os suportes tornas as colunas de prateleira "caras".

Boa sorte

3. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

O Sub sem uso consome pouco, o auto standby nos subs tem o problema do sub adormecer em partes mais calmas e depois quando é preciso não está lá. Podes sempre fazer o "manápula" auto standby :). O que são 10/15 watts comparado com o que o sistema gasta com as colunas + sub a fazer "barulho".

Eu comprava já a central, nunca se sabe quando deixam de estar disponiveis, o mais importante é que as frontais + central sejam da mesma gama para manter a "coerencia sonora". As surround podem ser diferentes mas em termos estéticos fica mais bonito tudo da mesma gama :). Para Surround ficas bem servido com as MR1 e a diferença quase dá para os suportes(atenção à altura dos suportes). Na minha opinião as MR4 são mal empregadas para surround :).

Eu comprei lá o meu conjunto mr2+mr1+mrc e nada apontar, tratamento 5*.

Que sub tens da sony? suponho que é activo, não dá para aguentar uns tempos até vir uns €uros extras? No teu caso como tens uma sala grande não sei se o Gemini será suficiente, tens o XLS200 que são mais uns 120€...

Em relação aos Velodyne os BK são mais musicais e mais compactos .

4. Lobo.Mau

Lobo.Mau Power Member

Desde já os meus agradecimentos pela vossa ajuda.

As colunas, estou 99.9999% decidido pelas MR4 + MRC.
    Agora fiquei foi na dúvida entre as MR2 como eu tinha inicialmente pensado, vs as MR1 sugeridas pelo LSeven. Efectivamente para umas colunas surround, é bem provável que as MR1 sejam mais que suficiente, e ainda poupo uns tostões.
    É pena eu não ter ouvido as MR1 para ter base de comparação para as MR2.

Relativamente ao sub, não tenho dúvida de que os BK sejam excelente, no entanto vejo-lhes vários inconvenientes. Por um lado o preço (por culpa dos portes exagerados), depois por ser down-firing (o meu vizinho de baixo não ia achar piada).
    Eu preferia comprar em território Nacional, e como tenho um amigo que me faz uns preços muito porreiros neste tipo de material (10-20% mais barato que em qualquer outro site nacional) prefiro comprar por cá.
    Continuo inclinado para o Whaferdale SW150 por ser "ajeitadinho" e porque só tenho lido excelentes reviews sobre este sub, e o preço também é muito muito agradável. Tenho apenas receio de que seja pouco para 36-40m2. Falei com alguns amigos meus, um deles tem uma sala similar á minha, e ele diz que o Kef 12'' monstrego que ele tem, foi um exagero e que preferia ter comprado um mais pequeno que chegava e sobrava.
    Como opção a este SW150, e no lado oposto, ou seja, no lado dos "monstregos" estou a ponderar o Velodyne 12. Este certamente que tem potencia que chegue para a minha sala.

Há por ai alguém que tenha um SW150 que me possa dar feedback?

Por ultimo, os suportes.
    Estava a pensar ou nos Atacama Nexus 6 ou nos Norstone Stylum 3. Será que umas colunas MR2 (ou MR1) precisam de uns suportes deste tipo ? Não haverá qualquer coisa mais adequada ?
    Por mim quero apenas que sejam pretos e permitam esconder os cabos.

Mais uma vez, obrigado a todos pela vossa preciosa ajuda.

5. xedas

xedas Power Member

Boas

Em relação ás MR1 vS MR2 para traseiras:
    - A sonoridade será a mesma e não vejo razão para não ir para MR1......excepto pelo facto das MR1 terem o bass-reflex (o buraco) para trás e se a ideia é estarem muito próximas da parede (menos de 40 cm ou assim) então pode ser melhor as MR2. (também se pode meter as esponjas.....mas não sei se o impacto prejudicial)

Em relação ao sub:
    - Não é má ideia equacionar o Wharf sw150....mas se o Velodyne impact 12é opção (qual o preço+portes que o consegue arranjar) então o BK XLS200 é claramente uma boa opção.

Boa sorte

6. Lobo.Mau

Lobo.Mau Power Member

Efectivamente as surround vão ficar a <40cm da parede, pelo que invalida as MR1. isto que não sabe é como quem não vê ;)
    Obrigado Xedas

Relativamente ao sub, ainda estou á espera de confirmação do preço mas estou a contar que o Velodyne 12 seja na casa dos 440, e o e o SW150 na casa dos 240, ou seja, uma diferença bastante substancial.
    Entre o aspecto estético (dimensões) e o preço, se tivesse a certeza de que o sw150 dava bem para os 38/40m2, nem hesitava. Eu sei que os BK são melhores, especialmente para música, mas se com 230€ conseguir um sub porreiro que dê bem para filmes, e acompanhe as MR4 o suficiente para música, já fico satisfeito, afinal de contas, não vou montar nenhuma discoteca ;)

7. xedas

xedas Power Member

Pois....se são menos de 40 cm (até devia ser mais) então as MR2 são as indicadas (em comparação com as MR1)
    No entanto isto não é nenhuma regra de ouro, até porque podias meter as esponjas (tapando os buracos) e a função das surround não é tão determinante como se possa pensar.
    No entanto, como acho a tua sala grandita as MR2 não são overkil para traseiras....o que nos leva á questão do sub...

Mas atenção que ao comprares o BK Gemini II (que fica em ~300 euros já com portes) é melhor que o wharfs SW150 (e inferior ao impact 12)...e se o colocares junto a um canto (aqui é experimentar) consegues aumentar o impacto deste ou de qualquer sub.

Existe outro factor que para mim, que vejo o sistema de som como um sistema em constante mutação, é muito importante:
    - Daqui a 1,2,3,4... anos se decidires vender o teu sub.....tenho a certeza que o BK vai desvalorizar muito menos do que o sw150.

Nota:
    - Se tiveres disponibilidade financeira (e gosto por este hobie) não existe subwoofer demasiado grande.....isto na medida em que, para produzir uma determinada pressão acústica, é melhor ter um sub muito potente a 30% da sua potência máxima do que um subwoofer mais modesto a funcionar a 70%.

Não te quero forçar a nada, nem tenho maneira prática de provar o que afirmo, mas acho que deves ter em conta todos os aspectos da tua decisão.....mesmo que optes pelo SW150. Sim porque se fores para o Velodyne de 12" por 440 euros.....o BK XLS 2000 vai-te "morder nas calças"....sendo que o aspecto da desvalorização neste caso já será mais semelhante (dado que a velodyne é uma marca respeitada).

Boa sorte.....a gastar o teu dinheiro:D!

8. The Zombie

The Zombie Power Member

300% Verdade.

Subwoofer demasiado grande é algo que não existe.

9. LSeven

Qualquer um dos modelos BK tem as duas versões FF/DF, em termos práticos são equivalentes. Os BK's em termos musicais são muito elogiados. Um Sub de 220€ provavelmente em termos de qualidade (musica)não vai conseguir acompanhar as MR4, nesse caso ficam melhor sozinhas do que com a distorção causada por um Sub barato.

Podes sempre comprar as MR4 e testar se necessitas mesmo do sub para musica, se não precisares podes comprar um sub só a pensar nos filmes, neste caso a distorção e capacidade musical não serão tão importantes e podes comprar um mais barato.

38/40 são muitos metros não sei se o Gemini II é suficiente(para filmes).
    440 é +- o preço (já com portes) do XLS200 com acabamento XPTO. Um factor que pode pesar nos BK's é o tamanho reduzido dos mesmos.

10. Lobo.Mau

Lobo.Mau Power Member

Infelizmente a "Maria" não pensa assim ;)
    Se não fossem a "Maria" eu tinha posto calhas na sala toda e montava o 11.1, felizmente que ela está cá para me refrear :D

Bom, resumindo, sub ou vou para o BK XLS200 ou para o Velodyne 12.
    Quanto tiver o preço definitivo do Velodyne tomo a decisão.

Relativamente aos suportes para as MR2, alguma sugestão (em preto e que permita esconder os cabos)

Obrigado

11. xedas

xedas Power Member

O XLS200, apesar de mais potente (RMS), acaba por ser mais "compacto" do que o Velodyne impact 12". Esta diferença é devido ao facto do XLS ser fechado (infinite bafle) e o impact 12 ser aberto (bass-reflex).....parece que o XLS será melhor para musica e o impact 12 será melhor para abanar a casa quando a nave do aliens do battle of los angeles finalmente cai por terra!

XLS200 (DF...o que bufa para baixo):
    - [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]3,4 X 3,55 x 2,9[/FONT] = 35 litros (decímetros cúbicos) (fiz em dm3 por "é igual ou litro":D )
    - 17,5 Kg
    - 275 Watts rms
    - Drive de 10"

XLS200 (FF...o que bufa para a frente):
    - [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif] [/FONT][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]3,9 X 2,95 x 2,95[/FONT] = 34 litros
    - 17,5 Kg
    - 275 Watts rms
    - Drive de 10"

Impact 12":
    - 3,84 x 3,6 x 4,8 = 66,35 litros
    - 16 Kg
    - 165 watts rms
    - Drive de 12"

Boa sorte
    (não confiem nas specs dos sites das lojas....confirmem no site do fabricante)

12. LSeven

Se a maria não quer nada grande tens o XLS400 do tamanho do impact 12 :D, agora mais a sério os BK por serem sealed são muito compactos(e mais musicais), nesse aspecto são um "David".

Quandos aos suportes também ainda ando às voltas...

Atenção que sealed é totalmente diferente do Infinite Baffle (o oposto até :)), IB é o suprasumo dos SW, normalmente é um sub com varios drivers e com um dos lados aberto para outra divisão (tipo sótão ou cave) fica assim com uma "caixa gigante" :), alguns "modelos" são totalmente abertos tipo um buraco quadrado no tecto com as traseiras dos drivers no sotão(imagens), outros são mais convencionais mas não têm fundo/traseira (fica uma abertura para uma arrumação/cave) .

[​IMG][​IMG]

Os bass-reflex tem a vantagem de fazer mais barulho com menos potencia mas perdem em termos de qualidade e precisão, atributos que são mais importantes para musica.

Partilhar esta Página