Ajuda na escolha de cabos

otangas

Power Member
Boas,


Estou a montar o meu novo espaço home cinema (substituição do sistema "de plástico all-in-one"), e estou na dúvida em relação aos cabos a utilizar.


O sistema será composto por:

2 pares de colunas wharfedale diamond 10.1 (já compradas)
1 coluna central wharfedale diamond 10.CS (já escolhida)
Subwofer (ainda por comprar/escolher)
Yamaha rx-v671 (ou o pioneer 921)



Agora as dúvidas em relação aos cabos são entre:

Cabo Coluna Audioquest G2 (secção 2x1.94mm) Preço: 2€/m

Cabo Coluna Audioquest X2 (secção 2x2.34mm) Preço: 3.19€/m



A questão é se vale a pena pagar 60% a mais por um cabo de secção maior, ou eventualmente utilizar os cabos melhores nas colunas frontais e os mais baratos nas traseiras...

Estimo precisar aí de uns 20 metros de cabo, pelo que estamos a falar entre gastar 40 ou 64 € (24€ sempre pagam um almoço!).


Agradeço opiniões.


P.S.: Se conhecerem outra loja/site com estes cabos a preços melhores, agradeço a info (os preços são da *****).
 
Li em algum lado que os mesmo cabos se encontram mais baratos nas *****, não confirmei ao vivo. Eu tenho os X2 e são de facto um patamar muito acima em relação aos que tinha, que eram daqueles da philips que se compram na worten. Agora em relação aos G2 só comparando entre eles para ver se percebes a diferença.
 
Boas,

sim, pelo menos o o X2 havia a 3€ na *****.
Mas não era em todas... Por exemplo na zona de Lisboa encontrei o cabo à venda na ***** de Sintra mas não havia na de Alfragide (isto há coisa de +- 1 ano, quando comprei).

Penso que seja pacífico comprares X2 para as frontais e central e G2 para as traseiras.


Edit: agora estou na dúvida se o preço eram 3€/m ou 2€ e tal... porque tenho ideia que qd comprei as colunas na ***** o gajo fez-me desconto no cabo... e depois ainda fui comprar mais cabo à ***** e ainda foi mais barato que o desconto da *****! :P anyway... nada como ir lá ver...
 
Última edição:
Para as surround eu ia para um cabo barato de 1,5mm, tens no merlin a +-1 €uro OFC (Oxygen Free Copper cable).

Quanto à coluna central pelo que tenho lido existem muitas queixas, sendo a coluna mais importante em HT eu iria para a CM.
 
Para as surround eu ia para um cabo barato de 1,5mm, tens no merlin a +-1 €uro OFC (Oxygen Free Copper cable).

Quanto à coluna central pelo que tenho lido existem muitas queixas, sendo a coluna mais importante em HT eu iria para a CM.

Discordo da parte a Bold! (apesar de cabo de 1,5mm2 de secção chegar perfeitamente, sobretudo para as traseiras)

Não porque ache que um cabo de marca com as mesma características de um de marca branca (com a mesma secção)seja necessariamente melhor......mas porque o cabo de marca tem uma "reputação" a manter.....e as marcas brancas não se distinguem umas das outras.....sendo que existe o risco de comprar material Xinês.
No amazon/ebay há deles a preços interessantes, sendo que pode pode compensar seriamente se se comprarem quantidades grandes.

Boa sorte
 
Agradeço as sugestões. Acho que vou mesmo para o cabo de maior secção (X2), até porque não faz muito sentido gastar tanto dinheiro nos restantes componentes e depois ser forreta para poupar uns euros nos cabos.

Vou tentar passar pela ***** de Benfica (a única fica a uma distância razoável de minha casa) para ver se encontro os cabos, caso contrário vou mesmo passar pela *****.


Outra questão:

Há forma de ver se os cabos hdmi que tenho são hdmi 1.0, 1.1, 1.2 ou 1.3 (sei que não são 1.4)?? Tenho alguns cabos com "idades" diferentes (2/3/4 anos) e na altura não liguei nada disso. Agora olho para eles, e não têm qualquer inscrição a identificá-los...

Julgo que teria de ter pelo menos um cabo hdmi 1.3 para conseguir passar o som DTS-HD para o reciever, ou estou enganado?
 
Estou a ver que só consigo descobrir o tipo de cabo que tenho pondo um filme com dts-hd a rodar e ver se o reciever detecta o som...



Relativamente aos cabos, é de fugir de uma solução deste tipo (encontrada na amazon.co.uk)?


25m Quality 2 x 2.5mm Loud Speaker Cable - Multi-Strand 432 25 Amp (2x 216 Strand) by electrosmart® - Outside Dimensions of Cable: 7.5mm x 3.6mm
Price: £21.99


É bastantate mais económico e a secção do cabo é boa. A questão é a qualidade de construção (digo eu)...

Alguma opinião?
 
Estou a ver que só consigo descobrir o tipo de cabo que tenho pondo um filme com dts-hd a rodar e ver se o reciever detecta o som...

É o que dá comprar cabos de marca branca.
Cablagem de marcas conceituadas nunca dão essas chatices.

Quanto a esses cabos de colunas, não sei. Pessoalmente tb sempre comprei de marca em lojas especializadas online, nunca na Amazon ou afins.
Sempre fiquei satisfeito. Actualmente tenho uns Atlas Hyper Bi-Wire e gosto muito deles tanto do som como do aspecto.
 
Fica o update:

Passei à hora de almoço na ***** de benfica e lá estava o Audioquest X2 a 2,99 €/m (obrigado pela dica).

Comprei apenas para as frontais, pois parecem-me demasiado grossos para conseguir escondê-los no espaço que tenho abaixo do rodapé (cerca de 0,7x0,7 cm). Logo confirmo se cabem, e se não der vou para os G2 (que devem ser mais finos). A MM não vende o G2...



Nota: A quem interessar, está lá o ONKYO tx-nr609 a 499 €. Da minha pesquisa por recievers, trata-se do preço mais barato que encontrei em Portugal. De resto, não encontrei nenhum outro preço interessante para recievers/colunas.
 
Tens na ***** Audioquest G2 por 1,92 visto que fazem cashback de 8 centimos p/ metro.
Estou tb nas andanças de comprar cabos, e acho q vou optar por esse de 2mm visto que preciso de 72metros
 
Fiz um post para me darem tb opiniões sobre o que comprar, tem em consideração o seguinte, dito por um colega com curso em som:
  • Colunas frontais "devem ter obrigatoriamente" a mesma medida de cabo visto que é lá que passam os sons com frequencias mais baixas, tempo de resposta por parte das colunas é maior devido a frequencias baixas (comprimento de onda maior). Ou seja, mesmo que a coluna da direita esteja ao lado do amplificador e a outra a 10metros, vais precisar de 10 metros para ambas, mesmo q o cabo esteja enrrolado;
  • A coluna central é igualmente importante visto que em dvds/bluerays de concertos maior parte do som é proviniente da mesma.
  • Os cabos aconselhados "bonzinhos" são os de >2mm visto que criam uma menor resistencia, tudo depende da qualidade do material e construção. Tudo isto varia com distâncias que tens que percorrer com o cabo.
Não tenho muita mais experiencia no assunto e tudo isto foi dito pelo meu colega. Espero ter dado o meu contributo ;)
Se precisares de alguma informação avisa
Obrigado
 
Última edição:
Fiz um post para me darem tb opiniões sobre o que comprar, tem em consideração o seguinte, dito por um colega com curso em som:
  • Colunas frontais "devem ter obrigatoriamente" a mesma medida de cabo visto que é lá que passam os sons com frequencias mais baixas, tempo de resposta por parte das colunas é maior devido a frequencias baixas (comprimento de onda maior). Ou seja, mesmo que a coluna da direita esteja ao lado do amplificador e a outra a 10metros, vais precisar de 10 metros para ambas, mesmo q o cabo esteja enrrolado;
  • A coluna central é igualmente importante visto que em dvds/bluerays de concertos maior parte do som é proviniente da mesma.
 
Não sei pq te dá para rir, em vez de gozares com os outros, já q percebes tanto do assunto, ajuda-os a perceber. Se és tão entendido no assunto, e se és um sábio na matéria, lembra-te que um dia foste como quem não percebe. Digo e torno a dizer, se é verdade ou não, não sei... Foi dito por um colega com um curso de som, e pela teoria em distancias curtas o comprimento do cabo para os 2 lados nao importa mas devem ser iguais, mas em distancias grandes importa por causa dos delays... enfim...

Como não sou expert mas sei que o som viaja a 340m/s? em 340 metros de cabo supostamente nao se nota a diferença, mas nem se faz contas a resistencia do cabo. Faz sentido na minha cabeça. Agora nao sei se é assim pq nao fui bom aluno de fisica lol
 
Última edição:
Eu não gozei com ng camarada.

E até meti o link pra quem quiser aprender alguma coisa sobre o assunto. E podias e devias mostrar ao teu colega.

O resto é contigo, se lês e te educas ou não.

Como não sou expert mas sei que o som viaja a 340m/s? em 340 metros de cabo supostamente nao se nota a diferença, mas nem se faz contas a resistencia do cabo. Faz sentido na minha cabeça. Agora nao sei se é assim pq nao fui bom aluno de fisica lol

Mas essa do som matou-me mesmo LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLLOLOL

Fico a saber que afinal não é electricidade que passa no cabo, mas afinal é som. Ahahahah
 
Tens razao, faz sentido que no cabo nao viaja som mas sim corrente eletrica, lol. Se assim é então vou ter que rever as medidas dos cabos para as colunas frontais, pq pensei mesmo que era necessário ser igual.
Obrigado pela educação, foi util, apesar de ainda ter ficado com algumas duvidas pq nao percebo todo o conteudo daquele doc cientifico que mandaste.
 
Back
Topo