1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na escolha de distro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Lagafe, 18 de Novembro de 2012. (Respostas: 14; Visualizações: 1311)

1. Lagafe

Lagafe Power Member

Boas,

Gostava de ouvir a opinião dos colegas sobre a selecção de uma distro para o meu computador.

O que pretendo:
    - um ambiente gráfico com qualidade, a percepção que tenho é que o xfce e o lxde perdem um pouco para as outras opções;
    - uma distribuição com possível suporte empresarial para possível aplicação empresarial (ex do que não quero: fuduntu);
    - o meu conputador é um laptop Samsung NP530U3B com 4 GB de RAM.

Lancem ideias!

Obrigado.

Última edição: 18 de Novembro de 2012
  2. HilarYo

HilarYo Power Member

3. Nemesis37

Nemesis37 Power Member

Também tenho esse portátil e já testei várias distribuições e tenho sempre consumos de energia muito altos. Em idle a gastar 14w.

4. Lagafe

Lagafe Power Member

O CentOS não é uma espécie de cópia da Red Hat sem autorização desta última?
    O que a diferencia da Fedora?

5. Lagafe

Lagafe Power Member

E qual é a que te satisfaz mais?

6. HilarYo

HilarYo Power Member

Tanto a distribuição Fedora como o CentOS, tem por trás a Red Hat, aconselhei a CentOS porque é bastante "Bonito", e funciona muito bem, alem disso é a distribuição que mais usei;)

Comparativo:
    http://lonelyspooky.com/2008/03/03/fedora-x-centos-x-red-hat/

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Centos é quase 100% igual ao Red Hat. Sem autorização? Porque é que teria que ter autorização da RH?

É diferente do Fedora no sentido em que o Fedora é uma distro com releases muito mais frequentes e com pacotes muito mais recentes.
    Quem quer estabilidade em vez de ter a ultima novidade, escolhe RH ou Centos ou outro clone e vice versa.

8. Nemesis37

Nemesis37 Power Member

Sinceramente só vou para ambiente linux no portátil quando não tenho escolha. Já andei desde o ubuntu até ao debian e os consumos são sempre iguais.
    Agora até tenho debian numa maquina virtual que continua a consumir menos no windows que ir para ambiente linux xD
    Mas experimenta e vê se tens o mesmo problema que eu.

9. Lagafe

Lagafe Power Member

Agradeço o link.
    Estou inclinado para experimentar o OpenSuse com KDE.

10. Lagafe

Lagafe Power Member

Não fiz uma análise muito detalhada mas utilizei o Ubuntu 12.10 com ambiente gráfico Gnome 2 com consumos muito interessantes. Creio que estava à volta dos 12/13 W.

11. Lagafe

Lagafe Power Member

Talvez a palavra "autorização" não seja mais adequada, afinal estamos a falar de software livre. :cool:

Fiquei com a ideia que a relação entre ambos não era muito positiva, que o Centos era uma cópia literal com apenas a remoção dos logótipos da Red Hat.

12. Ketheriel

Ketheriel Power Member

CentOS é um clone da Red Hat, isto significa que é feita a partir das sources (srpms) da Red Hat, assim como o Oracle Linux, o Scientific Linux e agora mais brevemente o Rosa Enterprise. A grande diferença entre a maior parte deles é que o branding da redhat foi removido por questões legais.

O CentOS de entre todos é a pior escolha; o Red Hat é pago, em certos casos de utilização é o melhor (ex: todas as tarefas de heavy lifting). O Scientific Linux é mantido exclusivamente pelo CERN/Fermilab e é na minha opinião o que tem a melhor manutenção e o que recebe o tratamento devido. Há bugs que são resolvidos em dias e que demoram meses no CentOS, normalmente tudo o que implique trabalho de distro. O Oracle é mantido pela Oracle e é o que introduz alterações mais profundas e que trazem algumas vantagens se correres productos da Oracle, normalmente tralhas ligadas a OCI8, Oracle DB, ASM, etc...

Qualquer um destes são distros com componentes sólidos e robustos, foram desenhadas para performance sólida; o Fedora é o oposto foi desenhado para desenvolvimento e está sempre em mutação. Se necessitas de uma distro API/ABI sólida tens um dos clones do RHEL, se nao queres saber de API's/ABI's e estás pronto para andar aos trambolhoes escolhes uma outra qualquer.

13. Nemesis37

Nemesis37 Power Member

Eu acho que isso é muito comparado aos consumos que obtenho no windows. É que parecendo que não mas reduz logo a capacidade da bateria para metade.

14. Camuflage

Camuflage Power Member

Entao qual foi a escolha final?

Partilhar esta Página