Ajuda na escolha de equipamentos

Mathorlaz

Power Member
Bom dia a todos.

Vi alguns posts relacionados com equipamentos mesh, mas queria ajuda na forma de sugestões sobre que equipamentos de rede (router/ap) deveria comprar para ter uma cobertura WiFi estável numa moradia de 3 pisos. A casa tem infraestrutura de rede pela parede (Cat6) portanto não creio que mesh seja útil ou necessário, mas fico um pouco perdido com a quantidade de equipamentos disponíveis.

A ideia seria colocar um destes equipamentos em cada um dos 3 pisos para que o sinal cubra por completo o espaço, sem haver quebras, e à partida vou desactivar o WiFi do equipamento do ISP para manter apenas os meus equipamentos.

Desde já obrigado pela ajuda!
 
Boas @Mathorlaz eu aconselho os equipamentos da Ubiquiti são profissionais e garantem boa estabilidade, o preço é que pronto. Mas vale a pena. É tem qualidade nos equipamentos e permite-te gerir a rede muito melhor.

Alem de que tem uma App UniFi Controller que permite controlar e teres acesso a estatisticas de rede, download, latência por ai fora.

Procura pelos produtos da Ubiquiti AP, tens também o router EDGERouter Lite.

Se procuras qualidade, eu aconselho a investir. Tens revendedores em Portugal no próprio site oficial. Podes comprar via online também.
Cumps
 
Obrigado pela resposta @x_Byte_X .

Vi os Ubiquity, mas não sei se me convenceram a pagar o extra. Eu não tenho problemas em fazer eu próprio o setup da rede (já o fiz em casa dos meus pais), mesmo que não haja uma app ou interface web amigáveis (cheguei a aventurar-me com DD-WRT em routers mais antigos).

Olhei para os Deco M4 (3-pack) porque possivelmente podê-los-ia ter visíveis sem destoar na casa, mas acho que prefiro equipamentos dedicados, como por exemplo um Asus RT-AC58U, ou mesmo um TP-Link Archer AX10 (AX1500) que seria mais "à prova de futuro" por já terem WiFi 6.

Sei que para AP não preciso de ter a rede composta por routers, mas em pelo menos 2 dos locais acho que as portas de rede extra iriam fazer com que não tivesse que colocar um switch dedicado (por trás da TV para set-top box + consola por exemplo).

Nesta gama de equipamentos parecida com o Asus e o Tp-Link conheces mais algum? Eu tenho a TP-Link bastante bem referenciada, não costumo ter problemas com os equipamentos de rede que compro deles, portanto até me sinto inclinado a ir para 3 Acher AX10.

EDIT: Com os Archer AX10, talvez não precisasse dos 3 equipamentos, talvez comprasse apenas 2 inicialmente, e depois via a cobertura no piso superior.

Obrigado!
 
Última edição:
Para redes mesh aqui em casa tenho Ubiquiti e 0 de problemas :D

A velocidade melhorou bastante e o sistema mesh funciona muito bem mesmo. Recomendo.
 
Os Ubiquity "dão-se bem" com outros equipamentos, se o quiser usar como um simples AP? Sei que não teria a vantagem do sistema Mesh, mas não sei como ele se comportaria nessas circunstâncias.
 
Boas @Mathorlaz eu aconselho os equipamentos da Ubiquiti são profissionais e garantem boa estabilidade, o preço é que pronto. Mas vale a pena. É tem qualidade nos equipamentos e permite-te gerir a rede muito melhor.

Alem de que tem uma App UniFi Controller que permite controlar e teres acesso a estatisticas de rede, download, latência por ai fora.

Procura pelos produtos da Ubiquiti AP, tens também o router EDGERouter Lite.

Se procuras qualidade, eu aconselho a investir. Tens revendedores em Portugal no próprio site oficial. Podes comprar via online também.
Cumps

Boas, tenho umas duvidas / dilemas sobre ubiquiti, talvez pudesses dar aqui a tua opiniao . Obrigado

https://forum.zwame.pt/threads/estou-a-aprender-a-configurar-ubiquiti-e-unifi.1034145/#post-16642141
 
Back
Topo