1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ADSL Ajuda na escolha de Internet

Discussão em 'ISPs' iniciada por BrandonBoyd, 19 de Dezembro de 2013. (Respostas: 9; Visualizações: 1031)

1. Olá e muito boa tarde a todos!:D

Como podem ver sou novo por estas bandas e peço desde já desculpa se estou no lugar errado mas foi onde me pareceu certo colocar o tópico. O que me traz aqui prende-se com a escolha de uma internet com propósitos (maioritariamente) de gaming. Posto isto devo desde já dizer que nestas coisas de tecnologia sou um verdadeiro "nabo". O meu léxico tecnológico é bastante limitado portanto coisas como PUR ou Dlink (termos q apanhei durante a minha pesquisa) entre muitas outras coisas, são termos que não faço a mais pequena ideia do que significam. Eu sei que provavelmente terão de me mencionar coisas mais técnicas mas tentem limitar-se ao mais básico :-D

Então é o seguinte; moro numa zona rural onde a oferta de internet se cinge a muitas poucas opções. A fibra da Meo por exemplo n tem cobertura na minha zona. Neste momento possuo um pacote ADSL da Meo onde supostamente teria 24 Mbps. Sei que este valor é o máximo e que raramente é atingido. No entanto ontem após vários testes de velocidade o valor máximo que obtive foi 8 (apenas uma vez) sendo que a média é por volta dos 4 Megas (a internet falha algumas vezes mas esse não é o problema que aqui me traz). A minha "preocupação" quanto à velocidade prende-se com o gaming online. Não sou mt dado a downloads (na minha casa serei o único que os faz) e em média costumam estar ligados 2, 3 pc no máximo.

Basicamente os jogos que uso são FIFA e COD e 95% da utilização que lhes dava era online (morava numa zona urbana anteriormente e nunca tive problemas de ligação). Estou a pensar comprar a PS4 e a primeira compra será o FIFA mas queria tb ter uma internet que me permita usufruir do online. A minha pergunta noob é, que velocidade será adequada para um jogo fluido e sem lag? 4M chegam? é que sempre q liguei aqui na zona rural a ps3 dava muito lag (quando n me deitava a sessão abaixo). Tenho a possibilidade de mudar de operador mas como escolho sabendo de antemão que nunca poderei ter o máximo de um pacote?

Peço desculpa pelo testamento mas queria ser o mais claro possível.

Obrigado a todos

:001:

2. viperbruno

viperbruno Power Member

Primeiro de tudo terás de reportar à PT que nem 12 Mb consegues ter e que por isso exiges, visto não estarem a dar o contratualizado, que te façam um downgrade para 12mb (dependendo do pacote que tenhas pode ser a única opção que tens)
    Digo isso porque se tiveres um serviço com televisão (sem ser satelite), poderá estar aqui a explicação (cada box ligada tira-te largura de banda).
    Se não tens televisão contratada à MEO (ou tens por satélite) então realmente que deverás de pensar se queres 8 ou 4 megas (visto que mal te chegam 8 não sei se vale a pena).

Basicamente o lag num jogo on-line, para além de teres que ter uma largura de banda minima (o FIFA acho que nem exige 4 megas) é sim teres uma ligação estável, ou seja no tal teste que fizeste (speedtest.net ?) deverás de ter em conta dois factores:

-Ping: Quanto menos melhor. Avalia a resposta em ti e o servidor de teste e quanto maior mais sentes o lag em jogo. Para ADSL abaixo dos 50ms na situação que me descreveste não seria mau.

-(em pingtest.net) Perca de pacotes: Determina a "qualidade"/estabilidade da tua ligação. Também aqui com menos melhor. Verifica se os dados que recebes são os mesmos que recebes de forma a perceber se existe informação que não esteja a ser enviada/recebida

3. Obrigado Bruno :D Fiz na speedtest e no netmede. Agora n estou em casa mas mal chegue posto aki os valores dos dois "testadores". Sim o pacote é com TV e tenho uma box (curiosamente deixou de funcionar ontem). Também vou contactar com ele, a minha dúvida é o que é que eles podem fazer para melhorar a conexão? Peço desculpa se esta é uma pergunta disparatada mas eles podem dizer ou argumentar que é da zona que não permite ter uma melhor conexão? Ou seja um igual pacote pode apresentar valores muito acima dos meus num centro urbano? (não sei se faz muito sentido :confused: )

4. viperbruno

viperbruno Power Member

Mas eles podem dizer ou argumentar que é da zona que não permite ter uma melhor conexão?
    É o típico pelos relatos que vou vendo. Tenho de fazer uma correcção, no teu caso não há downgrade possível, o que podes no máximo é pedir que te descontem na factura visto estar longe dos valores contratualizados e nem sequer teres banda para teres a box ligada, e caso contrário rescindes (se o fazes mesmo é contigo...)

Eu já vivi numa zona rural (no meu caso não tinha alternativa à PT, mas era melhor verificares se existe mais opções, vai a todos os sites, Cabovisão, ZON, etc... e faz como se fosse para aderires que aí ficas a saber se acusa cobertura), e digo-te que, como não sou de ser chulado ao extremo aderir apenas à internet pela PT (pacote de 4 mb, mas se tens 8 às vezes tenta que te sincronizem a essa velocidade, caso contrário que optas pelo minimo) e tinha TV por Satélite com a famosa solução ZON + MEO (isto não existe percebes?), mas cada um faz o que quiser.

Ou seja um igual pacote pode apresentar valores muito acima dos meus num centro urbano?

Num centro urbano há, por norma, mais investimento e por isso, basta que os clientes não estejam muito longe da central que tenham perto do contratado. Mais concentração populacional = mais centrais.

Nas aldeias as centrais ainda são as mesmas que quando a PT era pública e ainda rege a tipologia de x freguesia só se pode ligar a central y e não a z mesmo que esteja mais perta.
    O meu caso era gritante, tinha uma central a +- 4KM e aonde vivia era na fronteira com ambas as linhas mas tinha de ser servido por uma a 7KM (ou seja nem 2MB tinha)

5. Rendeiro

Rendeiro Banido

tens que velocidade contratada? se tiveres 24 pede para te meterem a 12 ( pagas um pouco menos, mas sendo a meo não esperes milagres )

tu felizmente tens essa velocidade e para num sitio rural digo que é muito bom ( nota que aqui gente que nem 1 mb tem ), sinceramente fica-te como tas o ping é alto, para jogar pouco te importa se tens 5 mb ou 10 mb, o que te importa mais é o ping e ter uma ligação estavel, isso em ads é quase imposssivel, esse ping está bom para jogar fifa, mas COD podes sofrer um pouco, em servidores europeus com esse ping podes atingir 100 ms, no cod não sei se faz diferença esse ping, sei que no BF faz e muito

6. Obrigado Rendeiro. Qd jogava na ps3 (avariou e estou á espera da ps4) a diferença daqui para a net de cidade era mt grande... Aqui o lag era mt grande. Havia jogos q crashava big time. Outra coisa, melhor ligação ethernet ou wireless? Eu ligava com cabo na ps3 (e mesmo assim...)

7. Rendeiro

Rendeiro Banido

o melhor é sempre e sempre cabo, wireless é mau mau para jogar online

8. entretanto voltou aos valores entre 4 e 6 :( . Telefonei para a meo e vão mandar vir um técnico pq a linha apresenta-se como instável... não sei q vão fazer nem percebi metade do que a rapariga disse mas ao menos vem cá alguém ver o problema

9. Rendeiro

Rendeiro Banido

vao medir e possivelmente fazer um remendo e podes ter sorte como podes ainda ficar pior