Ajuda na escolha de máquina compacta

Costa_n

Membro
Bom dia,

Gostaria da vossa ajuda para ver se me consigo decidir por uma máquina que conseguisse satisfazer as minhas opções.
Neste momento as opções estão pela TZ5 ou pela Fuji F100fd (a 249€ no “el corte inglês”). No entanto, penso que ainda não existe nenhuma compacta que consiga reunir todos os argumentos com qualidade… O que pensam?
Obrigado,
Nuno


1) Qual o orçamento?
Até 350€/400€

2) Que tipo de máquina queres?
Compacta, ou em último caso, bridge (se bem que não sei trabalhar com modos manuais)

3) Qual será a utilização?
Interiores / família (essencialmente) e também fotos de férias (exteriores, portanto)

4) Preferes alguma marca?
Fuji; Canon…mas, aberto a boas indicações

5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Loja física

6) Precisas de alguma característica em particular? Se sim, qual?
Gostaria de 28mm, grande zoom, boas fotos interiores/situações de pouca luz, e com boas cores.

7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?
Cartão de memória

8) Pilhas ou bateria?
Indiferente
 
Nenhuma máquina (excepto SLR) é boa em interiores. Vais ter que andar à flashada. As Panasonic costumavam agravar ainda mais isso, porque perdiam imensa qualidade em ISOs acima de 100/200. Com a TZ5 não sei se continua.

Sinceramente, entre uma e outra, talvez fosse para a TZ5 pela sua lente mais versátil.
 
Eu optaria pela F100 (respeitando estas tuas 2 opções, dado que por 300-400€ terias opções mais válidas!) porque a lente é razoável e lida melhor com os ISO´s altos o que em modo automático e nos modos pré-definidos de uma p&s pura pode dar muito jeito. Para além disso acho que estes modelos (TZ´s) para o que fazem estão um pouco caros, a lente não pode valer por tudo!

Claro que do flash, em situações de pouca luz, não te livras mas, nestes segmentos, não se pode ter tudo...
 
Última edição:
então qual aconselhas? eu indiquei estas duas por pensar que seriam as que mais se adequavam aos meus objectivos, mas claro que nao tenho problema em ser outra.
 
então qual aconselhas? eu indiquei estas duas por pensar que seriam as que mais se adequavam aos meus objectivos, mas claro que nao tenho problema em ser outra.

Até 400€ já compras a Fuji S9600 ou a S100 que são bridges boas com focagem e zoom manual, nas compactas a Canon A650, a Panasonic FZ28 que vai sair só para o próximo mês mas com um processador novo que pode ser uma mais valia ou a Canon SX100, todas elas com modos manuais que, se quizeres, te dão margem para fazeres experiências e senão usas como p&s.
 
Para além disso acho que estes modelos (TZ´s) para o que fazem estão um pouco caros, a lente não pode valer por tudo!

Para quem quer uma P&S que dê para tudo e com uma lente a começar nos 28mm, vale. Não te esqueças que a lente das TZ tem o dobro do zoom, melhor qualidade e aberturas mais rápidas.
 
Ok, mas a Fuji S9600 / S100 e a Panasonic não são mesmo compactas...
As Canon não começam nos 28mm...

O problema é que eu tenho uma Canon reflex 350 e nunca a usei muito por causa do tamanho (e agora por querer digital), e gostaria mesmo de ter uma compacta.

Será que vale a pena sacrificar os 28mm e optar antes pela SX100, ao invés da TZ5 e da F100fd?
 
hum... então se eu abdicasse dos 28mm, e mantive-se a opção de compacta, a minha melhor escolha seria a SX100?
Haverá mesmo muita diferença entre a SX100 e a F100fd?
 
hum... então se eu abdicasse dos 28mm, e mantive-se a opção de compacta, a minha melhor escolha seria a SX100?
Haverá mesmo muita diferença entre a SX100 e a F100fd?

Se abdicares dos 28mm e do zoom extra as melhores opções são até 200€ a Canon A720 e até 300€ a Canon A650€...na minha opinião! Com o zoom extra a SX100 por 220€ é uma óptima opção...
 
Última edição:
Back
Topo