Ajuda na escolha de máquina

sandro_g

Power Member
Boas!

estou em vias de mandar a minha actual máquina para canto...e à procura de substituta
estou a pensar numa bridge para poder "brincar" um bocadinho, mas uma compacta com um zoom considerável também não é de por de parte.

na procura de "candidatas" usei os seguintes parâmetros:

orçamento: 300€
alimentação: bateria
cartão: SD

será maioritariamente para fotos de arquitectura (diurnas e nocturnas) e alguma coisa de longa exposição...

encontrei então 3 máquinas que preenchem esses requesitos:

Panasonic FZ8 http://www.*****.com/pt/pt/534962/art/panasonic/lumix-dmc-fz8ef-preta.html

Kodak Easyshare Z712 IS http://www.*****.com/pt/pt/552195/art/kodak/easyshare-z712-is.html

Ricoh Caplio R6 http://www.*****.com/pt/pt/537015/art/ricoh/caplio-r6-preta.html

agora preciso de opiniões.

desde já agradeço a quem responder...
 
antes de mais, e uma pena so quereres SD, porque metes de fora a melhor escolha a nivel fotografico, que esse dinheiro te permite comprar: a fuji s6500 (que infelizmente usa apenas XD).

estanto a fuji posta de parte, e entre os modelos que tens na lista, eu não tinha grandes duvidas em ir para a Panasonic FZ8, apesar de todos os problemas que o sensor tem logo a iso400...

a caplio R6 é uma maquina porreira, mas se tens disponibilidade para comprar e transportar uma bridge (a FZ8 é mais aquilo a que chamo super zoom, bridge seria a FZ50), seria uma pena desperdiçar a oportunidade e comprar a r6 apesar de todas as suas qualidades... a FZ8 é uma maquina menos automatica, e permite-te "inventar" mais qualquer coisa na forma de fotografar.
 
as fuji ficam de parte não só pelo cartão mas também por usarem pilhas...

retirando a ricoh do lote, achas que a pansonic produz melhores resultados que a kodak?
estive a ver fotos no pbase.com e os resultados da kodak pareceram-me melhores que os da fz8, especialmente em situações de baixa luminosidade.
 
as fuji ficam de parte não só pelo cartão mas também por usarem pilhas...

retirando a ricoh do lote, achas que a pansonic produz melhores resultados que a kodak?
estive a ver fotos no pbase.com e os resultados da kodak pareceram-me melhores que os da fz8, especialmente em situações de baixa luminosidade.

em baixa luminusidade e com sensibilidade mais altas, a kodak, é capaz de ser melhor...

mas eu da kodak, não tenho uma imagem de produto de qualidade. a panasonic sei que tem uma lente competente, a kodak, tenho duvidas...
enfim, basicamente, eu a panasonic conheço, e da kodak n sei absolutamente nada (n encontro nada no dpreview, que é onde me costumo basear)
 
até tens no dpreview...nos fóruns.

e a critica dos utilizadores é muito favorável, há até quem a prefira à Canon S3, mas de resto as reviews que se encontram são um bocado "comerciais"...

a única coisa que me está a impedir de escolher a fz8 é o ruído...tenho medo de perder muitas fotos por causa disso...

se as fuji fossem a bateria a escolha era fácil, mas assim torna-se mais complicado
 
Não só é o preço, acho que a questão do cartão também tem a ver com o factor compatibilidade geral (Muitos aparelhos lêem cartões SD o que não é o caso dos xD), e também com o facto dos cartões xD são um bocado para o lentos :P

A mim ao menos são esse os factores que me levam a não comprar Fuji... embora saiba que são das melhores câmaras no mercado... especialmente em situações de baixa luminosidade, mas ai está não quero ter que andar com adaptadores para ler o cartão em outros aparelhos como a PS3 nomeadamente.

Cumps,

PCC
 
Não só é o preço, acho que a questão do cartão também tem a ver com o factor compatibilidade geral (Muitos aparelhos lêem cartões SD o que não é o caso dos xD), e também com o facto dos cartões xD são um bocado para o lentos :P

A mim ao menos são esse os factores que me levam a não comprar Fuji... embora saiba que são das melhores câmaras no mercado... especialmente em situações de baixa luminosidade, mas ai está não quero ter que andar com adaptadores para ler o cartão em outros aparelhos como a PS3 nomeadamente.

Cumps,

PCC

Sim lentos tambem. Mas penso que isso não me vai impedir de comprar a Fuji. É uma questão de procurar no Ebay cartoes e logo se ve.
 
o que me está a impedir de comprar Fuji é o facto de todas serem alimentadas a pilhas, e eu tenho aversão a pilhas...

porque se as Fuji fossem a bateria nem abria esta thread...:)
 
Thanks pessoal!

Epah lentidão nao me faz qualquer problema... o preço pronto é chato... essa diferença é mesmo má! Mas sobreviverei concerteza... prefiro comprar a maquina pela maquina e nao pelo cartão!
 
Tens sempre as recarregaveis.

umas pilhas recarregaveis de 2500mah ja te fazem a maqina durar bastante tempo (e acho que as podes recarregar na maquina)... e ha a comodidade de se um dia te acabar carga, compras outras pilhas onde te apetecer...
com bateria, se tiveres uma bateria de reserva tb resolves o problema (mas em principio investes mais dinheiro para a adquirir).
 
explica lá melhor isso de recarregar as pilhas na máquina...

mas mesmo assim as Fuji pecam por usar XD (obriga-me a andar com cabos atrás) e não terem estabilizador (é assim tão significativo?)
 
é assim, o facto de não tereme stablizador acaba por ser compensado com o facto de se portarem bem a sensibilidades mais altas.

a exposição, resulta da abertura, do tempo de exposição, e da sensibilidade ... acho que se assumires 1/3 por cada uma n é nada de escandaloso.

o IS ajuda as maquinas a manterem a imagem estabilizada durante exposições maiores (acima de 1/20 ou 1/30 segundos, em wide angle, e acima de 1/200segundos em tele [isto são valores indicativos, variam de lente para lente])
e tu precisas de tempos de exposição mais prolongados, porque em principio sabes qe se aumentares a sensibilidade aumentas o ruido, e perdes detalhe de imagem. no entanto, o tempo de exposição mais prolongado, cria eventualmente alguma arrastamente indesejado, em areas da fotografia que estejam em movimento... e quando o arrastamente é o efeito pretendido, os tempos de exposição são demasiado longos, para que o IS seja de facto util.

numa maquina com establizador de imagem, a exposição, é geralmente feita sem chegar a usar valores iso na casa dos 800. portanto tens menos sensibilidade, um range de aberturas convencional, e a possibilidade de usar tempos de exposição na casa dos 1/8segundos, e é com isso que tratas da exposição das fotos, quando a luz não abunda.

com a fuji (e não so, mas no caso é das fuji que estamos a falar), tens outra forma de fotografar. Não tems establizador de imagem, por isso, não podes apostar no tempo de exposição, para obteres uma exposição mais interessante da fotografia, o range de aberturas deve ser identico, mas com os sensores da fuji, podes usar até iso800 com resultados satisfatorios (iso 1600 ja é um bocado de mais) , ou seja, fazes a exposição pela sensibilidade. e não pelo tempo de exposição.... consequentemente podes usar tempos de exposição pelo menos um passo mais rapidos, e consegues assim evitar um pouco do arrastamento indesejado... e quando queres arrastamento, especialmente em fotos nocturnas, tens que te fazer acompanhar de um tripé, como terias com qualquer outra maquina, com ou sem IS.

não digo que o IS seja uma coisa inutil, porque não é... quando esta presente da jeito... mas não creio que seja boa ideia condicionar a compra de uma maquina por causa dele, ou da falta dele. so isso.

isto pode não ser um texto muito cientifico, mas acho que dá para perceber qual é a vantagem de poder usar sensibilidades mais elevadas vs is

quanto a carregar as pilhas na maquina, é simples... a maquina é fornecida com um transformador, tu ligas o transformador à maquina, com as pilhas la dentro, e ela carrega as pilhas :P

as pilhas recarregaveis têm a vantagem de tu poderes escolher a qualidade delas, e quando se viciarem, ja sabes que podes ir comprar um pack novo de pilhas, sem teres que te preocupar com preços altos, nem com produtos descontinuados... e podes encontrar pilhas recarregaveis com muita facilidade.

eu também gosto mais de baterias, mas reconheço que são um investimento inicial mais elevado (convém comprar logo uma 2ª bateria, quando se compra a maquina, e geralmente uma bateria custa à volta de 50€) e quando se tornam inuteis, ja a maquina conta com alguns anos, e procurar baterias para maquinas antigas é um pincel do caraças... e caro.

mas eu fui ver melhor, e a fuji s6500 (tal como a s9600, que ja usa CF e XD) não vem com carregador incluido, trens mesmo que usar um carregador à parte, e tirar as pilhas de dentro da maquina.
 
Última edição:
quanto ás questão do IS estou esclarecido, obrigado :)

quanto às pilhas tenho de te dar razão na questão de ser difícil arranjar baterias depois...

mas assumindo agora a 6500 como uma opção, para além dos 295€ ainda tenho de lhe acrescentar a compra do cartão, o que vai aumentar um bocado valente o custo... (tive a ver e as pilhas que tenho aqui são 2500mah)

presumi que tavas a aconselher a 6500fd certo?
 
Bem, este topico tem sido bastante util porque tambem estou a pensar comprar esta maquina. Como vou de ferias para londres vou compra-la na ***** de lá porque fica cerca de 50€ mais barata.
 
Tenho uma FZ-5 e a única reclamação que tenho é em ambientes pouco luminosos (igrejas, indoor, etc) realmente as fotos "indoor" na minha opinião não ficam boas...

No entantanto, esta pequenita vem com lentes Leica (das melhores que há), assim conseguem resultados excelentes!

Entre essas eu escolheria a FZ, principalmente pelas lentes e pelo IS!

PS - meu kit agora será eu com uma DSLR e minha esposa com a FZ-5...
 
Tenho uma FZ-5 e a única reclamação que tenho é em ambientes pouco luminosos (igrejas, indoor, etc) realmente as fotos "indoor" na minha opinião não ficam boas...

No entantanto, esta pequenita vem com lentes Leica (das melhores que há), assim conseguem resultados excelentes!

Entre essas eu escolheria a FZ, principalmente pelas lentes e pelo IS!

PS - meu kit agora será eu com uma DSLR e minha esposa com a FZ-5...

percebo que a qualidade seja boa, mas o facto de "falhar" em interiores para mim é muito mau, já que o grande objecto das minhas fotos é arquitectura, exteriores e interiores, daí que comece a considerar a Fuji.

mas obrigado de qualquer forma pela explicação.
 
Back
Topo