Ajuda na escolha de novo telemóvel

vjoe

Power Member
Apesar de nunca ter dado muito uso ao telemóvel, o mesmo começa a relevar-se necessário e estou com vontade de adquirir um novo, já que o meu está um pouco obsoleto (Nokia 3510i). Portanto, e estando eu a leste do assunto, vim aqui pedir ajuda ao resto do pessoal. :)

Basicamente, gostava de arranjar um híbrido de telemóvel e PDA. Algo que pudesse correr software oficial e homebrew (nada de pirataria, contudo), como jogos Java e outras aplicações como um bloco de notas, navegador web, etc. No fundo, algo que pudesse substituir parcialmente o computador quando estou fora de casa por longos períodos.
Também seria interessante que o telemóvel fosse o mais compacto e pequeno possível. De preferência, um de "fechar e abrir". :p

Quanto a preços, procurem por favor referir o modelo que, na vossa opinião, mais se adequa ao que procuro e um modelo não tão bom mas mais baratito (<100€).

Ah e como sou um cliente Vodafone, nada de modelos exclusivos TMN ou Optimus. ;)

Obrigado
 
Até €100 os que considero melhores são o Sharp GX29, o Sharp GX33 e o Sony Ericsson Z310i, todos a €79.90, tendo a desvantagem de não ter expansão de memória. Para instalar coisas o Z310i é melhor, e creio que é a melhor escolha desses três. ;)

Cumps.
 
Quando dizes que não se pode expandir a memória, referes-te a um cartão mini-SD, por exemplo? Por acaso era uma coisa bem vinda pois a memória inicial de qualquer gadget nunca se revela suficiente.

E para cima dos 100€, o que há de interessante? :)
 
Exacto, referia-me a cartões de memória.

Subindo um pouco o orçamento tens então o Nokia 5200 (€119.90) ou o 5300 (€129.90).
Subindo ainda mais tens o Samsung Z400v (€149.90), o Motorola K1 (€149.90) e o Sony Ericsson V630i (€169.90).
Colocando outros €100 no orçamento que tinhas indicado, tens o N80 a €199.90.

Assim de repente são os que me parecem melhores.
 
nunyx, desses todos qual o melhor no que toca a aplicações? Basicamente, é o que mais me interessa. MP3 é totalmente dispensável pois tenho um MuVo da Creative. Já agora, já tenho ouvido que o melhor sistema operativo de telemóvel para aplicações é o Symbian, o que dizes em relação a isto?

Ou então, será melhor poupar por mais tempo, e comprar um Smartphone?
 
Tirando o Samsung, todos se safam bem nesse aspecto, mas os SE's são no meu entender os que mais facilidade têm na instalação. Isto nos modelos não Symbian que referi.

Quanto ao Symbian ser o melhor sistema operativo, isso é muito discutível. Sem dúvida que tem muito mais expansibilidade na instalação de aplicações, mas na maioria dos telemóveis é lento e podem sempre haver outros problemas. Isso depende do utilizador, há quem use eficazmente um telemóvel com Symbian, e há quem apenas use a tom de curiosidade...

Depende de ti, e o mesmo se aplica a poupar mais e comprar um modelo mais avançado. Tens que ver exactamente aquilo que pretendes fazer com o telemóvel e se se justifica ter determinadas funcionalidades ou não. ;)
 
Estou um pouco de pé atrás com os SE. Parecem-me demasiado vocacionados para MP3. De qualquer das formas, todos os que me indicaste correm aplicações em Java, certo? Por exemplo, posso fazer ou arranjar uma aplicação, transferi-la e usá-la logo? Poderia usar o Opera Mini nos telemóveis que me indicaste?
Outra coisa, todos suportam USB? Ou tenho que usar um leitor de cartões?

Não é uma escolha fácil, não. :P
 
O facto de serem bons nesse aspecto não invalida as outras características como a autonomia e a estabilidade de software. :) Sim, qualquer um dos referidos corre Java e o Opera Mini deve funcionar perfeitamente. Suponho que a escolha não seja mesmo nada fácil, mas como és tu quem tem a decisão final... :D
 
E quanto à transferência dos ficheiros?

O Nokia 6680 é melhor que os que indicaste, ou nem por isso? É que até está barato.

De resto, era porreiro se mais pessoal deixasse uma opinião. O preço mais elevado do Sony Ericsson V630i compensa face ao Nokia 5300?
 
Última edição:
O 6680 é bastante bom, embora a câmara seja apenas de 1.3MP e a autonomia não seja nada por aí além. Já tive oportunidade de o experimentar e é bastante robusto, e se o uso for maioritariamente para chamadas e mensagens, é uma boa escolha atendendo ao preço.

Quanto ao V630i, compensa largamente em comparação com o 5300, por tudo o que já referi. Aliás, podes ver opiniões de outros users neste tópico. ;)
 
Afinal a ideia do telemóvel também servir de leitor de MP3 não é má de toda. O bolso sempre fica mais levezinho. :D Portanto, a escolha fica entre o Nokia 5300 e o SE V630i (parecem-me ser os dois melhores dos que referiste, certo?).

Para ser sincero o tópico não ajudou muito. :P
Como disse, estou um pouco a leste do "mundo" dos telemóveis. O que é, em termos práticos, o 3G e quais são as suas vantagens?
Uma das coisas que me agrada mais no modelo da Nokia é o ecrã que é bem maior o que se revela importante em aplicações como o Opera Mini e jogos. O slide é que não me agrada assim tanto. Não pela eventual insegurança já que eu sou bastate cuidadoso com as minhas coisas (principalmente com as mais caras :D), mas pelo conforto. O telemóvel fica "preso" quando o "painel" inferior é retirado?
Ambos têm Wi-Fi? Posso-me ligar sem problema a um hotspot e aceder à internet?
Por fim, porque preferes o V630i? :)

É pena não haver nenhum telemóvel porreiro de flip. É o formato que mais me agrada pois o ecrã acaba por ser geralmente maior.
 
- Nenhum desses tem wifi.
- 3G serve para videochamda e/ou navegação internet
- Obviamente que o telemóvel fica "preso" quando o abres, pensavas que aquilo se descolva tudo?
- De Flip há até bastantes, e alguns são baratos. Depende do que pretendes.
 
Como já foi dito, nenhum tem WiFi. Prefiro o V630i por vários aspectos:

- É monobloco por isso não há possibilidade de ganhar folgas como pode acontecer com o 5300, e numa queda sem dúvida que é o que mais probabilidade tem de sair ileso;
- É 3G e o 5300 não;
- Tem câmara de 2MP e os resultados são notórios relativamente à de 1.3MP do 5300;
- Tem um software mais estável, fácil de usar relativamente a instalações e conexões, e sem problemas em relação às actualizações;
- Tem uma autonomia bem melhor, que se reflecte em valores maiores de standby, chamada e música (que afinal até é algo que te interessa).

Sim, tem um ecrã mais pequeno, e sim, para ver vídeos é bastante chato, mas para mim, todos os outros aspectos compensam largamente. ;)

Cumps.
 
Então se não têm Wi-Fi, não me posso ligar a minha rede sem fios? Estes telemóveis já trazem auscultadores?

Para ser sincero, não acho que vá usar muito o telemóvel como máquina fotográfica. As videochamadas também não me interessam. Quanto ao 3G, podiam ser mais precisos? Isto é, só posso navegar na net com o Opera Mini, por exemplo, se o telemóvel for 3G? Porém, a autonomia é importante. Podiam dar exemplos práticos da superioridade do software dos Sony Ericsson?
Outra coisa interessante no Nokia 5300 é a possibilidade de comprar um cartão de memória SD micro de 1GB por 10€.

Já agora, o que acham do Sony Ericsson Z610i? Já tem um formato de flip, o que me agrada bastante. Fica a perder em alguma coisa face ao V630i?

Gepeto, que tal é o leitor de MP3 desse telemóvel? E a propósito, o leitor de MP3 dos telemóveis de que se tem falado equipara-se a um MuVo v200?
 
Exacto, sem WiFi nada feito. Quanto aos auriculares, alguns não incluem.

Quanto ao 3G, permite que a transmissão de dados se processe mais rapidamente, mas não precisas disso para navegar na net. Quanto ao software, eis um exemplo interessante: quando se tenta fazer a actualização do firmware de um telemóvel, se algo correr mal é necessário levá-lo a arranjar. Nos SE mesmo que isso aconteça, basta recomeçar o processo. Outro exemplo é o facto de que a instalação de aplicações e tudo o mais, bem como a conectividade com outros dispositivos, faz-se de uma forma muito fácil.

O Z610i é praticamente a mesma coisa que o V630i. Aliás, é a versão concha do mesmo, por isso o que eu disse acerca de um, pode-se transpor para o outro. :)

Não me lembro como é o player do V200, mas o meu irmão já teve um V100 e eu prefiro sem dúvida um SE. :P
 
Então sem Wi-Fi e sem a possibilidade de me ligar a um ponto de acesso, tenho que pagar para me ligar à internet, certo? O Wi-Fi é algo que de facto faz falta, pois gostaria de usar o telemóvel para aceder ao e-mail quando estou de férias e passo por um hotspot, por exemplo.

Que telemóveis, com Wi-Fi e as restantes características, e não muito mais caros, aconselhas? Estou a ver que vou gastar bem mais que o previsto. :nonono2:
 
Com WiFi o mais barato que consegues é o N80 por €199.90. Mas as restantes características como a autonomia não são tão boas, principalmente nessa... Para arranjares algo com WiFi e que tenha as outras características realmente boas, terias que gastar uns €400.
 
Penso que o equipamento mais barato com Wi-fi seja mesmo o Nokia N80, sendo que este já é um Symbian. Mas também custa sensivelmente o dobro daquilo que pretendes gastar.
 
Back
Topo