1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Ajuda na escolha de portátil

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Quantum_Kira, 26 de Março de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 929)

1. Quantum_Kira

Quantum_Kira Power Member

Eu tinha um ASUS A6Va que usei até à um mês atrás e como a motherboard do portátil queimou decidi comprar um novo. Neste momento, e depois de ver muitos portáteis, estou confuso. Há tanta coisa parecida e que eu gosto que não sei para onde me virar. Gostava por isso que me dessem algumas ideias/opiniões... ;)

Aqui estão as respostas ao questionário:

1) Qual é o orçamento disponível?
    Em princípio não quero gastar mais de 1500€. Se possível preferia que ficasse por cerca de 1000€.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
    c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"
    d. Substituição de Desktop: 17" ou mais

Apesar de não me importar de ter um mais pequeno prefiro um maior (pelo menos 15'').

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Nenhuma em particular. Desde que o suporte seja bom, o material seja de qualidade e eu goste do portátil. Apesar de que acho que os HP têm muito bom aspecto e gosto muito do DELL XPS (só que é muito caro).

4) A que tarefas se destina o portátil?
    A tarefa principal é o uso normal/diário em casa: trabalhos para a Universidade, ver filmes, programar umas coisas, possivelmente uns joguitos e algum CAD para o ano...

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    É principalmente para estar na secretária, mas devo levá-lo um bocado para a Universidade ou outros sítios.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Quanto mais melhor, ainda que não seja o mais importante.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Talvez. Não sou grande jogador. Se jogar alguma coisa não deve ser nada de muito puxado.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Prefiro vê-lo ao vivo, no Porto.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
    Tanto faz. Depende do preço. No meu laptop anterior usava só Linux. Se no novo eu mantiver o Windows em dual boot devo trocar para o XP. Não tenho nada contra o Mac OS, até gostava de ter um MacBook, acho é que em termos de hardware não parecem ser tão bons como outros ao mesmo preço e o ecrã é pequeno.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;
    c. WSXGA+ - 1680x1050;
    d. WUXGA - 1920x1200;

Tanto faz, mas prefiro que tenha boa resolução.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Mais ou menos. Para mim é mais importante a rigidez/robustez.

12) Quando é que vais comprar o portátil?
    Dentro dos próximos tempos. Posso esperar se estiver previsto algum salto tecnologico importante para este ano.

13) Por quantos anos pretendes usar este portátil?
    Gostava não ter de pensar nisso... Talvez 3 anos, ou mais. Depois vê-se.

14) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    250GB

15) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    Sim. Pelo menos de DVD. Se possível de Blu-Ray.

16) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
    Acho que só preciso de HDMI para ligar a minha TV Plasma. Bluetooth é bem vindo, mas dispensável. Wireless é obrigatório.

Acho que não me esqueci de nada. Se precisarem de mais alguma info digam.

Obrigado!!! :)

2. Blitzer_#

Blitzer_# Power Member

#41 Power Member

De 13" para 17" ainda vai uma diferençazita... quer em tamanho, peso, autonomia e até em especificações.
    Seria conveniente definires 1º o que pretendes do portátil para então escolher o tamanho que mais se adapta às tuas necessidades.

4. Quantum_Kira

Gostei bastante de ambos. São certamente opções a considerar. Vou ver se os vejo na FNAC daqui a um bocado. Gosto mais do ASUS mas o Toshiba é mais barato. Estarei certo em achar que são ambos semelhantes em termos de performance e specs?

Estive a ver e realmente os de 13'' são muito pequenos. Por isso dispenso esses uma vez que provavelmente não só são mais caros mas como disseste não têm specs tão boas. Acho que o ideal seria mesmo à volta das 15''. Até gostava de ter um de 17'' só que no geral apesar de parecerem ser melhores são mais caros. Tenho também um bocado de receio que se eu eventualmente precisar de o transportar todos os dias seja um bocado pesado e grande demais.

Falaram-me ontem no HP Pavilion dv9750, e disseram-me que era um dos melhores portáteis do mercado, ainda que a placa gráfica não seja das melhores.

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/p...713761-1713761-1713761-81140647-81708551.html

O que acham? E como é que se compara com o Toshiba e o ASUS anteriormente mencionados?

Obrigado! :)

5. 1Coelho1

1Coelho1 Power Member

O Asus tem um processador claramente melhor (+ 0.1 de clock e + 3Mb de cahce), e uma saida HDMI.
    Quanto a grafica, nao sei. Se a 9500 for melhor, vai pelo Asus que vale a pena. Se nao, vai pelo Toshiba que ainda poupas uns trocos.

Edit>Placas intermédias - para jogar os títulos mais recentes com fluidez, sem se ter que preocupar muito em baixar o nível de detalhe dos gráficos:
    1. ATI X2500 (nota: não suporta DX10)
    2. NVIDIA 8600M GS
    3. ATI HD 2600 (DDR2)
    4. NVIDIA 8600M GT (DDR2)
    5. NVIDIA 9500M GS
    6. ATI HD 2600 (GDDR3)
    7. NVIDIA 8600M GT (GDDR3)
    8. ATI HD 2600 XT
    9. NVIDIA 8700M GT
    10. NVIDIA 9600M GT
    Como ves a diferen;a nao e' muita, se fosse eu escolhia o Toshiba.

Última edição: 29 de Março de 2008
  6. Melhor Portatil Qualidade/preÇo 700 A 800 €

Boas Tardes

Tenho um portatil tsunami walker 255 t , processador dual core2 duo 5500, 1 G ram, 80 G disco...
    e estou a pensar em vender por 350 € o que acham do preço?

Estou também interessado em comprar um computador melhor mas não queria gastar muito dinheiro. O toshiba 200 21T é uma boa maquina mas para mim não é o mais aconselhado porque eu não utilizo o computador para jogos, utilizo sim para fotografia, filmes caseiros, internet, etc. Queria gastar uns 700/ 800 € e queria aproveitar uma memoria de 2 giga para o novo computador.

Agraço ao pessoal sugestões pois sei que há aquí muitos expert na matéria

Cumprimentos

7. 1Coelho1

1Coelho1 Power Member

Por esse pre;o as pessoas encontram portateis melhores e NOVOS!
    A 2 anos atras ja' encontravas um portatil desses por 800 euros... o mercado evoluiu muito, e tambem esta' muito competitivo... Se fosse a ti desmontava-o e fazia um belo media center, ou dava o portatil para caridade.

Se estas disposto a gastar 800 euros num portatil "para filmes caseiros e fotografia" mais vales dares mais 100 e ficas com um portatil preparado para o futuro proximo (porque ate' o YouTube esta' a come;ar a aceitar o Upload de filmes em alta defini;ao).

?!?WTF?!?
    Podias ser mais explicito? Receio nao ter percebido.

Espero que tenha tirado pelo menos algumas duvidas :D

8. Quantum_Kira

Desde já agradeço a toda a gente que me ajudou, mas na altura acabei por não comprar o portátil pois consegui aguentar-me só com o meu desktop.

Agora vou estudar para Inglaterra e como o meu vôo é no Sábado preciso de comprar um portátil até lá. Como já passaram vários meses desde que pedi ajuda e há muitos portáteis novos, gostava novamente de algumas opiniões. Quanto ao tamanho decidi que tem que ser 15'' porque indo para fora os de 17'' já começam a estorvar. Fora isso mantenho o que já tinha dito. Como OS principal uso Linux e quanto a jogos não costumo jogar, à excepção de um FPS de vez em quando. Todos os jogos que eu raramente jogo passam no meu Pentium 4 com 5 anos. Acho que o processador é importante pois estou a estudar Física Teórica e uso programas como o Matlab e o Mathematica para fazer algumas simulações que chegam a demorar umas horinhas a concluir no meu PC. Fora isso é só para escrever uns trabalhos, ver uns filmes, ...

Neste momento estou mais virado para o HP dv5-1050 e o Toshiba A300-1ID (o LG S510 não porque não gosto muito do aspecto e tenho ouvido dizer que dá problemas). O problema é que tenho visto dizer aqui no fórum que o HP aquece um bocado, facto este que confirmei hoje na FNAC. Acho também que a resolução é um pouco baixa (ainda que isso não deve fazer muita diferença para o meu uso). Quanto ao Toshiba não gosto do teclado pois parece ser frágil e as setas são pequenas e os dedos ficam marcados no portátil quando lhe mexemos. Também pensei nos VAIO pois são muito bonitos (na minha opinião) e adorei o teclado, mas pareceu-me que as specs eram fracas demais.

Para mim o aspecto é muito importante. Agradeço quaisquer opiniões/conselhos.

9. Quantum_Kira

Depois de pensar muito decidi comprar o Sony Vaio FW11M, mas antes de o fazer gostava de saber se alguém sabe de alguma coisa muito má em relação a esse portátil. Coisas do tipo - aquecimento, qualidade de construção, imagem, som, ... Ouvi dizer que vinha cheio de bloatware, mas como uso Linux isso não me diz nada. Quanto às specs... penso não serem assim tão más e como não jogo jogos isso não deve fazer grande diferença. Simplesmente adoro o visual e o teclado, o que como vou passar muito tempo a trabalhar nele é muito importante. Obrigado. :)

Partilhar esta Página