Ajuda na escolha de router - Belkin N+?

Genome_Boy

Power Member
Boas.


  1. Qual é o orçamento disponível? Na casa dos 100€ (excluindo receptores)
  2. Qual o teu ISP?- Novis - Clix 24Mb
  3. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?-Em principio gostaria de evitar Linksys.
  4. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?- Jogar/Downloads.
  5. O aspecto do router é importante para ti?- Não.
  6. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?- Alguns receptores serão para manter. Outros serão novos.
  7. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?- Em principio P2P.
  8. Protocolo: B, G, N? Norma N
  9. Distância entre equipamentos- No máximo dois pisos de diferença entra o aparelho e computador.

Já estive a fazer umas pesquisas e a ler umas análises e o Belkin N+ (modem router e não apenas router) parece-me uma boa escolha. Uma coisa que é importante para mim é a existência de antenas externas, pois desse modo usaria uma como direccional para um computador mais distante.

Deixo no entanto aqui duas dúvidas adicionais:
1. Ainda não encontrei nenhuma referência a UPnP para este aparelho, inclusivé no (bastante útil) guia de compras desta seccção. Está de facto ausente?
2. Em princípio migrarei para o serviço de fibra da Clix (100 Megas) quando este ficar disponível na minha zona. Posso usar este aparelho posteriormente?

Cumps,
genome_boy
 
subscrevo ao teu post porque também estou à procura de um router para as mesmas "necessidades" e tb tenho uma distância de 2 pisos entre o router e os computadores.

Actualmente uso um belkin G que cada vez me irrita mais pq a ligação está sp a cair e o sinal é muito fraco!
 
subscrevo ao teu post porque também estou à procura de um router para as mesmas "necessidades" e tb tenho uma distância de 2 pisos entre o router e os computadores.

Actualmente uso um belkin G que cada vez me irrita mais pq a ligação está sp a cair e o sinal é muito fraco!

Pois, também tenho um problema idêntico a teu. Gostava era de ver aquelas minhas duas dúvidas esclarecidas.

Cumps
 
Já agora aproveito para deixar outra pergunta:

O que é melhor, um combi de router e modem ou os dois aparelhos separados?

Cumps
 
Boas,

Tenho um belkin n+ e estou super satisfeito! A nível de sinal 5 estrelas! Porta Gigabit também impecável. O único senão é mesmo a porta usb que o router possui que não permite atingir grande velocidade. Com um disco externo la ligado n consegues copiar a mais de 3mbs.

Para terem uma ideia moro num 7º andar o router esta no meio da casa e no 9º andar ainda tenho 3 barras de sinal, apesar de isso depender muito da construção! DO outro lado da rua num 4º andar já bastante afastado do meu prédio apanho 2 barras.
 
Última edição:
obrigado pela resposta antes de mais!

Estou a pensar em fazer o "upgrade" para a norma N e até comprar um router secalahr igual ao teu. As minhas perguntas são:

1- Todos os computadores cá em casa têm placas wireless com a norma g ainda, vou ter que mudar as placas dos portateis/desktops para a norma N?


2- se houver um computador perto do router que ache que nao precisa de uma placa para apanhar melhor sinal, consegue apanhar internet? (pc norma G / router norma N)

3- esse router faz tb de modem para ADSL? uso a clix

Obrigado mais uma vez!
vascopena
 
1-As placas norma g funcionam no máximo a 54mbs(salvo raras excepções) ou seja vai funcionar com essa velocidade.

2-Sim consegue. Mantém-se é os tais 54mb enquanto se tiveres norma n tens 300mbs de ligação.

3-Isso é que não tenho a certeza mas acho que não é modem. Tem um outro modelo da belkin que ja tem modem:

F5D8635NT4ABELKINRouter Modem para Rede Wireless N / Porta USB

ta no site da worten: http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04221272&oid=10|59|225&c=1679409
 
sim tou a ver mas mais do que 54mbs tb nao preciso! e em termos de sinal vai aumentar mesmo que mantenha a norma g?

talvez isto resolva as minha perdas de sinal :D

obrigado mais uma vez!
 
Boas,

Tenho um belkin n+ e estou super satisfeito! A nível de sinal 5 estrelas! Porta Gigabit também impecável. O único senão é mesmo a porta usb que o router possui que não permite atingir grande velocidade. Com um disco externo la ligado n consegues copiar a mais de 3mbs.

Para terem uma ideia moro num 7º andar o router esta no meio da casa e no 9º andar ainda tenho 3 barras de sinal, apesar de isso depender muito da construção! DO outro lado da rua num 4º andar já bastante afastado do meu prédio apanho 2 barras.

De facto parece-me ser um bom aparelho. A única coisa que me deixa um bocado reticente é o facto de as antenas serem fixas, ou seja não as posso trocar mais tarde se quiser (por umas direccionais por exemplo).

Cumps
 
ola pessoal tenho um dlink 2740b e estou muito satisfeito,o unico problema e o alcance wireless,acho que podia ser maior,pois no piso superior da casa ja e de sinal fraco, mas em questao de funcionamento acho dos melhores
esperimentei um smc , tambem com norma N e o alcance e muito maior,ambos tem antenas amoviveis acho que sao modens/router a considerar ao inves de um belkin, pois ja tive a experiencia com um e nao fiquei nada satisfeito e entreguei de volta a worten
 
De facto parece-me ser um bom aparelho. A única coisa que me deixa um bocado reticente é o facto de as antenas serem fixas, ou seja não as posso trocar mais tarde se quiser (por umas direccionais por exemplo).

Cumps

Pois ai não te safas já andei a investigar e não da mm para trocar...
 
Boas.

Acabei por comprar o Belkin N+. Só quinta-feira é que vou fazer uns testes mais a sério, mas por enquanto já tenho algumas opiniões:

1. Em termos de velocidade de transferência gostei bastante. Por wireless cheguei a fazer downloads a 2400 Kbps.
2. Fiquei surpreendido, pela positiva, relativamente à porta USB. Depois de ler por aí que as velocidades não eram muito famosas, verifiquei que consigo ver filmes com qualidade próxima de 720p sem qualquer problema. A 1080p também e possível, mas se andar a saltar de um lado para o outro no tempo do filme a coisa complica-se.

3. Relativamente ao P2P é que não estou muito satisfeito. Quando está a ser usado, é evidente um grande "estrangulamento" na velocidade, o que torna a navegação na web num processo algo sofrível.

Porém, e como disse no ínicio, ainda pouco mexi com o aparelho. Na quinta testarei diferentes configurações e aí sim posso fazer uma apreciação mais correcta, e quem sabe uma pequena review ao produto.

Cumps,
genome_boy
 
3. Relativamente ao P2P é que não estou muito satisfeito. Quando está a ser usado, é evidente um grande "estrangulamento" na velocidade, o que torna a navegação na web num processo algo sofrível.


Altera os limites de download/upload para uns valores mais em conta que deve melhorar a ligação nos outros PC's!
 
Altera os limites de download/upload para uns valores mais em conta que deve melhorar a ligação nos outros PC's!

Tal como tinha referido ainda não tive tempo para fazer testes. De qualquer maneira o problema não é da configuração dos programas, caso contrário não tinha comprado outro router :P
O problema deve-se, isso sim, à quantidade de ligações que um programa de P2P estabelece, com as quais a maioria dos routers não consegue lidar eficazmente.
 
Back
Topo