1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na Escolha FUJI vs PANA vs CANON

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Anokyn_PT, 22 de Julho de 2008. (Respostas: 49; Visualizações: 2615)

1. Anokyn_PT

Anokyn_PT Power Member

Olá a Todos!
    Venho aqui apelar à vossa experiência para me ajudar aqui na escolha de uma destas Maquinas.

Fuji S5800 - +-140€
    Fuji S8000 - +-210€
    Canon SX100IS - +- 205€
    Panasonic TZ4 - +- 220€
    Panasonic FZ8 - +- 210€

Pretendo a Maquina para utilizar em festas com pessoal (maioria em casa), tirar fotos de paisagens (diurnas e nocturnas) e ganhar um pouco mais de qualidade em relação ás máquinas ultracompactas, porque para mim é mais importante a qualidade da foto que o tamanho ou beleza da maquina.

Sinceramente estou mais inclinado para a S5800, pelo preço, pela forma e autonomia, no entanto já vi que não têm estabilizador óptico (é a única creio eu) que se calhar para fotos nocturnas onde é preciso mais tempo de abertura pode ter pior resultado (Sou muito verde nestas andanças). Gostei também da TZ4 e SX100is por serem um pouco mais compactas...A S8000 sobressaiu o zoom 18x (para mim 10x é suficiente)e o facto de já ter estabilizador óptico.

Eu sei que Canon é Canon e que as lentes Leica são muito boas, no entanto queria saber se justifica investir mais 65€-80€ (13 a 16 Contos de Reis) a mais que a S5800 numa outra destas máquinas.

O que me dizem os entendidos ??

Cumps & Obrig

2. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Canon SX100

3. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

opa isto e complicado... esquece a S5800...
    em relaçao as outras como o cardoso ja disse a sx100is e boa, tens tambem outras opçoes dentro da marca, a A720IS caso queiras poupar uns trocos e manter uma boa qualidade de imagem.
    Depois tens a Panasonic FZ8 que ja se engloba noutro esquema, é uma bridge, ja da para brincares mais um bocado e tomares o contacto com um corpo SLR-style.
    A S8000 e aquela coisa, a lente é fraca com algumas aberraçoes cromaticas na sua extençao maxima, mas ja é mais comparavel com a FZ18 de que com a FZ8.

Bem, na minha opiniao o bom mesmo era uma FZ8, mas é melhor deixares vir ai os experts dizer as suas que eles é que precebem mesmo da coisa =)

cumps =P

4. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Canon ou Fuji S8000FD.

5. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

Eu optaria pela FZ8 (mas também é uma questão de gosto pessoal), agora os experts vão-te dizer Canon A720is...

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ele listou aquelas máquinas pelo zoom. Todas elas têm mais de 10x, pelo que se pode concluir logo que a A720IS está fora da corrida.

7. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Zoom + fotos diurnas e nocturnas + estabilizador óptico + preço = SX100

8. Anokyn_PT

Anokyn_PT Power Member

Exacto Rui Marto.

Até agora :
    Fuji S5800 : 1 Voto Negativo
    Fuji S8000 : 0(=1-1) 1 Voto Positivo e outro Negativo
    Canon SX100IS: 2 Voto Positivo
    Panasonic TZ4: 0
    Panasonic FZ8: 2 Voto Positivo

E acerca da TZ4, não há opiniões? Li algures que a FZ8 e a SX100IS são um pouco Fraquitas em indoor (luz fraca), tem alguma coisa a ver com o flash?

9. jmmsmm

jmmsmm Power Member

sinceramente, gostava bastante de experimentar uma das novas TZ... ou a 4 ou a 5... já li análises bastante positivas em relação ás máquinas.
    Foi optimizada em relação á TZ3 no que respeita à utilização de ISO´s acima de 200... mas sem grandes ilusões, como é óbvio...

é uma máquina que me suscita curiosidade... antes de tomares alguma decisão, experimenta a TZ4... pode ser que tenhas uma surpresa agradável...

em relação ás restantes... penso que também ficarias bem servido com a FZ8 ou com a SX100... é uma questão de gosto pela ergonomia e por algumas funções características das próprias máquinas...

10. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Não, tem a ver com fotografar em luz fraca sem o flash.
    Se ligas o flash, a luz deixa de ser fraca. :D

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Nessa lista tens máquinas que não têm nada a ver....

As TZ são máquinas P&S (point & shot) que só servem para apontar e disparar. Já a FZ8 e a SX100 são máquinas com controlos manuais, que permitem umas brincadeiras a quem percebe um pouco de fotografia.

A partir daí tens que decidir o que queres.

12. Andre_pais

Andre_pais Power Member

A S8000FD faz isso pelo mesmo preço pah.

13. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Até faz mais...mas sem estabilizador óptico ou mecânico e com uma lente mediana o que acaba por comprometer a qualidade da imagem final...muito ou pouco? Aí já será discutível... se for para utilizar, preferencialmente, a 10x15 marcha tudo, senão...

14. Tjqueiroz

Tjqueiroz 1st Folding then Sex

Já sabes que a nível "tecnico" tanto a FZ8 como a SZ100 são excelentes máquinas, vai haver sempre quem diga que a FZ8 é melhor e outros que vão dizer que a SX100 é melhor...

Penso que a tua decisão poderá ser a nível de ergonomia da máquina ou de gosto pessoal, porque a nível técnico tanto uma como outra são excelentes máquinas..;)

15. Anokyn_PT

Anokyn_PT Power Member

Tendo em conta as vossas opiniões acho que vou optar pela SX100is, pelo tamanho e pelo facto de trabalhar com pilhas(só é pena que não leve 4 AA como a fuji).

Quanto a S8000FD, se não têm estabilizador decente, prefiro a S5800 porque poupava na carteira.

Um muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Se mais alguém tiver algo dizer, à vontade, porque creio que nesta situação deve haver mais gente!
    :x2:

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A nível de qualidade de imagem, a FZ8 é melhor na lente mas pior no processamento, por isso na prática só vai ser melhor no ISO mais baixo e depende um pouco das condições. Mas a FZ8 é uma máquina mais rápida em disparo contínuo e tem a possibilidade de usar RAW, que é uma vantagem para quem goste de editar as fotos no PC.

Anokyn_PT, porque é que querias que levasse 4 pilhas? Com duas pilhas de 2500mAh já enches o cartão todo e ainda te sobram pilhas. Aliás, ponho as minhas dúvidas se consegues gastar duas pilhas num dia...

17. cardosoaac

cardosoaac Power Member

A SX100 não tem raw nativo mas, "indirectamente", agora, com o upadate do firmware, penso que já permite fazer raw e habilitar mais uma série de funções...e para começar o processamento a nível de jpeg é melhor o que é uma vantagem!

18. Anokyn_PT

Anokyn_PT Power Member

Vi na DP review que a FZ8 possui recomendação elevada e a SX100is recomendação boa. Numa revista da FNAC em que eles tinham uns testes a diversas maquinas apenas atribuiram 3 estrelas à sx100 e 4 estrelas à tz4, mas estes testes foram feitos em modo automático...A FZ8 não aparece neste teste, mas a FZ18 sim e também com 4 estrelas.

No entanto acho que vou optar na mesma pela SX100is. Já agora o RAW indirecto que o cardosoaac fala é do firmware original canon ou com o CHDK ??

Já agora a nível de menus de ambas as maquinas, qual o mais facil de operar e com maior facilidade de acesso aos diversos parâmetros (iso, luminosidade,etc)

Thanks

19. Anokyn_PT

Anokyn_PT Power Member

Tive agora na BOX e vi a FZ8 nas duas cores, Cinza e Preto, e com uma diferença de 100€ de uma para a outra (299€ e 399€) terão alguma diferença entre elas ou será só mesmo a cor??

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Só a cor. :) Ou então o que viste foi a FZ8 e a FZ18.

Partilhar esta Página