1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda na escolha para comprar um computador

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jorge_pereira, 19 de Agosto de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 620)

1. jorge_pereira

jorge_pereira Power Member

Boa noite pessoal.

Estou a pensar comprar um computador de secretária e gostaria de saber algumas dicas para escolher as melhores qualidades, por um bom preço.

A minha principal dúvida prende-se com os processadores. Antigamente, sabia ver se um processador era bom ou não. Quando eram Pentiuns 2, 3, 4 a 2.0 ou 3.0Ghz. Agora é tudo mais complicado e as definições que dão eu não percebo nada. Vejo algo do estilo Pentium E4500 - 2.2 Ghz e fico sem perceber se é bom ou pouco. Gostaria de ser elucidado especialmente sobre os duo-core e assim. Se alguém me souber explicar de forma básica para ter uma noção, eu agradecia.

Outra dúvida que tenho, prende-se com a placa gráfica. Sendo que eu sou um viciado de jogos de computador, gostaria de ter uma boa placa gráfica. No entanto, ao olhar para as características de um computador, não sei dizer se é boa ou má.

Para ajudar, digo-vos que quero um computador que será utilizado essencialmente para jogos, que seja rápido, que não perca muito tempo a "pensar" e a carregar programas e que me dure, pelo menos, uns cinco ou seis anos sem ficar totalmente obsoleto. A minha filosofia a comprar computadores sempre foi comprar bons, para que durem muitos anos. O meu HP só ao fim de seis anos é que começou a ficar cansado e a não corresponder aos mínimos exigidos pelos jogos.

Por fim, se não for maçar, que marcas preferencialmente indicam? A minha experiência com a HP foi fantástica. Ao fim de quase seis anos e meio, ainda não me deu um único problema.

O meu orçamento poderia esticar-se até ao máximo de 1000 euros, mas apenas se for uma verdadeira bomba, pois o ideal seria não ultrapassar os 800 euros (monitor não incluído).

Se quiserem dar mais dicas, ou precisarem de mais informações, façam favor, que eu agradeço.

Obrigado desde já pelas vossas ajudas.

2. jorge_pereira

Mas atenção que eu estou mais numa de obter explicações básicas e não indicações de computadores, até porque não sei se vou comprar nos próximos tempos, pelo que meter nesse tópico, apenas me indicariam computadores que existem actualmente e não que vão existir futuramente...Eu apenas quero é que expliquem essas dúvidas que tenho para que seja eu a escolher o computador...

3. rustyballzz

rustyballzz Power Member

começando pelo basico

cpu - continuam os mesmo amd e intel
    - dual core ( 2 cores ) e quad core ( 4 cores )

como sugeriram intel na configuraçao vou tentar destinguir cpus

eexistem varios dual core e quad core que se destiguem pela cache / FSB / arquitectura , ficando a velocidade em ultimo no processo de escolha.

do pior para o melhor

arquitectura 65nm é suportado por todas as board socket 775
    Dual core
    FSB 800 -> FSB 1066 -> FSB 1333
    Cache 2MBs -> 4MBs

Quad core
    FSB 1066
    cache 8MBs

arquitectura 45nm é suportado por boards mais recentes socket 775 tendo que se actualizar a bios em boards mais antigas.
    outras nem sequer suportam.
    Dual core
    FSB 800 -> FSB 1066 -> FSB 1333
    Cache 2MBs -> 3MBs -> 6MBs

Quad core
    FSB 1333
    cache 6MBs -> 12MBs

tb podia ter mencionado os Pentium D mas ja alongava a conversa.

Última edição: 19 de Agosto de 2008
  4. jorge_pereira

Obrigado Rustyballzz. Era desse tipo de explicação que andava à procura. Já fiquei a saber pelo menos as coisas mais importantes para escolher num processador que nem fazia ideia que era mais importante (ignorantemente, pensava que a velocidade era o mais importante).

Só para confirmar, os processadores da Intel continuam a ser melhores que os da AMD não é? Ou devo ligar mais às características dos processadores em vez de ligar aos nomes?

Já agora, sobre as placas gráficas, que explicações podes dar?

5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

neste momento os intel estao bem destacados.
    a amd compensa pelos baixos preços.

6. jorge_pereira

Mais alguma ajuda?

Última edição: 20 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página