Ajuda na escolha

blueangelman

1st Folding then Sex
  1. O QUE: Máquina + Lente (ou um kit com Máquina+Lente+Tripé)
  2. POR QUANTO: máximo 1300€
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, retratos
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite
  5. COMO ÉS: nao percebo muito , leio aqui e ali mas sempre gostei de fotografia
  6. JÁ TENS: SONY DSC HX60 mas quero uma com lente itercambiável
  7. COMO É A TUA "REDE": nada
  8. ONDE COMPRAR: indiferente (até pondero um negócio usado caso esteja impecável porque tudo novo é muito caro mesmo.)

Boas, então cá estou á procura de ajuda e é a primeira vez que posto neste subforum..sou mais curioso de fotografia somente mas em conversa com um amigo mostrou me 2 máquinas com objetiva e fotos fantasticas tiradas com elas..

então vi esta:Olympus OM-D E-M5 Mark II + M.Zuiko Digital ED 14-150mm f/4.0-5.6 II
e esta: OM-D E-M10+ED 7-14mm f/2.8 Pro

qual a melhor opçao? ..que recomendação fariam e porquê?
 
Última edição:
A E-M5 é superior à E-M10.
A 14-150mm corresponde a uma 28-300mm e a 7-14mm a uma 14-28mm.
Ou seja, apesar da 7-14 ser uma lente muito boa, é muito curta para o dia a dia. É boa para paisagens mas não para retrato.

Já a 14-150 peca por ser muito pouco luminosa.
Estes sensores pedem lentes mais luminosas.

O ideal, se der, é a OM-D E-M5 + 12-40mm 2.8 pro.
Ou então comprares primes para as diversas focais.
Também podes comprar esse kit da 7-14mm e juntas-lhe uma 25mm 1.8 (equivale a 50mm) ou uma 45mm 1.8 (90mm), ou mesmo as duas :D
Tens também as Panasonic Lumix 25mm 1.7 e 42.5mm 1.7.

Para mim, o trunfo deste sistema são mesmo as primes.
Luminosas, muito boas opticamente, pequeninas (até chegam a ser fofinhas) e muito leves.

Cumps
 
Ok...diz-me uma coisa, qual é o teu nível de experiência e conhecimento? Tens, por exemplo, conhecimento técnico sobre o funcionamento da câmara (relação entre ISO, abertura de diafragma e obturador; distâncias focais, etc), regras de composição, sabes a diferença entre uma mirrorless e uma DSLR, são assuntos com os quais lidas de olhos fechados, e até tens alguma experiência em post-processing nas tuas fotos... ou é realmente para te iniciares e não fazes ideia do que eu acabei de dizer? :biglaugh:

Eu pergunto isto porque esse orçamento, se for mesmo para iniciar, é extremamente generoso...mais um bocado e isso dava para duas pessoas :P
A maior parte dos users aparece aqui com orçamentos de 400 a 600€ para iniciação. Às vezes até menos.

E se for esse o caso, iniciação...A minha sugestão é Nikon D5300 + Sigma 17-50mm f/2.8 e um tripé de 100/150€ tipo Manfrottto ou Vanguard. Isto é um combo para 900/950€ (corpo 500€, objectiva 300€, tripé 100/150€)
 
Última edição:
Mas ele quer mirrorless.
Deve querer um sistema compacto para andar com ele (principalmente férias).

Sabias que uma OM-D E-M5 + as duas primes que acima referi (25+42.5mm) pesam menos do que só a 18-35mm 1.8, por exemplo?
São tão pequeninas que consegues ter todo o sistema na palma de uma mão (máquina com uma lente + outra lente ao lado) :D

images


A tendência é recomendar DSLR, por serem bastante baratas, mas se o user poder tem aqui uma excelente máquina também.

Cumps
 
Myllez ele não disse em lado algum que queria mirrorless. Disse que queria uma câmara com objectiva, o que é vago e não especifica sistemas.

Na verdade, pela descrição, deu-me a sensação de estar a escolher pelo aspecto, e porque provavelmente o amigo também tem duas mirrorless. Daí eu perguntar primeiro :)

EDIT: Não estou a dizer que a tua sugestão é má, nada disso. Simplesmente...convém termos a certeza se o user tem sequer noção de quanto investimento é preciso para iniciar, porque decerto não são 1300€.
 
Última edição:
Se não percebes muito compra uma Fuji barata e aprende.

Depois disso vendes sem perder muito dinheiro e logo, com conhecimento, investes no resto.

Na altura logo vais saber o que queres/precisas, não só em termos de corpo como de objectivas.
 
JÁ TENS: SONY DSC HX60 mas quero uma com objectiva

A HX60 tem objetiva ;)

Se calhar o que querias dizer era "com objetivas intercambiáveis"

As "duas opções" de que falas são na realidade uma única opção: o teu amigo simplesmente usa dois corpos em conjunto com duas objetivas e assim não tem de andar a partilhar o mesmo corpo pelas duas objetivas. Dessa forma consegue ter um "sistema" equivalente a uma máquina com uma 7-150mm (coisa que não existe) e nem sequer tem de lidar com a tarefa de trocar de objetivas.
 
obrigado a todos..já alterei o post..máquina com objetivas intercambiáveis, que possa mudar e ir comprando/vendendo e ir buscar uma superior..ou inferior se o dinheiro apertar.:x2:

a minha ideia seria comprar o corpo da maquina e escolher uma objectiva porreira em preço..ele tem a OM-D E-M10 e as duas objectivas..e quer se desfazer para comprar a M1..1200 euros seria um preço justo pela maquina M10 e uma das objetivas?? só vim perguntar porque nao sei mesmo qual escolher..e no caso de ser necessario vender mais tarde, qual seria mais fácil / tem mais procura?

a 14-mm-150mm do que testei em rosto parece me mais fraca e em ambiente noturno ficou mal..a 7-14 é melhor..tirou fotos muito melhores..
 
Então é disto que se trata...já suspeitava :P
Tem a noção que as fotos são ("têm que" ser) sujeitas a pós-processamento. Não ficam logo espectaculares ao tirar, embora possam sair bastante giras, só que ainda longe do seu melhor.

Adiante.
É natural...objectivas com uma gama de zoom muito alargada têm tendência a ter menor qualidade óptica.
No entanto, das duas, é a única que pode servir para tudo o que queres fazer, embora, lá está, sem qualidade extraordinária. Para esse tipo de câmara, recomendam-se distâncias focais acima dos 25mm para retrato ou, caso contrário, os rostos sofrerão a distorção característica duma grande angular, o que provocará narizes grandes e que ninguém gosta.
Pesquisa por imagens "focal length portrait" no Google e aparecem-te imediatamente imensos comparativos. Para essa câmara, tens que dividir os valores que falem nos comparativos por 2.

Agora, não te iludas: nenhuma delas é top em ambiente nocturno. Pelo menos, falando em disparar sem tripé. A 7-14mm é melhor, mas nada do outro mundo. De resto, só com tripé e ISO baixo, ou então com lentes com abertura de diafragma bem superior (menor f/xpto). Ou então câmaras com sensor maior (neste caso, DSLR ou compactas avançadas com sensor APS-C, mas estas últimas não têm lentes intermutáveis).

Ainda assim, considero o conselho do APedro o mais prudente. Não digo necessariamente uma Fuji, mas enfim, gastar pouco na primeira câmara, isso é que interessa. Se dizes não perceber muito, é muito fácil (leia-se "provável") quereres outra objectiva em pouco tempo, e depois já esgotaste o teu orçamento. Em suma, nunca te recomendaria um investimento tão avultado a menos que já tivesses experiência e soubesses bem o que precisas, graças a essa experiência. Esse valor chega para 2 a 3 pessoas se iniciarem com outras câmaras e com as lentes de kit, que é o que a maior parte de nós fez (faz, no meu caso).
 
Última edição:
Só para por em contexto as coisas (e isto é trabalho de casa que o @blueangelman devia ter feito) os preços em novo na Amazon são:

OM-D E-M5 mkII - 950€
14-150 ED II - 445€
OM-D E-M10 - 360€
7-14 f/2.8 Pro - 1071€

Como se pode ver, 1200€ pela M10 com a 7-14 seria um negócio razoável, mas pela M10 com a 14-150 seria péssimo.

7-14 e 14-150 também são objetivas completamente diferentes em termos de função. E só pelo preço da 7-14 dá para perceber que se trata de uma objetiva de outro campeonato.

Se não tens a certeza de que a máquina X com a objetiva Y é exatamente aquilo de que precisas, não te metas a gastar 1200€ num conjunto desses.
 
Nos usados encontram-se OM-D E-M5 a preços muito bons (250 a 350€)...
Depois tens as primes que são muito boas e baratas.
Zuiko ou Panasonic 25mm, Zuiko 45 ou Panasonic 42.5mm, 75mm 1.8 (esta já começa a ser mais puxado), etc.

Cumps
 
Nos usados encontram-se OM-D E-M5 a preços muito bons (250 a 350€)...
Depois tens as primes que são muito boas e baratas.
Zuiko ou Panasonic 25mm, Zuiko 45 ou Panasonic 42.5mm, 75mm 1.8 (esta já começa a ser mais puxado), etc.

Cumps
Emanuel baba-te menos:lol:
Já sabemos que adoras o sistema :biglaugh:

Mas o rapaz já mostrou que ainda não sabe quais as distâncias focais de que precisa :P

Mais vale ir de lente de kit, seja qual for o sistema :)
 
Eu sei, estou a mandar umas postas...
Ainda não sei se adoro ou não o sistema - nunca experimentei.
Mas adoro o look, as features e capacidades do sistema :D

Eu comprei uma D5300 por 600€. Passado uma semana comprei uma 35mm 1.8 por 200 e tal €.
Uma E-M5 usada, ou E-M10 nova, com uma Zuiko ou Pana 25mm 1.8 (1.7 na Panasonic) ficava a menos de 550€.

Mesmo com a D3300 + 35mm 1.8 gastas mais.
É só isso que estou a dizer.

No caso do OP querer algo mais pequeno e leve, também tem outras opções que não uma DSLR de entrada :)

As minhas recomendações são as mesmas.
DLSR de entrada - Nikon D3300 ou D5300 a qualquer dia da semana (imbatíveis pelo preço).
Mirrorless - Por muito que goste da Fuji, acho o sistema caro de mais - se calhar o sistema MFT não é assim tão mal pensado.

Existem mirrorless muito jeitosas mesmo.
A GH4 é uma referência em vídeo, por exemplo...

Se o OP quiser uma Compacta avançada - Canon G7X MK II, Sony RX100 III ou IV, Panasonic Lumix LX100, etc, etc...

Existem tantas opções, e tanta indecisão por parte do OP, que uma pessoa perde-se em recomendações :D

Mas sou apologista de que se deve comprar um sistema barato para começar.
O importante é isso mesmo - começar.

Cumps
 
Pois, dá para reparar :biglaugh: :biglaugh:

Eu não digo que não em relação a outros sistemas. Só digo é que não vale a pena estar a sugerir lentes, especialmente primes. Mais vale ir com a de kit, e assim ele segue o curso habitual de ir vendo quais distâncias focais prefere.

Eu próprio acho muita piada às mirrorless (ai Fuji...:o), mas não penso ser capaz de ter uma como câmara principal. E também seria mais por causa do design do que outra coisa.
Embora diferente, acho que preferia tentar arranjar para mim um dia algo como uma Nikon F2 :)
Só porque uma Leica M3/M6 não é racionalmente sustentável. pronto, isto já é off-topic :biglaugh:
 
Mas olha que não é totalmente descabido recomendar um corpo (mirrorless ou DSLR) com uma prime.
A maior parte do pessoal fotografa com telemóveis. Os telemóveis usam lentes fixas.
A minha mulher, por exemplo, quando fotografa comigo (poucas vezes) gosta mais de levar uma prime luminosa (a lente pequenina, pede sempre ela) - antes usava a 35mm, depois começou a usar a 40mm.
Agora não tenho nem uma nem outra, vamos ver como ela se adapta...

Cumps
 
Sim, não é nada descabido, concordo. Mas já que o OP abriu o tópico a pedir retrato e paisagem, o que já são dois usos bem distintos, mas admitindo que é para começar...por mim, nada como lente de kit. Barata e ensina muito. E para a paisagem muitas vezes nem é preciso mais nada.

Eu próprio comprei câmara a pensar em ter só lente standard e mais nada. Só que ganhei gosto pela paisagem e pronto... :D Agora não me desfaço da kit lens :P
 
ealmente para o que quero nao preciso gastar tanto..vou talvez optar pela M10+14-150mm e tiro a paisagens no exterior..para retratos tambem safará com iluminaçao exterior e interior uso o flash e edito as fotos..vendendo a minha sony hx60 só terei de pagar mais ou menos 400 euros ao meu amigo..ficará a 7-14 para vender..penso que ele vai ficar com a 12-40 PRO e a M1..terei de o ajudar e colocar o resto á venda nos classificados que já sao valores mais altos para o que quero...:beerchug:

obrigado a todos..se alguem quiser PM.
 
Para gastar menos então mais vale uma Sony.
O vidro Fuji é muito caro...

Acho isso um mito.

Não as acho caras.

São caras porque não têm objectivas low budget ao estilo da canon 24/40/50?

Mas se calhar tendo em conta a relação qualidade/preço bate a sony por exemplo.

Para teres uma boa objectiva da sony não gastas 500/600€.

Por outro lado as objectivas acessíveis da sony são más.

Compara o preço das objectivas da canon/nikon de topo com uma equivalente da fuji.
 
É caro na medida em que, no fim de semana passado, tentei comprar uma Fuji X-T1, usada, com uma 27mm 2.8 e não conseguia nada abaixo dos 850€...
Não consegui encontrar a X-T10 usada, e nova anda nos 560€, mais ou menos (apenas o corpo).
A simples 27mm 2.8 custa 300€. A 35mm f2 anda nos 350€, mais ou menos.

Consegui uma Olympus OM-D E-M5, usada, por 300€. Comprei-lhe duas lentes por cerca de 350€.
Ficou-me muito mais em conta (especialmente tendo em conta que comprei 2 lentes, e na Fuji só ponderava uma - a 27 ou a 35mm...).

E muito sinceramente, acho que fiz um negócio tremendo.
A máquina é espectacular e as lentes também.
Tenho um sensor ligeiramente mais pequeno, mas tenho-o estabilizado em 5 eixos - consigo fotos a 1/5s, na boa, "à mão".
Sei que ainda estou naquela fase de "enamoramento" inicial, mas estou mesmo muito surpreso com a qualidade disto.

Claro que também existem lentes muito caras para este sistema (por exemplo, a 12-40mm f/2.8, que custa cerca de 750€), mas estas duas primes, que equivalem a 50 e a 85mm em FF, foram mesmo muito baratas e têm qualidade de sobra.
A 42.5mm 1.7 até tem estabilizador óptico - é como se tivesse uma FF com uma 85mm f/3.4 em DOF aparente, com estabilizador óptico, e a pesar 130 gramas :D

Com o orçamento do OP (1300€), comprava este combo que comprei (650€) e comprava a 12-40mm 2.8 usada (vi uma, ainda ontem, a 380€).
Bem sei que os preços aí desse lado não são tão bons, mas o mesmo se aplica para a Fuji - se aqui já é muito cara, aí nem quero imaginar.

Cumps
 
Back
Topo